8 Melhores Carros até R$ 25 mil | Bons e Baratos
- Paulo Silva
- há 4 dias
- 6 min de leitura
Para quem quer gastar pouco, separei 8 opções de melhores carros até R$ 25 mil, pensando em confiabilidade e revenda.
1 - Chevrolet Prisma Maxx 1.4 8v Flex Manual - 2009
FIPE: R$ 25.314,00

Começando com uma boa opção de sedan compacto, o Prisma surpreende pelo eficiente motor GM Família 1 Econoflex de comando simples (SOHC) acionado por correia dentada. Essa unidade gera uma potência de 95 cv com gasolina e 97 cv com etanol, entregando torque de 13,2 kgf·m (gasolina) e 13,7 kgf·m (etanol).
Em prova de consumo, alcança médias de 10,4 km/l na cidade e 13,2 km/l em estrada (gasolina), números que o tornam atraente para uso urbano e estradeiro moderado.
A suspensão entrega um nível razoável de conforto, mas deixa esse carro um pouco baixo em relação ao solo, o que exige atenção redobrada ao passar por lombadas mais altas. O espaço interno traseiro também é limitado, mas o porta-malas de 439 L é bom para a categoria.
A manutenção do motor Econoflex é simples e barata, com boa oferta de peças, mas a substituição periódica da correia dentada exige atenção. De forma geral, o Prisma Maxx 2009 combina economia e praticidade, ideal para quem prioriza um carro de baixo custo para manter.
2 - Volkswagen Parati Track & Field 1.6 8v Flex Manual - 2005
FIPE: R$ 24.245,00

Perua compacta de ótima versatilidade, que utiliza o motor AP-1600 com correia dentada, capaz de oferecer 97 cv com gasolina e 99 cv com etanol, além de torque de 14,1 a 14,4 kgf·m, com boas respostas já em baixas rotações.
O porta-malas de 430 L é bom, ainda oferece banco traseiro bipartido e rack de teto para levar ainda mais bagagens, caso necessário. Nessa versão, vem com suspensão elevada, o que é ótimo até para encarar uma estrada de terra.
No consumo, alcança cerca de 9,3 km/l na cidade e 12,0 km/l em estrada (gasolina), indicador razoável para seu porte e peso. Atenção para unidades que apresentem trincas em soldas pelo cofre do motor, relativamente comuns no modelo.
3 - Chevrolet Meriva Premium 1.8 8v Flex Manual - 2008
FIPE: R$ 24.798,00

Numa proposta de minivan, a Meriva vem equipada com o motor GM Família 1, rendendo 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol, além de torque de 17,7 kgf·m em ambos os combustíveis.
O bom espaço interno garantido pelo teto alto e o porta-malas de 390 L definem o modelo como uma boa opção para a família, uma vez que a suspensão é bem calibrada para entregar conforto e estabilidade na medida certa.
Por outro lado, esse motor tem um consumo mais elevado, com médias de 7,3 km/l na cidade e 10,6 km/l em estrada (gasolina). Internamente, o acabamento do painel é simples, mas os revestimentos em tecido nos bancos e forros de porta agradam. A ergonomia dos comandos e o posicionamento dos bancos promovem condução confortável em longas jornadas.
A manutenção do conjunto é acessível, sendo a Meriva, uma opção versátil para famílias durante as viagens.
4 - Volkswagen Polo 1.6 8v Flex Manual - 2006
FIPE: R$ 23.947,00

Um hatch compacto premium, acima de um Gol, com o motor EA111, que desenvolve 101 cv com gasolina e 103 cv com etanol, e um torque de 14,3 a 14,5 kgf·m, dependendo do combustível.
A carroceria soldada à laser garante excelente rigidez, segurança e estabilidade em curvas, sem perder muito em conforto ao rodar, enquanto o porta-malas de 270 L é um tanto limitado, mesmo para a categoria.
Como ponto fraco, o acabamento interno faz ruídos, e a suspensão dianteira exige peças de boa qualidade para ter durabilidade, como em coxins dos amortecedores e buchas de bandeja.
O consumo médio situa-se em 8,1 km/l na cidade e 12,1 km/l em estrada (gasolina), justificável pelo câmbio de relações mais encurtadas, que deixa o giro do motor mais elevado em velocidades de cruzeiro.
De modo geral, o Polo 2006 agrada pela confiabilidade mecânica e boa facilidade de revenda.
5 - Chevrolet Astra Sedan Elegance 2.0 8v Flex Manual - 2006
FIPE: R$ 23.687,00

