Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um HONDA CIVIC EX 2018, equipado com o motor R20Z1-VTEC 2.0 16 válvulas e câmbio CVT de 7 marchas simuladas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 014091-0), que é de R$ 105.319,00, cotado em setembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 105.877,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 4.212,76.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 5.265,95, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Civic EX 2018 vai te dar uma despesa média anual de R$ 9.518,07, ou mensal de R$ 793.17.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Honda Civic EX 2.0 automático 2018:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-1758 Cobreq - R$ 243,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 1705 Fremax - R$ 438,00
Kit de velas de ignição - Cód.: SILZKR7C11DS NGK Laser Iridium - R$ 619,00
4 Pneus - 215/50/R17 Pirelli Cinturato P7 C2 - R$ 2.076,00
Óleo de motor - 4 litros de 0w20 API SN sintético (capacidade de 3,7 litros, considerando a troca do filtro) Honda - R$ 316,00
Correia de acessórios - 6PK2115 Gates, sem tensores inclusos - R$ 160,00
Filtro de ar do motor - C 24 021 Mann Filter - R$ 76,00
Filtro de óleo - W 6110 Mann Filter - R$ 25,00
Filtro de combustível - WK 58 Mann Filter - R$ 21,00
Filtro de cabine - CU 21 003/1 Mann Filter - R$ 32,00
4 Amortecedores - HG41161 / HG41162 / HG41163 Nakata - R$ 2.135,00
Óleo de transmissão - 4 litros de HCF-2 Honda (capacidade de 3,5 litros, para troca total, a cada 40 mil ou 2 anos) - R$ 400,00
Filtro de óleo da transmissão - WCF-972 Wega - R$ 257,00
Total da cesta de peças - R$ 6.798,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,11, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Civic, que é de 56 litros, você vai gastar R$ 342,16 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,2 / 10,5 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 8,9 / 13,0 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 403 / 588 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 498 / 728 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,75 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 85,11 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 520,02 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,52, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Honda Civic de décima geração se destaca pelo seu comportamento dinâmico exemplar, com suspensão independente nas 4 rodas, aliando estabilidade com um bom nível de conforto (este último, melhorou bastante em relação à sua geração anterior).
O Desempenho é bom, se tratando de um sedan médio, uma vez que seu motor 2.0 VTEC proporciona boas respostas, principalmente acima dos 4000 RPM, que é quando o variador de fase entra em ação, porém, o câmbio CVT acaba retardando um pouco aquele poder de reação no ato em que se pisa no acelerador.
O foco dessa transmissão é entregar eficiência e economia de combustível, buscando sempre o menor giro possível, além de entregar uma experiência de condução mais semelhante à de um câmbio automático convencional, uma vez que pode simular até 7 marchas.
Além disso, a lista de equipamentos, traz de série, nessa versão EX, direção elétrica, retrovisores elétricos com rebatimento, ar condicionado digital, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa e diferencial com sistema de vetorização eletrônica de torque.
O porta-malas também ficou bem maior nessa geração, com seus 519 litros, bem como o seu espaço interno traseiro, mas infelizmente, o túnel central que era inexistente no G9, agora atrapalha bastante que vai no meio do assento.
Além disso, nessa versão fica devendo itens como saída do ar condicionado para o banco traseiro, limpador de pára-brisa com acionamento automático e retrovisor fotocrômico, sem falar que esse câmbio CVT exige uma troca mais constante do fluido, a cada 40 mil km ou 2 anos, conforme recomenda a montadora.
O Civic G10 na versão EX pode ser uma opção interessante para quem busca o modelo, mas não quer pagar em torno de R$ 20 mil a mais pela versão top de linha Touring, com motor 1.5 turbo e muito mais bem equipada.
Mas e você? Compraria um Civic G10 com motor 2.0?
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