Para você que está pensando em trocar de carro, ou até mesmo comprar seu primeiro veículo, e não quer gastar muito com combustível, venho aqui listar algumas opções interessantes de melhores carros econômicos até 20 mil reais.
Lembrando que todos os preços a serem mencionados, foram cotados em julho de 2024, conforme a tabela Fipe.
1 - RENAULT CLIO CAMPUS 1.0 16v flex manual 5p - 2010
Tabela FIPE: R$ 19.364,00
Consumo urbano: 7,2 a 11,4 km/l (etanol ou gasolina, respectivamente)
Consumo rodoviário: 9,0 a 14,5 km/l (etanol ou gasolina, respectivamente)
Os destaques positivos desse veículo vão para o motor 1.0 16v D4D, que entrega bom desempenho, com ótima economia de combustível, além de uma boa lista de equipamentos, para a categoria.
Nessa versão Campus, já vem de série com direção hidráulica, ar condicionado e vidros elétricos nas portas dianteiras, além das travas elétricas e alarme, bem como farol de foco duplo com alerta, caso sejam esquecidos acesos.
O acabamento dos bancos é bom, e suas dimensões externas são bem compactas, sendo ideal para o uso urbano e para encontrar vagas para estacionar.
Porém, tenha em mente que o porta-malas de 255 litros é pequeno para o segmento, e tem várias falhas de ergonomia, como por exemplo, na localização dos botões dos vidros elétricos, bem como é um veículo de revenda mais difícil, quando se compara com seus concorrentes.
2 - FIAT SIENA ELX 1.3 8v flex manual - 2005
Tabela FIPE: R$ 18.966,00
Consumo urbano: 7,7 a 10,1 km/l (etanol ou gasolina, respectivamente)
Consumo rodoviário: 10,5 a 14,2 km/l (etanol ou gasolina, respectivamente)
Para você que busca uma maior facilidade de revenda e capacidade de porta-malas, o Siena pode ser uma das melhores opções nessa faixa de preço, ao entregar um compartimento de bagagens de 500 litros.
Além disso, sua lista de equipamentos vem de série com itens como computador de bordo, faróis com sistema follow me home, que permanecem acesos por alguns segundos, com a ignição desligada, além da direção de assistência hidráulica.
Mas fique atento para escolher uma unidade que já esteja equipada com a maioria dos opcionais disponíveis, como ar condicionado, trio elétrico completo, e até duplo airbag frontal com freios ABS, para que você tenha mais comodidade à bordo e uma futura revenda mais facilitada.
O Siena também entrega uma boa qualidade do acabamento interno e conforto ao rodar, mas não se mais muito bem quando o assunto é desempenho, pois esse motor Fire 1.3 flex, apesar de bem robusto e confiável, entrega uma potência modesta para o seu peso de carroceria.
Além disso, a contrapartida de uma suspensão muito calibrada para o conforto ao rodar, é que fica devendo em estabilidade e segurança em curvas de alta velocidade, ocorrendo uma rolagem de carroceria além do ideal nessas situações.
3 - FIAT UNO MILLE WAY ECONOMY 1.0 8v flex manual 4p - 2009
Tabela FIPE: R$ 20.628,00
Consumo urbano: 8,4 a 12,1 km/l (etanol ou gasolina, respectivamente)
Consumo rodoviário: 9,5 a 13,6 km/l (etanol ou gasolina, respectivamente)
Queridinho do mercado e campeão de revenda, o Uno Mille sempre foi um compacto muito procurado para quem busca economia, acima de tudo.
Com um motor Fire 1.0 flex confiável, de fácil manutenção e preços de peças acessíveis, é um veículo mais indicado para o uso urbano, e até um trabalho um pouco mais pesado, uma vez que usa suspensão traseira do tipo braço oscilante, mais adequada para suportar um peso maior no porta-malas de 290 litros.
Além disso, nessa versão específica Way, a suspensão é elevada, permitindo um maior vão livre mínimo do solo, sendo também mais fácil de passar por estradas e ruas não tão bem pavimentadas.
Mas não espere boa qualidade do acabamento ou espaço interno traseiro adequado para adultos de maior estatura, bem como o conforto ao rodar, que também é limitado pela suspensão de calibragem um pouco mais rígida.
4 - VW SANTANA "EVIDENCE" Mi 2.0 8v gasolina manual - 1999
Tabela FIPE: R$ 20.577,00
Consumo urbano: 9,1 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 13,5 km/l (gasolina)
Quem disse que não dá pra ter um carro 2.0 econômico, provavelmente não conhece o Santana e seu motor AP-2000, que entrega um bom torque em baixa, sem comprometer e consumo de combustível.
É de fato, um sedan médio bem prazeroso de guiar, com bom nível de conforto ao rodar e qualidade do acabamento interno, sem falar no bom porta-malas de 413 litros de capacidade, sendo um dos mais procurados na sua época, por pessoas que precisavam de um bom espaço para bagagens.
Além disso, nesse ano de 1999, o Santana podia vir equipado com o pacote "Evidence", que trazia direção hidráulica com ajuste de altura, travas elétricas, alarme, faróis de neblina e quadro de instrumentos com conta-giros e check-control, mas o ar condicionado ainda era item pago à parte, assim como os vidros e retrovisores de acionamento elétrico.
O espaço interno traseiro é bem melhor que nos modelos citados anteriormente, mas prepare para um nível não tão bom de estabilidade da suspensão, além dos clássicos problemas de descolamento dos forros de porta dianteiros e infiltração de água no porta-malas.
5 - HONDA CIVIC EX 1.7 16v gasolina manual - 2003
Tabela FIPE: R$ 18.800,00
Consumo urbano: 8,0 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 13,7 km/l (gasolina)
Uma segunda opção frente ao Santana, o Civic se destaca pelo motor V-TEC, de 130 cv de potência e 15,8 kgfm de torque (artigo completo sobre o projeto deste motor, aqui), mais que suficientes para os 1155 kg de peso deste sedan médio, o que garante um desempenho excelente na estrada.
Além disso, o espaço interno traseiro é muito bom, se destacando dos rivais pelo assoalho plano, o que proporciona um conforto a mais para quem se acomoda no meio do banco.
Sem falar na qualidade do acabamento interno e lista de equipamentos bem mais completa que a do Santana, com trio elétrico completo, ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag frontal, freios ABS e até controlador automático de velocidade, tudo de série nessa versão top de linha EX, sendo os bancos de couro, o único opcional disponível.
Também se destaca pelos engates precisos do câmbio manual de 5 marchas e posição mais baixa de guiar, passando muita esportividade ao volante, mas em contrapartida, é um veículo baixo em relação ao solo, e a suspensão traseira do tipo Duplo A, costuma abrir cambagem, exigindo atenção redobrada para a troca dos coxins dos amortecedores traseiros, bem como a conferência do alinhamento também neste eixo.
Mas me diga você, QUAL DESSES VOCÊ COMPRARIA? Ficou faltando alguma outra boa sugestão de veículo econômico na faixa dos R$ 20 mil?
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