O sistema de Ar Condicionado Digital CLIMAtronic, amplamente utilizado em veículos como o Volkswagen Golf e Jetta (No Brasil, chamado de Bora) de quarta geração, era um dos exemplos mais sofisticados de controle inteligente de climatização automotiva da época.
Desenvolvido pela Hella, este sistema combina tecnologia de ponta com facilidade tanto para o uso no dia-a-dia, quanto para a manutenção e diagnóstico numa eventual pane.
Lendo a Memória de Erros Interna
Em caso de mau funcionamento, o CLIMAtronic permite que você faça uma varredura à procura da causa dessa falha, sem a necessidade de conectar nenhum tipo de scanner externo, ou similar.
Lembrando que, os passos para executar as funções à seguir, devem ser realizados por sua inteira responsabilidade, sendo este artigo, apenas elaborado como o objetivo de trazer mais informações sobre este sistema.
Dito isso, primeiro ligue a ignição, e depois pressione e mantenha pressionados os botões "ECON" e "Recirculação" simultaneamente por cerca de 2 segundos.
Os códigos de erro serão exibidos no visor. Para passar para o próximo código de erro, pressione o botão vermelho "Subir Temperatura".
Quando todos os códigos forem exibidos, será mostrado o código "00", e caso não existam erros armazenados, será exibido o código "444".
Lista de Códigos de Erro Possíveis
FFFF - Módulo de Controle do Ar Condicionado
0119 - Sensor de Velocidade do Veículo
0214 - Tensão de Alimentação da Bateria
021A - Tensão de Referência
0510 - Sensor de Temperatura do Difusor do Painel
0511 - Sensor de Temperatura do Difusor do Assoalho
030B - Sensor de Temperatura Externa (Para-choque Dianteiro)
0313 - Sensor de Temperatura da Entrada de Ar Fresco
0332 - Sensor de Temperatura do Evaporador
0333 - Sensor de Pressão do Refrigerante
0318 - Interruptor de Pressão do Ar-Condicionado (Pressostato)
031D - Fotosensor de Intensidade Solar
0382 - Válvula do Compressor
04F7 - Motor da Escotilha de Temperatura
04F8 - Motor da Escotilha Central
04F9 - Ventilador de Ar Fresco
04FA - Motor da Escotilha de Recirculação
025B - Motor da Escotilha de Desembaçador/Assoalho
04B6 - Sinal de Tempo de Espera
0538 - CAN-Bus
0513 - Gateway
053D - Kombi
04AE - Versão do Banco de Dados do Gateway
0414 - Módulo de Controle do Ar Condicionado Não Codificado
043F - Configurações Básicas Não Realizadas
Apagando os Códigos de Erro
Após exibir o último código "00", pressione e mantenha pressionado o botão "ECON" por pelo menos 2 segundos. O código "444" confirmará que não há mais erros presentes.
Para voltar à tela padrão do sistema, pressione brevemente o botão "ECON".
Teste de Atuadores (Auto-Check)
Para executar o teste de todos os atuadores em busca de possível falha ou travamento, a ignição e o motor do veículo devem estar desligados, e a tensão da bateria deve estar entre 15 e 15,5V.
Para iniciar o teste, pressione e mantenha pressionados os botões "ECON" e "Recirculação". Após isso, ligue a ignição (não inicie o motor) mantendo os botões pressionados por mais 2 segundos.
O visor do CLIMAtronic acenderá todos os segmentos LCD durante o teste, que vai durar aproximadamente 30 segundos. Durante este tempo, todos os atuadores são ativados em sequência, incluindo sensores, motores e servos.
É importante destacar que, durante o teste, todos os botões são desativados e todos os segmentos do visor ficam apagados, para evitar que este seja interrompido. Dessa forma, é válido dizer que, EM HIPÓTESE ALGUMA, você deve desligar a ignição do veículo, sob risco de causar danos ao sistema do ClimaTRONIC.
Após a conclusão do teste, a unidade de controle entra automaticamente no "Modo de Memória de Erros Interna", como descrito acima, para informar algum possível código de erro encontrado.
