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Como Escolher o Pneu Certo para Seu Carro - O Guia Definitivo

Atualizado: 25 de set.

pneus novos

Este artigo vai te ensinar como escolher o pneu certo para o seu carro, que ofereça o melhor desempenho, pelo menor preço possível, ou seja, não necessariamente aquele pneu mais caro, ou de marca mais famosa, será a melhor escolha.


Medidas do pneu


pneus medidas

Em primeiro lugar, você deve verificar quais as medidas que o seu carro pode utilizar, e para isso, é interessante ver o manual do proprietário, na seção de "especificações", ou similar, para não ter dúvidas.


Alguns veículos também podem apresentar essas informações em uma etiqueta colada nas colunas de carroceria, ou na parte interna da tampa do tanque de combustível, sendo que, um mesmo veículo pode usar uma ou mais medidas diferentes.


Entendendo melhor o que significa cada termo, vamos tratar de um exemplo de medida, que seria a 195/55/R15:


  • 195 - Largura da banda de rodagem, em milímetros - 195 milímetros

  • 55 - Altura do perfil do pneu, em um percentual relacionado à largura - 55% de 195 = 107,25 milímetros

  • R - Indica que é um pneu radial

  • 15 - Diâmetro do aro do pneu, que é o mesmo da roda, em polegadas - 15 polegadas (convertendo para milímetros = 381 milímetros


Em alguns casos específicos, pode ser que você não encontre com facilidade um pneu nas medidas originais do seu carro, sendo necessário comprar outro, de medidas equivalentes. Dessa forma, você pode conferir como deve ser feita essa substituição, de maneira correta, sem riscos de levar multa, neste artigo completo.


Etiqueta do Inmetro


pneu etiqueta do inmetro

De posse das medidas corretas, agora é hora de começar a procurar os pneus para o seu carro, seja em lojas físicas, ou em sites de venda, na internet, para selecionar quais opções de modelos e marcas vão ser compatíveis.


Uma vez selecionados vários pneus, primeiramente você deve observar a etiqueta do Inmetro, que deve vir colada na banda de rodagem de cada pneu (em lojas físicas), ou detalhada na descrição das características do produto (na internet).


Nessa etiqueta, são informados três índices, sendo:


  • Capacidade de rolagem ou de eficiência do pneu

  • Capacidade de escoamento de água da chuva

  • Nível de ruído


Os dois primeiros, podem variar da classificação "A" (melhor capacidade) até "G" (pior capacidade), sendo interessante escolher aquele pneu que apresente os melhores índices possíveis, dentro do seu orçamento, é claro.


Já o nível de ruído, é informado pelo valor numérico, em decibéis, seguido de uma escala de três níveis, mostrado por uma linha cheia. Dessa forma:


  • 1 linha cheia - baixo nível de ruído

  • 2 linhas cheias - médio nível de ruído

  • 3 linhas cheias - alto nível de ruído


É claro que, quanto menor for o ruído do pneu, maior será seu conforto sonoro e dos ocupantes à bordo, mas eu digo que este fator não chega a ser tão importante quanto os outros dois citados anteriormente, sendo interessante você dar prioridade à estes quando for fazer sua escolha.


UTQG


pneu UTQG treadwear tração temperatura

O Uniform Tire Quality Grading, traduzido como Classificação Uniforme de Qualidade do Pneu, é um conjunto de informações que vem descritas na lateral do pneu, e que você pode também verificar para escolher um que apresente os melhores resultados.


O primeiro índice, é o Treadwear, que indica a velocidade com que um pneu se desgasta, obtido por meio de um teste realizado em circuito controlado, percorrendo uma distância de 9.600 km.


Os valores obtidos variam numa faixa que vai de 60 a 620, sendo 100 o valor de referência, ou seja, um pneu com Treadwear 50 se desgasta duas vezes mais rápido que um pneu com 100, que por sua vez, se desgasta 4,2 vezes mais rápido que um outro, com Treadwear de 420.


Dessa forma, quanto maior for o Treadwear informado, mais o pneu vai durar, em tese; pois na prática, vários fatores podem influenciar diretamente na durabilidade de um pneu, como forma de guiar, tipo de terreno do trajeto realizado com maior frequência, assim como a pressão de calibragem utilizada, e vários outros.


Já o índice de Tração, mede a aderência de um pneu em estradas molhadas e em linha reta, sendo bem similar ao informado na etiqueta do Inmetro, mas com a diferença de aqui, ele vir classificado pelas letras AA (maior capacidade de tração), A, B e C (menor capacidade de tração).


