Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Chevrolet Cobalt LTZ 2013, com o motor GM Família 1 1.8 8 válvulas e câmbio manual.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 004420-2), que é de R$ 38.021,00, cotado em novembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 38.579,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 1.520,84.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 1.901,05, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Cobalt LTZ 2013 vai te dar uma despesa média anual de R$ 3.461,25, ou mensal de R$ 288,44.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 manual 2015:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-378 Cobreq - R$ 164,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 3547 Fremax - R$ 348,00
Kit de velas de ignição - Cód.: BPR6EY-D NGK - R$ 74,00
4 Pneus - 196/65/R15 Pirelli Cinturato P1 - R$ 1.636,00
Óleo de motor - 4 litros de Ac Delco 5w30 sintético API SN (capacidade de 3,5 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 196,00
Correia de acessórios - 5PK1770 Gates, sem tensores inclusos - R$ 79,00
Kit de correia dentada com tensor - KS303 Gates - R$ 158,00
Filtro de ar do motor - C 24 028/1 Mann Filter - R$ 47,00
Filtro de óleo - W 712/22 Mann Filter - R$ 20,00
Filtro de combustível - WK 58 Mann Filter - R$ 23,00
Filtro de cabine - CU 2442 Mann Filter - R$ 29,00
4 Amortecedores - HG33087 / HG33088 / HG31213 Nakata Gás - R$ 1.224,00
Total da cesta de peças - R$ 3.998,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,10, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Cobalt, que é de 54 litros, você vai gastar R$ 329,40 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,1 / 9,2 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 9,7 / 12,6 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 383 / 497 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 524 / 680 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 10,9 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 91,74 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 559,63 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,56, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Chevrolet Cobalt se destaca pelo seu conjunto mecânico confiável, com boa oferta de pecas de reposição, e por preços bem acessíveis, como vimos em vários exemplos acima.
O desempenho deste motor GM Família 1, é adequado para os 1122 kg de peso deste sedan de porte médio, entregando todo o torque disponível (variando de 16,4 a 17,1 kgfm, dependendo da mistura entre gasolina e etanol no tanque, respectivamente) já aos 3200 RPM, o que permite retomadas de velocidade e ultrapassagens razoavelmente rápidas.
O espaço interno traseiro também é bom, assim como o excelente porta-malas de 563 litros de capacidade, com banco traseiro bipartido, permitindo levar bagagens da família toda, com muita tranquilidade.
A lista de equipamentos de série dessa versão top de linha, conta com direção hidráulica com ajuste de altura da coluna, vidros elétricos nas quatro portas, travas e retrovisores elétricos, além de alarme com telecomando na chave, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar condicionado, computador de bordo, airbags frontais, freios ABS, sensores de estacionamento traseiro, além da central multimídia Mylink de primeira geração, com leitor de CD e USB.
Não deixa de ter um bom nível de tecnologia embarcada, mas ainda assim, faltou um ajuste de profundidade de coluna de direção, sensores de chuva e luminosidade, além da central multimídia que, neste ano de fabricação, ainda não contava nem com uma conexão bluetooth, que vários concorrentes já entregavam.
Além disso, fica devendo por não entregar um indicador de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos, algo que eu considero importante que tenha em todos os carros; sem falar na baixa qualidade do acabamento interno, todo em plástico mais rígido.
A estabilidade é limitada, uma vez que a suspensão está mais calibrada pra entregar conforto ao rodar, e é um veículo que apresenta muitos pontos-cego, seja pela pouca área envidraçada lateral, pela tampa do porta-malas mais alta, e até pelo banco do motorista que também está em posição mais elevada, mesmo no ajuste mais baixo possível.
Ainda assim, o Cobalt de primeira geração pode ser uma boa opção de compra para quem busca um sedan espaçoso, relativamente barato e de excelente confiabilidade mecânica, mas sempre tendo em mente que se trata de um veículo que possui um maior potencial de desvalorização no futuro.
Mas e você? Compraria um Chevrolet Cobalt 2013?
COMENTE ABAIXO!!!
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