É de entendimento comum que, óleo de câmbio manual não se troca, a não ser se ocorrer algum dano interno que seja necessária uma troca de componentes internos e, inclusive, do óleo de lubrificação. Mas será que essa prática está correta, o que os fabricantes dizem sobre isso?
Claro que, para veículos com baixa quilometragem ou tempo de uso, talvez ainda não seja necessário esse procedimento, mas para outros já com um desgaste mais avançado e um uso mais severo, pode ser importante e essencial considerar a troca do óleo do câmbio, mesmo sendo do tipo manual.
Um fluido lubrificante, assim como qualquer componente mecânico, tem sua vida útil definida, e uma vez ultrapassando esses limites, este pode sim perder suas propriedades de lubrificação, troca térmica, viscosidade dentre várias outras importantes para a proteção e correto funcionamento de toda a transmissão.
Em alguns casos, quando se faz uma inspeção desse fluido que já passou por um longo período de uso, não é incomum observar a sua coloração bem mais escura comparado a um fluido novo, bem como até mesmo a presença de limalhas (partículas metálicas que se desprendem dos componentes internos e das paredes da transmissão), o que indica que este já não está cumprindo seu papel de impedir um desgaste mais acentuado, acima do normal até, desse câmbio.
Da mesma forma, também é comum observar falhas no funcionamento, como ruídos excessivos ao engatar uma marcha (a famosa "marcha arranhando"), mesmo pressionando bem a embreagem, bem como dificuldade em engatar alguma marcha, sendo que este último também pode estar ligado a um desgaste no mecanismo da própria alavanca. Tudo deve ser bem avaliado por um profissional especializado antes de tomar qualquer ação de manutenção em um veículo.
Para evitar que esses problemas ocorram, algumas montadoras preveem em seus manuais de manutenção, alguns prazos e especificações que devem ser seguidas para garantir que você continue com um conjunto confiável nas mãos. Vejamos alguns exemplos, retirados diretamente dos manuais de manutenção dos seguintes veículos:
FIAT UNO MILLE - até 2014, motor 1.0
Câmbio manual de 5 marchas.
Manutenção programada: Verificar nível de óleo da transmissão a cada 45 mil km – Substituir a cada 120 mil.
Em condições normais de uso não precisa substituir, mas se entrar em contato com água, substituir imediatamente.
Especificação: SAE 80W EP API GL-4 – Capacidade total: 2 litros.
FORD NEW KA - 2014 em diante, motores 1.0 e 1.5
Câmbio manual de 5 marchas
Manutenção programada: Substituir a cada 260 mil km.
Especificação: SAE 75W85 (WSD-M2C200-C2) – Capacidade total: 2,1 litros.
HONDA CIVIC G8 – De 2006 até 2011, motor 1.8
Câmbio manual de 5 marchas.
Em condições normais de uso: Substituir a cada 80 mil km ou 4 anos.
Em condições severas de uso: Substituir a cada 40 mil km ou 2 anos.
Especificação: Honda MTF – Capacidade: 1,6 litros.
HYUNDAI I30 G1 – 2009 a 2012, motor 2.0
Câmbio manual de 5 marchas.
Manutenção programada: Verificar nível a cada 10 mil km ou 1 ano – Substituir a cada 30 mil km ou 3 anos.
Se em contato com água, substituir imediatamente.
Especificação: SAE 75W85 Hyundai – Capacidade: 2 litros.
MITSUBISHI ASX – 2011 em diante, motor 2.0
Câmbio manual de 5 marchas.
Em condições normais de uso: Inspecionar a cada 10 mil km – Substituir a cada 200 mil km. Em condições severas antecipar troca.
Se em contato com água, substituir imediatamente.
Especificação: SAE 75W80 API GL-3 – Capacidade: 2,5 litros.
TOYOTA COROLLA G9 – De 2002 até 2008, motores 1.6 e 1.8
Câmbio manual de 5 marchas.
Manutenção programada: Substituir a cada 40 mil km ou 4 anos em qualquer tipo de uso.
Se em contato com água, verificar contaminação imediatamente.
Especificação: SAE 75W90 API GL-4 ou GL-5 – Capacidade: 1,9 litros.
Então observe que sim, a troca de óleo do câmbio manual é importante, está prevista para vários modelos de veículos, e pode garantir uma durabilidade maior de todos os componentes, evitando também que danos mais sérios ocorram.
Aprenda mais sobre o assunto e veja os planos de manutenção para mais outros veículos, no vídeo abaixo:
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