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Motor EA111 | Tudo que vocĂȘ precisa saber

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 17 de out. de 2023
  • 10 min de leitura

Atualizado: 3 de abr.


motor ea111

Lançado no nosso mercado em 1997 com a missão de aposentar os motores AP de menor cilindrada e os CHT, o então moderno motor EA111 cumpriu muito bem esse papel, mesmo tendo sofrido alguns percalços ao longo do caminho, o que dividiu opiniÔes com relação à sua confiabilidade mecùnica.


Seu desafio era ser mais leve, suave, potente e econĂŽmico, em relação aos antigos citados acima, sem ter um custo de produção que fosse muito mais elevado. O foco aqui era trabalhar trĂȘs pilares principais de eficiĂȘncia de um motor de combustĂŁo interna: volumĂ©trico, tĂ©rmico e mecĂąnico.


Para isso, foram adotadas as principais atualizaçÔes:

  • Acelerador eletrĂŽnico "E-GAS"

  • Bobina de ignição estĂĄtica

  • Coletor de admissĂŁo em termo plĂĄstico

  • Tampa do cabeçote com função mancal

  • Balancins roletados

  • Bloco do motor em ferro fundido reforçado com liga de titĂąnio

  • Bomba de Ăłleo duocĂȘntrica

  • Coletor de escape redesenhado para favorecer o torque em baixa

  • Nova central de gerenciamento eletrĂŽnica Bosch ME 7.5.10


Um projeto desenvolvido realmente para brigar no topo do mercado, e que vamos analisar cada detalhe, a seguir.


APLICAÇÕES E VARIAÇÕES


  • 1.0 8v AZN (AT-1000) - aspirado - 62cv gasolina - SOHC - Gol G2/G3 (1997 a 2002)

  • 1.0 16v AZP - aspirado - 69cv gasolina (76cv, 2002 em diante) - DOHC - Parati G2 (1997 a 2004), Gol Mi (1998 a 2004), Polo (2002 a 2004)

  • 1.0 16v - turbo - 112cv gasolina - DOHC - Gol e Parati G3 (2000 a 2003)

  • 1.0 8v BNW/CCNA/CPBA - aspirado - 71/72cv flex - Gol e Fox (2003 a 2007)

  • 1.0 8v VHT - aspirado - 72/76cv flex - Gol e Fox (2008 a 2012)

  • 1.0 8v TEC - aspirado - 72/76cv flex - Gol e Fox (2013 a 2015)

  • 1.4 8v BTJ - aspirado - 76/80cv flex - Kombi (2006 a 2013)

  • 1.6 8v BAH - aspirado - 101cv gasolina - SOHC - Polo e Golf (2002 a 2004), Audi A3 (2000 a 2006)

  • 1.6 8v BJA - aspirado - 101/103cv - SOHC - Fox (2003 a 2007), Polo e Golf (2005 a 2007)

  • 1.6 8v VHT,CCRA - aspirado - 101/104cv - SOHC - Gol (2008 a 2015), Voyage (2008 a 2018), Fox (2008 a 2021), Polo e Golf (2008 a 2014)


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PROJETO


BLOCO


motor ea111 bloco



ConstruĂ­do em liga de ferro fundido enriquecido com titĂąnio, esse bloco entregava excelente rigidez mecĂąnica, com um peso total menor, o que favorece a relação de potĂȘncia gerada comparada Ă  sua massa.


TambĂ©m possui um desenho que favorece uma melhor ventilação interna, o que reduz o consumo de Ăłleo ao longo da vida Ăștil do motor.


CABEÇOTE


motor ea111 cabeçote


Entrega uma excelente eficiĂȘncia tĂ©rmica, em função do desenho da cĂąmara de combustĂŁo, que favorece o efeito "tumble", que Ă© o turbilhonamento da mistura ar/combustĂ­vel para melhorar a sua atomização, gerando uma queima mais eficiente ao mesmo tempo em que refrigera melhor os pistĂ”es.


Em plena carga, sĂŁo obtidos melhores nĂșmeros de desempenho, ao mesmo tempo em que consegue entregar um menor consumo de combustĂ­vel em situaçÔes de carga parcial.


