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BYD DOLPHIN | CUSTOS para ADQUIRIR e MANTER um CARRO ELÉTRICO em 2025

Foto do escritor: Paulo SilvaPaulo Silva
BYD Dolphin

Com os carros elétricos cada vez mais populares no nosso mercado, venho trazer um levantamento completo, atualizado, sobre todos os custos para adquirir e manter um BYD Dolphin GS 180EV 2025.



Custos de compra e emplacamento


  • Preço no site BYD - R$ 159.800,00 (17/01/2025)

  • Preço FIPE, janeiro/2025 (Código FIPE 095007-6) - R$ 156.840,00

  • Tarifa primeiro emplacamento - R$ 271,02 (Detran MG)

  • Placas Mercosul - R$ 300,00 (preços médios em MG)

  • IPVA (no ato do emplacamento, 4% MG) - R$ 6.273,60, lembrando que, existe a possibilidade de isenção de IPVA em Minas Gerais, desde que o veículo seja fabricado no mesmo estado (não é o caso do BYD, que vem ainda importado da China)

  • Taxa de licenciamento (no ato do emplacamento) - R$ 35,18 (Detran MG)

  • Seguro (estimativa média de 5% do valor da tabela FIPE) - R$ 7.842,00.


Dessa forma, o custo total no ato da compra engloba o preço praticado no site da montadora, acrescido da tarifa de primeiro emplacamento, placas Mercosul, IPVA, Taxa de licenciamento e um possível seguro, dá o valor de R$ 174.521,80.



Custos anuais - Documentação


Para manter um veículo desse totalmente regularizado para rodas nas ruas, é necessário pagar as taxas de IPVA (lembrando que em alguns estados, os veículos elétricos são isentos) e licenciamento, mas aqui também vamos considerar um seguro, uma vez que se trata de uma despesa anual.


Os valores que já foram definidos anteriormente, somam uma despesa total anual de R$ 14.150,78, ou R$ 1.179,23 por mês, que você deve separar no seu orçamento, para não ter sustos.


BYD Dolphin traseira


Custos de revisão e garantia


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Atualmente, a BYD oferece para os proprietários do Dolphin, a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem (com exceções de algumas peças), para uso particular, sendo que para a bateria, a garantia é de 8 anos. Para uso comercial, o período é de 2 anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro, sendo para a bateria, o período de 8 anos ou 500 mil km, o que ocorrer primeiro.


Conforme a montadora, o plano de manutenção prevê que as revisões devam ser feitas a cada 20 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, e os valores de cada revisão já estão definidos conforme tabela abaixo.


BYD Dolphin plano de manutenção revisão garantia

Dessa forma, precisamos considerar pelos menos dois cenários de uso de um veículos desses, para calcular quais seriam os custos com manutenção, ao longo do período de garantia:


CENÁRIO 1: uso particular (garantia 6 anos) - máximo 20 mil km rodados por ano, 1 revisão por ano, usando os 6 anos de garantia:

Total 6 anos: R$ 5.220,00, ou média de R$ 870,00/ano, ou média de R$ 72,50/mês.


CENÁRIO 2: uso comercial (garantia 2 anos ou 100 mil km) - máximo de 40 mil km rodados por ano, 2 revisões por ano, fazendo as 4 primeiras revisões em concessionária:

Total 2 anos: R$ 3.260,00, ou média de R$ 1.630,00/ano, ou média de R$ 135,83/mês.




BYD Dolphin porta de carregamento carregador tampa do carregador tomada

Custos de energia e carregadores


Existem 3 formas de entrada de energia no BYD Dolphin:


  • Carregamento por corrente alternada -  pode ser feito por uma Wallbox, com capacidade para 6,6 KW (conforme fabricante), ou em tomada doméstica, a 1,4 KW em 110V ou 2,8 KW em 220V (conforme testes realizados por outros canais de comunicação, ou seja, em rede 220V carrega bem mais rápido que em rede 110V)

  • Carregamento por corrente contínua - existem no mercado carregadores que podem chegar uma capacidade de 60 KW, o que garante um tempo de recarga de 30 a 80% da bateria em 30 minutos, aproximadamente, conforme fabricante.

  • Freios regenerativos - sistema de recuperação de energia em momento de frenagem ou descidas, que são momentos em que o motor passa a funcionar como um gerador, sendo movido pela própria energia cinética do veículo em movimento para recarregar as baterias.