Sedan médio de fato, equipado com o motor GM Família 2 de 121 a 127 cv de potência (gasolina e/ou etanol, respectivamente) e torque de 18,3 a 19,6 kgf·m já em baixas rotações, o que torna a condução prazerosa e fácil, mesmo com passageiros e bom porta-malas de 460 L carregado.
Destaca-se também pelo bom acabamento e espaço interno, sem falar na suspensão bem equilibrada entre conforto e estabilidade, o que passa bastante segurança para fazer curvas de maior velocidade.
No entanto, o consumo de 8,7 km/l na cidade e 12,9 km/l em estrada (gasolina) é elevado para a categoria, bem como é um carro baixo em relação ao solo, o que exige atenção nas entradas e saídas de rampas.
A manutenção é simples, com boa oferta de peças e relativamente acessível para a categoria, sendo o Astra sedan muito lembrado por quem busca um carro na sua faixa de preço, possuindo ótima facilidade de revenda e baixo índice de depreciação.
6 - Renault Megane Grand Tour 2.0 16v Gasolina Manual - 2009
FIPE: R$ 24.924,00

Uma perua de respeito, equipada com o motor F4R 2.0 com comando duplo de válvulas (DOHC) acionado por correia dentada, entregando 138 cv de potência e 19,2 kgf·m de torque, o que são números bons para um veículo de porte médio, que pesa seus 1365 kg em ordem de marcha.
O porta-malas tem excelentes 520 L com possibilidade de aumentar ainda mais essa capacidade, graças ao banco traseiro bipartido e o rack de teto, sendo ideal para levar bagagens da família toda.
O acabamento interno também é digno de nota, ao usar um veludo de boa qualidade para revestir bancos e forros de porta, bem como o espaço interno traseiro, que é adequado para a categoria.
A suspensão passa bom conforto, mas sofre com falhas frequentes em amortecedores, buchas, bieletas e coxins, bem como o consumo é elevado, variando de 8,2 a 11,5 km/l, em cidade e estrada, respectivamente.
Aqui temos um custo de manutenção mais elevada, com maior escassez de algumas peças exclusivas do modelo, que não teve um bom volume de vendas, quando novo, mas ainda assim, a Megane Grand Tour combina boa dirigibilidade e conforto, sendo recomendado para quem busca boa relação custo-benefício.
7 - Fiat Stilo Sporting 1.8 8v Flex Manual - 2009
FIPE: R$ 25.137,00

Hatch médio de proposta esportiva, o Stilo Sproting é equipado com o motor GM Família 1 (mesma base da Meriva, porém recalibrado), gerando 112 a 114 cv de potência e um torque de 17,8 a 18,5 kgf·m.
A linha pós-2008 trás o facelift que inclui novos pára-choques e desenho da lanterna traseira, mas mantendo o ajuste mais firme de suspensão e a boa qualidade do acabamento interno, como já era nas versões anteriores.
O porta-malas de 350 L é apenas suficiente para uma família pequena, mas o espaço interno traseiro é bom, assim como a lista de equipamentos, com itens como controlador de velocidade, teto solar elétrico panorâmico e até ar condicionado digital automático.
O consumo médio de 8,7 km/l na cidade e 11,6 km/l em estrada (gasolina) é elevado, assim como o preço dos pneus, medidas 215/50R17.
Mas em conjunto mecânico, os preços já são mais acessíveis para essa versão com motor 1.8 8v e câmbio manual, uma vez que é recomendável evitar os modelos equipados com o câmbio automatizado Dualogic, conhecido por vários problemas ao longo dos anos.
8 - Chevrolet Vectra CD 2.0 8v Gasolina Manual - 2003
FIPE: R$ 24.107,00

Para quem busca requinte e conforto à bordo, o Vectra de segunda geração é uma das melhores opções de sedan médio, equipado com o motor GM Família 2 (mesmo do Astra, porém ainda não era Flex) que entrega 110 cv de potência e 17,6 kgf·m de torque, já em baixas rotações.
A suspensão entrega ótimo conforto e estabilidade, graças ao eixo independente na traseira, do tipo multilink, mas que também cobra seu preço na hora da manutenção, infelizmente.
O acabamento interno é excelente, com painel em material macio ao toque e bancos em veludo de muito bom gosto, isso se não vier com o opcional de revestimento em couro, que também é um show à parte. O espaço interno traseiro também agrada, assim como o ótimo porta-malas de 500 L com banco traseiro bipartido.
Nessa versão, vem com ar condicionado digital de série, além de computador de bordo e airbags frontais, além de opcionais interessantes como retrovisor interno fotocrômico e até teto solar elétrico.
No entanto, o consumo é alto, com médias variando de 7,8 a 12,0 km/l em cidade ou estrada, respectivamente. Assim como o Astra, o Vectra também pode raspar o assoalho com facilidade em lombadas mais altas, e os retrovisores externos são pequenos, o que reduz consideravelmente o campo de visão.
No geral, é um baita sedan para viajar com muito conforto, segurança e tecnologia embarcada, sem desembolsar um valor tão elevado.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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