De fluxo cruzado, os dutos de escape formam canais convergentes, o que gera uma menor restrição à saída dos gases, favorecendo o torque em baixas rotaçÔes.

motor ea111 coletor de admissĂŁo

O coletor de admissão é construído em termo plåstico poliamida, reforçado com fibra de vidro, que pode suportar temperaturas de até 190°C e o ataque químico do combustível. Nesse tipo de material, também é possível obter menores valores de rugosidade superficial interna, o que facilita o fluxo de ar para os cilindros.


Ainda no coletor de admissĂŁo, tambĂ©m Ă© montada a vĂĄlvula de alĂ­vio de pressĂŁo para retorno de chama, que Ă© o famoso "filtro anti-chama" ou "back fire". É muito comum ocorrer vazamentos de Ăłleo nessa peça, se estiver utilizando uma de baixa qualidade, o que pode exigir uma substituição mais frequente.


Os injetores são montados no próprio cabeçote, muito próximos às vålvulas de admissão, o que permite uma injeção de combustível mais atomizada na cùmara de combustão, tornando o processo de queima ainda mais eficiente. Ainda é um sistema de injeção indireta, de baixa pressão, mas bem mais eficaz comparado a motores mais antigos, com os bicos montados no coletor.


motor ea111 acelerador eletrĂŽnico EPC power

O controle da borboleta de aceleração é feita de forma eletrÎnica, ou seja, não hå uma conexão física por cabo de aço entre o pedal do acelerador e essa borboleta. No pedal, existe um potenciÎmetro, que envia um sinal elétrico para o módulo de controle, que o interpreta, e por sua vez, envia um pulso para abrir ou fechar a passagem de ar para o motor.


As vantagens desse tipo de sistema sĂŁo o controle maior de como deve ser o comportamento do motor, de acordo com o nĂ­vel de exigĂȘncia do motorista. TambĂ©m Ă© um sistema que filtra aquelas vibraçÔes involuntĂĄrias do pĂ© sobre o pedal, permitindo uma maior economia de combustĂ­vel em situaçÔes de baixa carga.



Também as trocas de marcha são feitas de forma mais suave, assim como o controle de marcha lenta, que nesse caso é feito também pela borboleta de aceleração, dispensando aquele atuador separado, comum nos motores AP, por exemplo.


A tampa do cabeçote Ă© fundida em liga de alumĂ­nio e incorpora os mancais para apoio da ĂĄrvore de comando de vĂĄlvulas, o que entrega uma melhor rigidez estrutural para o motor como um todo, ao mesmo tempo em que reduz o nĂșmero de componentes para montagem.



Geralmente, se identifica variaçÔes desse motor pela caixa do filtro de ar. De 2002 atĂ© meados de 2008, tanto 1.0 quanto 1.6 usavam um modelo de caixa em peça Ășnica, fixada por quatro pontos coxinizados, que alĂ©m de abrigar o filtro, tambĂ©m tinha a função de cobertura para o motor.


De 2008 em diante, jå atualizados em vårios pontos, dentre eles, a caixa do filtro de ar do motor 1.0 ficou um pouco menor, e mais recuada no cofre do motor, e ostentando a sigla "VHT", de "Very high torque", ou traduzindo literalmente, torque muito alto. Como o nome jå diz, esses motores passaram a contar com ainda mais força de reação e tração, comparado aos anteriores.


De 2012 em diante, com nova atualização nos 1.0, agora a sigla passa as ser "TEC", de "Tecnologia para Economia de CombustĂ­vel", passando agora, a contar com bobinas de ignição individuais para cada cilindro, dentre outras melhorias, para ter uma sobrevida no mercado, atĂ© 2016, quando foram substituĂ­dos pelos mais modernos motores EA211 de 3 cilindros, aspirados, os famosos MPi, que vocĂȘ pode conferir a matĂ©ria completa sobre eles, aqui.



Voltando em 2008, na atualização "VHT", os motores 1.6 passaram a contar com uma caixa do filtro de ar bem menor, deslocada para a direita do cofre do motor, e agora conectada ao coletor por um duto de ar. Sem maiores atualizaçÔes depois disso, até saírem de linha, no final de 2021.