Sobre a bateria do Dolphin, é do tipo Blade ou LFP (Íon de Lítio), mais modernas e baratas, que apresentam ciclos de recarga mais eficientes, porém ainda são de estado líquido e não são as melhores em densidade energética, o que implica em um peso e volume maiores para se ter uma autonomia satisfatória, por isso, sua capacidade total é de 44,9 KWh.


A autonomia fica em 291 km considerando o sistema PBEV, o programa de etiquetagem veicular brasileiro, do Inmetro, que é uma normativa desenvolvida para exclusivamente para o nosso mercado, sendo assim um teste mais realista considerando o nosso tipo de relevo, estradas, trânsito,etc., mas que pode indicar um valor mais baixo que em outros mercados, como o americano ou o europeu.


BYD Dolphin mecânica motor cambio suspensao freios direção raio-x

Sendo assim o consumo médio calculado, considerando a autonomia declarada e capacidade total da bateria é de 6,48 km/KWh ou 15,4 KWh/100 km, claro, podendo variar de acordo com velocidade, trajeto, modo de guiar, etc.


À título de comparativo, conforme a etiqueta do Inmetro do Dolphin, que é classificado como “A” (a classe de melhor eficiência energética), este tem um consumo equivalente a um veículo com motor à combustão que faz 51,9 km/l em cidade, e 43,5 km/l em estrada, sendo muito econômico, de fato.


Para calcularmos o custo por quilômetro rodado, precisamos ter uma média do custo da energia, obtido do site da CEMIG, em 17/01/2025, considerando uma instalação residencial e bandeira verde, antes dos impostos, com um valor de R$ 0,79969 / KWh, podendo este valor, também variar, de acordo com a época do ano e vários outros fatores.


Considerando a já citada, bateria de 44,9 KWh, o custo total de uma recarga completa é de R$ 35,91.


Já o custo total do quilômetro rodado (custo total da recarga / autonomia) é de R$ 0,12, o que é bem mais barato que a média geral para carros à combustão, que fica entre R$ 0,30 e 0,40 por km rodado.


Dessa forma, se você roda uma média de 1000 km/mês, por exemplo, você vai gastar R$ 123,39 por mês com energia.


Mas temos que lembrar do custo dos carregadores, que podem ser variados. Por exemplo, um Wallbox de 32A e 7,5 KWh, é encontrada na internet por preços médios de R$ 3.950,00 (claro, podendo sofrer variações de acordo com época, loja, fabricante, e vários outros).


Sabemos que existem ofertas da montadora, que disponibilizam a Wallbox gratuita na compra do veículo, mas é algo que bem sempre ocorre, o que nos leva a considerar o pior dos cenários, no qual você tenha que comprar este equipamento por sua conta.


Imaginando que você fique com um veículo desse por todo o seu período de garantia, que é de 6 anos (ou 72 meses), um carregador desse preço, dá um custo médio mensal de R$ 54,86 (sem contar custos de instalação).


Dessa forma, o custo total médio mensal de energia e carregador para rodar 1000 km por mês fica em R$ 178,25.


BYD Dolphin interior

O BYD Dolphin pode ser uma excelente opção de veículo elétrico para o dia a dia, especialmente para quem vive em grandes cidades ou capitais. Nessas localidades, o modelo se destaca pela economia de energia, já que praticamente elimina o consumo em situações como congestionamentos.


Outro atrativo é a possibilidade de isenção de IPVA, dependendo da sua região, somada ao custo extremamente baixo por quilômetro rodado, o que o torna ideal para uso frequente.


Por outro lado, antes de optar por um carro 100% elétrico, é fundamental considerar alguns fatores. Verifique a viabilidade de instalar uma tomada de carregamento rápido em sua residência ou condomínio e esteja atento às limitações de infraestrutura para recarga durante viagens, já que os pontos de abastecimento ainda são escassos em muitas estradas.


Além disso, há questões sobre o futuro desses veículos que merecem atenção. Como será o mercado de revenda após 6 anos de uso ou 100 mil km rodados? Encontraremos peças de reposição com facilidade fora das concessionárias? Qual será a taxa de depreciação ao longo do tempo?


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Essas são perguntas para serem respondidas com mais propriedade daqui um tempo, mas enquanto isso, ME DIGA VOCÊ: compraria um BYD Dolphin ou algum outro carro elétrico agora, ou acha que ainda não é o momento?


DEIXE SUA OPINIÃO LOGO ABAIXO!!!



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