Neste momento, caso encontre algum erro, esta deve ser reparada, e só depois, executado novamente o processo de leitura para apagar a falha armazenada.
4. Diagnóstico a Bordo (OBD)
Talvez uma das funções mais legais do CLIMAtronic, é a possibilidade de leitura de vários parâmetros de funcionamento do veículo, seja com o motor ligado ou desligado, e também enquanto o veículo está em movimento.
É como se você tivesse um scanner de telemetria em tempo real, que para acessar, pressione simultaneamente os botões "ECON", "Baixar Temperatura" e "Reduzir Velocidade do Ventilador".
Será exibido o primeiro canal de diagnóstico "0", com a sua respectiva informação ao lado. Para navegar pelos outros canais disponíveis, use os botões "Subir Temperatura" ou "Baixar Temperatura".
Lista de Canais Disponíveis (pode variar dependendo do veículo)
Canal 0: Número do Programa (em formato digital).
Canal 1: Temperatura interna, medida em °C.
Canal 2: Intensidade solar com atraso, medida em 10 W/m².
Canal 3: Intensidade solar instantânea, medida em 10 W/m².
Canal 4: Temperatura externa com atraso, medida em °C.
Canal 5: Temperatura externa medida no para-choque, em °C.
Canal 6: Temperatura externa na entrada de ar fresco, em °C.
Canal 7: Temperatura do difusor do assoalho, em °C.
Canal 8: Temperatura do difusor do painel, em °C.
Canal 9: Tensão do ventilador - valor definido, em 0,1 V.
Canal 10: Tensão do ventilador - valor real, em 0,1 V.
Canal 11: Valor definido para a escotilha de temperatura (em formato digital).
Canal 12: Valor definido para a escotilha central (em formato digital).
Canal 13: Valor definido para a escotilha de recirculação (em formato digital).
Canal 14: Valor definido para a escotilha de desembaçador/assoalho (em formato digital).
Canal 15: Tempo de funcionamento do motor, em horas.
Canal 16: Velocidade do veículo, em km/h (ou mph, nos EUA).
Canal 17: START_AP (valor em formato digital).
Canal 18: Escotilha de recirculação (valor em formato digital).
Canal 19: Código de erro do compressor (consultar tabela a seguir).
Canal 20: PI_STELLMAX Ausbl-Reg. (em formato digital).
Canal 21: INT_STELL Ausbl-Reg. (em formato digital).
Canal 22: Epsilon Ausbl-Reg. (em formato digital).
Canal 23: Temperatura do difusor - valor real, em °C.
Canal 24: Temperatura do difusor - valor definido, em °C.
Canal 25: Escotilha de temperatura (-) limite (em formato digital).
Canal 26: RMP da escotilha de temperatura (em formato digital).
Canal 27: Escotilha de temperatura (+) limite (em formato digital).
Canal 28: Escotilha central (-) limite (em formato digital).
Canal 29: RMP da escotilha central (em formato digital).
Canal 30: Escotilha central (+) limite (em formato digital).
Canal 31: Escotilha de recirculação (-) limite (em formato digital).
Canal 32: RMP da escotilha de recirculação (em formato digital).
Canal 33: Escotilha de recirculação (+) limite (em formato digital).
Canal 34: Escotilha de desembaçador/assoalho (-) limite (em formato digital).
Canal 35: RMP da escotilha de desembaçador/assoalho (em formato digital).
Canal 36: Escotilha de desembaçador/assoalho (+) limite (em formato digital).
Canal 37: Tempo de parada, em minutos (255 indica ausência de dados).
Canal 38: PWM do compressor, em valores digitais de 0 a 200.
Canal 39: Temperatura do evaporador - valor definido, em °C.
Canal 40: Temperatura do evaporador - valor real, em °C.
Canal 41: Evaporador - I-Stell (em formato digital).
Canal 42: Evaporador - Epsilon (em formato digital).
Canal 43: Pressão do refrigerante, medida em bar.
Canal 44: Mistura BiLevel/Escotilha do difusor do painel (em formato digital).
