Este artigo detalha os carros usados mais econômicos até R$ 35 mil, pensando também em boa confiabilidade mecânica, oferta de peças de reposição e boa aceitação na hora da revenda.

O Fiat Uno Evo Economy 1.4 flex manual 2014 oferece motor Fire EVO de até 88 cv de potência, quando abastecido com etanol e consumo urbano de até 12,5 km/l, ideal para trajetos curtos. Sua suspensão macia e altura do solo elevada facilitam a condução em ruas irregulares, mas freios a disco sólido na dianteira e avaliação ruim no LatinNCAP, comprometem a segurança. A desvalorização acelerada e porta-malas de 280 litros restringem versatilidade, embora o custo de peças seja um dos seus grandes pontos positivos.
Preço (FIPE): R$ 32.021,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 8,7 / 12,5 km/l
Rodoviário: 10,4 / 15,2 km/l

Já para quem busca maior espaço para bagagens, o Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 flex 2013 combina motor EA111 VHT (até 104 cv) e câmbio manual MQ200 de 5 marchas, conhecido por engates precisos e um bom consumo rodoviário de 13,7 km/l na gasolina. O porta-malas de 480 litros e revenda facilitada são vantagens, mas o acabamento em plástico rígido e o menor espaço interno traseiro reduzem o conforto.
Preço (FIPE): R$ 35.433,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 7,3 / 10,7 km/l
Rodoviário: 9,4 / 13,7 km/l

Uma alternativa ao Voyage seria o Toyota Etios Sedan X 1.5 flex manual 2013, que se destaca-se pelo motor 2NR-FBE de 96 cv e o bom consumo urbano de 11,9 km/l, aliando eficiência e excelente capacidade de carga, com o porta-malas de 562 litros. Entretanto, ruídos na suspensão traseira e o quadro de instrumentos simples são críticas. Essa versão de entrada entrega de série apenas a direção elétrica com ajuste de altura da coluna, os airbags frontais e os freios ABS. O ar condicionado é o único opcional.
Preço (FIPE): R$ 36.367,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 8,4 / 11,9 km/l
Rodoviário: 9,3 / 14,0 km/l

Uma boa opção de hatch compacto seria o Renault Sandero Expression 1.6 flex manual 2014, que traz o motor K7M Hi-Flex de até 106 cv e consumo rodoviário de até 12,7 km/l, combinado com uma boa altura do solo para vencer as estradas mais irregulares. Problemas como folga na caixa de direção e vazamentos na coifa do semieixo exigem inspeção prévia, enquanto a versão Expression entrega os mesmos itens citados acima no Etios, com diferença que a assistência da direção é hidráulica.
Preço (FIPE): R$ 32.466,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 7,1 / 9,2 km/l
Rodoviário: 9,8 / 12,7 km/l

Para quem busca um melhor desempenho, o Nissan Versa SV 1.6 flex manual 2013 oferece o motor HR16DE de 111 cv, mais que suficiente para os seus 1069 kg de peso em ordem de marcha, e ainda tem um bom consumo urbano de 11,7 km/l com gasolina. Bancos confortáveis, bom revestimento interno de painel e portas, além do porta-malas de 460 litros são atrativos, mas o tanque pequeno (41 litros) e peças de acabamento caras "jogam contra". A falta de homologação para reboque e revenda mais difícil também são pontos fracos.
Preço (FIPE): R$ 36.383,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 7,8 / 11,7 km/l
Rodoviário: 9,3 / 13,9 km/l

Para famílias, o Honda Fit EX 1.5 gasolina manual 2008 pode ser uma das melhores opções de compra, equipado com o ótimo motor L15A V-TEC de 105 cv e sincronismo por corrente, sistema de rebatimento dos bancos traseiros Magic Seat, e entregando um bom consumo rodoviário de 15,0 km/l, sem falar no porta-malas de 353 litros. Porém, a suspensão rígida e ajuste periódico de folga das válvulas, exigido a cada 40 mil km são pontos negativos, mas a valorização no mercado de usados indica uma alta procura pelo modelo e facilidade de revenda futura.
Preço (FIPE): R$ 33.833,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 11,0 km/l
Rodoviário: 15,0 km/l

Saindo um pouco do senso comum, o Nissan Tiida SL 1.8 flex 2011 oferece motor MR18DE (126 cv) e câmbio manual de 6 marchas para entregar um bom consumo rodoviário de 12,9 km/l, sem falar nos bancos traseiros reclináveis, acabamento em couro e itens de série como controlador de velocidade, ar condicionado digital, computador de bordo e até teto solar elétrico. Contudo, a sexta marcha ainda é um pouco curta, os pneus de perfil baixo (195/55/R16) comprometem o conforto ao rodar e você deve observar se a unidade em análise já atendeu o recall de airbags que abrange modelos fabricados entre os anos de 2007 e 2012. Além disso, por ter sido importado, fica mais difícil repor algumas peças de acabamento mais específicas.
Preço (FIPE): R$ 34.501,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 7,5 / 10,5 km/l
Rodoviário: 8,7 / 12,9 km/l

Para quem busca um sedan médio econômico, o Toyota Corolla XEi 1.8 gasolina manual 2007 mantém sua fama no mercado de usados, equipado com o longevo motor 1ZZ-FE VVT-i (136 cv) e consumo rodoviário de até 13,3 km/l, bem como entrega um bom porta-malas de 437 litros. O acabamento interno e conforto ao rodar também são seus pontos fortes, mas é outro motor que exige ajuste de folga das válvulas, sem falar no seu preço de aquisição, bem mais elevado frente à vários de seus concorrentes de mesmo ano/modelo, o que pode desanimar algumas pessoas. Ainda assim é um Corolla, campeão de revenda e procura no mercado de usados, e merece sua atenção quando for buscar um veículo nessa faixa de preço.
Preço (FIPE): R$ 35.210,00
Consumo oficial (etanol e gasolina, respectivamente):
Urbano: 8,9 km/l
Rodoviário: 13,3 km/l
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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