Dessa forma, quanto melhor for a capacidade de tração de um pneu, menor será a distância necessária para ser realizada uma frenagem, o que reflete diretamente na sua segurança em situações adversas.


Por fim, o índice de Temperatura indica a capacidade do pneu de resistir ao aquecimento e dissipar o calor, sendo determinado por testes laboratoriais, e os valores são classificados pelas letras A (mais alto), B e C (mais baixo), sendo o índice C o mínimo exigido por lei.


É interessante buscar um pneu de melhor resistência às variações de temperatura, uma vez que essa capacidade também vai refletir em um pneu que se desgasta menos sob essas condições, que podem ser alcançadas durante uma viagem mais longa, ou períodos de calor intenso.


Porém, diferente da etiqueta do Inmetro, que é um órgão independente, que testa todos pneus de todas as fabricantes, sob as mesmas condições para informar qual tem a melhor perfomance, o UTQG é obtido em testes internos, realizados por cada fabricante, de forma separada, ou seja, os critérios de análise podem ser ligeiramente diferentes.


Dessa forma, o UTQG é interessante de ser avaliado, quando se está comparando pneus de uma mesma marca ou fabricante, para se ter uma escolha mais precisa.


Data de fabricação


pneu data de fabricação DOT

Essa informação também aparece na lateral do pneu, próxima à inscrição "DOT", em forma de um número de 4 algarismos, geralmente circulados para ficar em destaque.


Os dois primeiros dígitos referem-se à semana do ano em que aquele pneu foi fabricado, enquanto que os dois últimos, indicam o ano de fabricação, de fato.


Por exemplo, o número 1223, indica um pneu que foi fabricado na décima segunda semana (março) de 2023.


Quanto mais recente for a data de fabricação de um pneu, melhor para uma pessoa que roda pouco com o carro, e provavelmente vai manter aqueles pneus por vários anos, sendo que, acima dos 5 anos de fabricação, um composto de borracha pode começar a perder suas propriedades de resistência mecânica, podendo comprometer a segurança.


Não é algo que vai acontecer da noite para o dia, mas é interessante evitar pneus que estejam muito acima desse "prazo de validade".


TWI


pneu TWI

Todo pneu possui alguns ressaltos dentro dos sulcos de escoamento de água, que indicam o momento em que estes chegam ao final da sua faixa de borracha utilizável, que é quando a superfície da banda de rodagem se alinha com estes, ou seja, é o indicador de durabilidade (daí o nome, do inglês, Tread Wear Indicator).


Nessa situação, se você continuar rodando, o risco de sofrer uma aquaplanagem será grande, pois aqueles sulcos destinados à escoar essa água da chuva, já não terão volume suficiente, o que também pode gerar multas.


Dessa forma, ao escolher um pneu novo, quanto maior for a profundidade entre a superfície da banda de rodagem e a superfície do TWI, maior será o volume de borracha utilizável, resultando em um pneu mais durável (desde que este possua também um bom nível de resistência ao desgaste, como já foi falado na seção sobre o UTQG).


Índice de Carga e Velocidade


pneu índice de carga e velocidade

Logo após a indicação das medidas de um pneu, vêm juntos, os índices de carga e velocidade, sendo o primeiro, um número que indica a quantidade máxima de peso que um pneu pode suportar em condições normais.


Ele varia de 50 a 154, e cada número corresponde a uma carga específica em quilogramas, como por exemplo, um pneu com índice de carga 75 pode carregar até 387 kg.


Já o índice de velocidade é uma letra que representa a velocidade máxima segura para o pneu, sendo que essas letras vão de L a Y, cada uma associada a uma velocidade máxima em km/h.


Por exemplo, um pneu com índice de velocidade H suporta velocidades de até 210 km/h.


Todos os outros valores que você pode encontrar, estão descritos nas tabelas abaixo:

pneu tabela de índice de carga
pneu tabela de índice de velocidade

Para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo, é essencial que os pneus escolhidos estejam em conformidade com os índices de carga e velocidade recomendados.


Você pode optar por pneus com índices mais altos do que os especificados pelo fabricante, mas nunca deve usar pneus com índices inferiores.


Para saber quais são os índices de carga e velocidade mínimos exigidos para o seu veículo, consulte também, o manual do proprietário.


De posse de todas essas informações, tenho certeza de que você fará uma escolha ainda mais consciente dos próximos pneus para o seu carro, de forma técnica, objetiva, visando a melhor relação de custo-benefício, ao mesmo tempo priorizando a sua segurança a de todos à bordo.


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