Canal 45: Temperatura do motor, em °C.
Canal 46: Corrente do compressor - valor definido, em mA.
Canal 47: Corrente do compressor - valor real, em mA.
Canal 48: Corrente do compressor - valor máximo, em mA.
Canal 49: RPM do compressor, em unidades de 100/min.
Canal 50: Sinal de controle do ventilador do radiador, em %.
Canal 51: Modo do limpador de para-brisa: 0 = Desligado, 1 = Intermitente, 2 = Ligado.
Canal 52: Correção FDK com base no modo do limpador (em formato digital).
Canal 53: Correção da tensão do ventilador com base no modo do limpador, em 0,1 V.
Canal 54: Número da peça (não especificado).
Canal 55: Número VW (não especificado).
Canal 56: Número HELLA (não especificado).
Canal 57 a 60: Reservado para testes.
Para o canal 16 (Velocidade do veículo, em km/h, ou mph, nos EUA), as informações mostradas podem não ter uma boa precisão, uma vez que essa informação é usada pelo módulo de controle para corrigir o fluxo de entrada de ar fresco para dentro do veículo, em função da sua velocidade, ou seja, não use como o velocímetro principal do carro.
Para o canal 19 (Código de erro do compressor) existe uma tabela dedicada para códigos de falha e condições de funcionamento, que indicam o motivo do compressor estar desativado:
Código 0: Nenhuma falha registrada.
Código 1: Pressão excessiva do refrigerante.
Código 2: Ventilador com defeito ou tensão instantânea inferior a 3 V.
Código 3: Pressão insuficiente do refrigerante.
Código 5: Compressor desativado 4 segundos após o motor ser ligado.
Código 6: Modo ECON ativado.
Código 7: Modo OFF ativado.
Código 8: Falta de informação da temperatura externa.
Código 10: Baixa tensão na alimentação elétrica.
Código 11: Temperatura do motor superior a 118°C.
Código 12: Falha na interface Motronic (unidade de controle).
Código 13: Tensão da unidade de controle superior a 17 V.
Código 14: Temperatura do evaporador.
Código 15: Ausência de codificação do veículo.
Código 16: Corrente irregular no sistema.
Código 17: Sensor de pressão (pressostato) defeituoso (aplica-se somente a compressores regulados externamente).
Código 18: RPM do motor (específico para modelos B5.5 W8).
Para voltar à tela padrão do sistema, pressione brevemente o botão "ECON".
Erros do Sistema
Se um erro for detectado durante o último ciclo de condução, todos os segmentos LCD piscam duas vezes por segundo por 15 segundos após a ignição ser ligada.
Isso pode ocorrer quando houver:
Configurações básicas não realizadas.
Codificação de parâmetros incompleta.
Sensor externo de temperatura com defeito (no para-choque).
Sensor de temperatura interno com defeito.
Interruptores de pressão defeituosos.
Tensão elétrica de referência não encontrada (interface de controle desligada ou sem alimentação)
Para solucionar essa falha, proceda da seguinte forma:
Ligue a ignição (os segmentos vão piscar);
Espere os segmentos pararem de piscar;
Pressione e mantenha pressionados os botões "ECON" e "Recirculação", simultaneamente por cerca de 2 segundos;
Pressione o botão vermelho "Subir Temperatura", em breves toques, até exibir o último código "00", seguido da informação "444";
Pressione e mantenha pressionado o botão "ECON", por pelo menos 2 segundos, para apagar todos os códigos de falha.
Para voltar à tela padrão do sistema, pressione brevemente o botão "ECON".
Vale ressaltar que, para alguns outros modelos de veículos da Volkswagen, como o Polo de quarta geração, por exemplo, é possível utilizar executar esses procedimentos e acessar estas informações para leitura e diagnóstico, porém, alguns códigos podem não ser compatíveis, ou ser diferentes da linha Golf e Jetta (Bora), exigindo sua atenção redobrada ao interpretá-los.
Para conhecer melhor sobre essas funções, no CLIMAtronic do Polo, seguem dois vídeos abaixo:
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