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1 - GM CLASSIC SUPER 1.0 8v flex manual - 2009
R$ 20.965,00

Primeira opção de compacto com boa capacidade de porta-malas e custo acessível de manutenção, o Classic é um dos mais procurados na sua categoria e faixa de preço. Além disso, entrega ótima economia de combustível, espaço interno condizente e boa agilidade para o trânsito urbano.
Já na estrada, a história muda um pouco, uma vez que vem equipado com um câmbio manual de relações bem encurtadas, o que também aumenta bastante o ruído do motor para a cabine. A estabilidade em curvas também é limitada, pelo maior rolar de carroceria combinada com os pneus 165/70/R13, bem estreitos. Também é um veículo baixo em relação ao solo, exigindo sua atenção redobrada ao passar por lombadas mais altas.
2 - GM MERIVA PREMIUM 1.8 8v flex manual - 2005
R$ 20.479,00

Para quem busca um maior espaço interno que o Classic, com melhor altura do solo e desempenho, a Meriva (sob a plataforma do Corsa C) é uma das melhores opções, conservando a excelente confiabilidade mecânica e baixo custo de manutenção. O porta-malas de 390 litros (empate técnico com o Classic) é adequado para levar bagagens de 3 a 4 pessoas, mas pode ser aumentado uma vez que vem equipado com banco traseiro bipartido, sem falar no conforto extra para os passageiros traseiros, que contam até com mesinha do tipo avião com porta-copos, atrás dos bancos dianteiros.
No entanto, o consumo de combustível desse motor 1.8 GM família 1 é mais elevado, sem falar nos relatos de vazamento de gás do ar condicionado, principalmente nas unidades fabricadas até 2005. O acabamento interno agrada, nos revestimentos de bancos e forros de porta, mas deixa a desejar na qualidade do plástico usado no painel central, que em muitos pontos, pode ser difícil de encontrar algumas peças de reposição, por ser tratar de um modelo que já saiu de linha há um bom tempo.
3 - FIAT SIENA ELX 1.4 8v flex manual - 2006
R$ 19.848,00

Aqui é pra quem precisa de uma capacidade ainda maior de porta-malas e um melhor nível de conforto ao rodar, equipado com o confiável motor Fire 1.4, de bons números de consumo de combustível, principalmente dentro de cidade. O acabamento interno também é bom, assim como a altura da suspensão em relação ao solo, sendo o Siena um bom exemplo de boa relação custo-benefício, uma vez que entrega um bom nível de tecnologia embarcada pelo ano de fabricação e preço de mercado.
Mas o espaço interno traseiro é limitado, assim como a sua estabilidade em curvas mais rápidas, bem como o desempenho deste motor 1.4 em estrada, que é insuficiente para o peso de carroceria (pior ainda se estiver com passageiros e bagagens para levar).
4 - VW PARATI TRACK&FIELD 1.6 8v flex manual - 2003
R$ 20.122,00

Na categoria das quase extintas peruas, temos um bom exemplo de veículo com um conjunto mecânico dos mais confiáveis de motor AP-1600 combinado com um câmbio manual de 5 marchas para entregar também um desempenho bem melhor que no Fiat.
O consumo de combustível também é bom, assim como o acabamento interno (nessa versão, mais especificamente), sua versatilidade (podia vir equipada com banco traseiro bipartido e até o rack de teto. A versão Track & Field tinha como um de seus diferenciais, a suspensão elevada em 27 mm, o que permite passar por lombadas altas sem se preocupar, sendo um modelo de boa procura no mercado de usados.
Atenção para as ocorrências de trincas na carroceria e para a dificuldade de encontrar algumas peças de acabamento mais específicas. Fique esperto também para pegar uma unidade que ainda tenha o rack de teto, bem valorizado por quem busca esta categoria de veículo.
5 - FORD FOCUS HATCH GHIA 2.0 16v gasolina manual - 2006
R$ 19.111,00

Um hatch médio de respeito, para quem busca confiabilidade mecânica, bom desempenho, estabilidade e prazer ao guiar exemplares, bem como uma ótima qualidade do acabamento interno e bom nível de tecnologia embarcada, sendo uma ótima opção pensando em custo benefício.
Mas tenha atenção com as ocorrências de vazamento de combustível, sem falar na baixa capacidade de porta-malas (350 litros) e altura do solo que o faz raspar em boa parte das lombadas que tem por aí. As peças de acabamento e mecânicas podem ser um pouco mais caras, com destaque para a suspensão traseira multibraços, que vai exigir também, o seu alinhamento periódico, sendo um veículo de maior dificuldade de revenda.
6 - VW SANTANA "EVIDENCE" Mi 2.0 8v gasolina manual - 1998
R$ 19.283,00

Um clássico dos anos 80/90/2000, o Santana entrega um dos motores mais resistentes do mercado, o AP-2000, de bons números de desempenho e consumo, para a época. Além disso, ainda se encontra peças mecânicas de reposição, com certa facilidade. O acabamento e espaço interno são bons, assim como o nível de conforto ao rodar, e a facilidade de revenda.
Recomendável pegar essa versão com o pacote Evidence, que já contava com direção hidráulica, rodas de liga leve, faróis dianteiros de neblina e quadro de instrumentos com conta-giros, além dos opcionais de ar condicionado e vidros elétricos nas 4 portas.
Mas saiba que este modelo já não entrega uma boa estabilidade em curvas, assim como um baixo nível de segurança à bordo em caso de colisão, o que é resultante de uma plataforma mais antiga, que também sofre com trincas em diversos pontos de solda e infiltração de água no bom porta-malas de 413 litros.
7 - HONDA CIVIC EX 1.7 16v gasolina manual - 2003
R$ 18.281,00

Para quem quer um desempenho ainda melhor, sem abrir mão da economia de combustível, este Civic de sétima geração com motor 1.7 V-TEC é uma das melhores escolhas. Você ainda mantem um ótimo espaço interno traseiro e qualidade do acabamento, bem como uma lista de equipamentos mais completa que no Santana, e melhor estabilidade, garantida pelo sistema de suspensão de braços sobrepostos nas 4 rodas.
Aqui a posição ao guiar é bem mais esportiva, uma vez que você se senta mais baixo no banco, com braços e pernas mais esticados, direção mais direta e engates precisos da alavanca de marchas.
No entanto, o porta-malas de 402 litros é apenas razoável para a categoria, sem falar que é um carro baixo do solo, de menor conforto ao rodar e o motor exige ajuste de folga de válvulas periódico, uma vez que é equipado com tuchos mecânicos.
8 - VW GOLF COMFORTLINE 2.0 8v gasolina manual - 2000
R$ 22.333,00

Passando um pouco da nossa linha de corte, temos uma boa sugestão de hatch médio, então bem mais moderno, em termos de construção, com um motor EA113 2.0 de ótima confiabilidade mecânica, e preços de peças na média. O desempenho é bom, assim como a precisão dos engates do câmbio MQ250, manual de 5 marchas, estabilidade, conforto e rigidez torcional na medida certa, garantidos pela carroceria soldada à laser. O espaço interno traseiro e acabamento também são bons para a época.
Infelizmente, o Golf sempre teve peças de acabamento um pouco mais caras, o que aumentou a sua visibilidade para roubo, sem falar no pequeno porta-malas de 330 litros, que é quase a capacidade de um hatch compacto.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem?
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