CÁRTER


motor ea111 carter

Neste motor, é um componente divido em duas partes, sendo a superior em alumínio fundido, para melhor rigidez estrutural de fixação ao bloco do motor, enquanto a inferior é em aço estampado, mais maleåvel e resistente à pequenos impactos.


ÁRVORE DE MANIVELAS OU VIRABREQUIM


motor ea111 virabrequim

Construído em ferro fundido, essa årvore de manivelas exige apenas quatro contrapesos, para manter níveis ainda bem baixos de vibração, comparado a similares com oito contrapesos.


JĂĄ os casquilhos, podem vir em trĂȘs espessuras diferentes, para um ajuste ideal durante a sua montagem. Nos motores 1.0, possuem uma largura menor, o que, ao sofrer desgaste, podem acabar se deslocando lateralmente, prejudicando o fluxo de Ăłleo para as bielas. Nos 1.6 isso nĂŁo ocorre, pois possuem a mesma largura dos moentes em que vĂŁo assentados. Mesmo se sofrerem desgaste, nĂŁo vĂŁo se deslocar a ponto de deixar de coincidir a furação para lubrificação.



COMANDO DE VÁLVULAS


motor ea111 comando de vĂĄlvulas

Como jå foi dito, a årvore de comando de vålvulas é montada no cabeçote, e fixada pela própria tampa de vålvulas, que a tem a função de mancal para esse componente. Na sua traseira, o comando possui quatro dentes que geram pulso para o sensor de fase, imprescindível para o correto funcionamento do motor.


Os balancins sĂŁo acionados por roletes, o que reduz muito o atrito com os cames do comando de vĂĄlvulas, melhorando consideravelmente a eficiĂȘncia do motor em trĂąnsito urbano principalmente, ou seja, em situaçÔes de baixa carga.


motor ea111 tuchos balancins roletados vĂĄlvulas molas cames comando

Uma vantagem desse sistema de baixo atrito, é a possibilidade de trabalhar com o comando de vålvulas em uma posição mais central em relação ao balancim, o que permite uma liberdade maior de projeto para um desenho mais suave do perfil do came.


Também nesse modelo de projeto, é exigido um espaço menor para o alojamento dos tuchos (que são hidråulicos), sobrando mais espaço para as galerias do líquido de arrefecimento e permitindo um melhor controle da temperatura de trabalho desse motor. Dessa forma, os projetistas podiam até se dar ao luxo de aumentar um pouco também a taxa de compressão dentro de uma faixa segura de temperatura.


Falando em tuchos hidrĂĄulicos, esses componentes vĂȘm apoiados em uma extremidade do balancim, para suavizar o movimento de retorno das vĂĄlvulas. E a principal vantagem de serem pressurizados Ă  Ăłleo, Ă© que eles sĂŁo do tipo autoajustĂĄveis, ou seja, dispensam a clĂĄssica manutenção de ajuste de folga de vĂĄlvulas que os tuchos mecĂąnicos exigem periodicamente.


BANNER EBOOK - ÓLEO DE MOTOR - O GUIA COMPLETO - BATE-PAPO AUTOMOTIVO

LUBIRFICAÇÃO


motor ea111 bomba de Ăłleo

A bomba de Ăłleo Ă© do tipo duocĂȘntrica, acionada diretamente pela ĂĄrvore de manivelas, o que permite um diĂąmetro total reduzido para o rotor, que Ă© de 62 milĂ­metros, ao mesmo tempo em que promove um menor atrito e redução de peso. E Ă© claro que, para situaçÔes de altas rotaçÔes, hĂĄ uma vĂĄlvula limitadora de pressĂŁo.


O óleo lubrificante recomendado pela montadora, para motores fabricados até 2014, deve atender à norma VW 502.00. Após essa data, jå é exigido a norma VW 508.88. A capacidade total de troca, considerando a substituição do filtro, é de exatos 4 litros.


No mercado, a viscosidade SAE mais comum de de encontrar atendendo Ă  essas normas, Ă© a 5w40, mas atenção! Nem todo Ăłleo 5w40 atende aos requisitos da montadora, portanto, certifique-se de que, o Ăłleo que vocĂȘ estĂĄ comprando, tem escrito em seu rĂłtulo a especificação VW indiciada para o seu veĂ­culo.


PISTÕES E BIELAS


motor ea111 pistĂŁo

Fabricados em alumínio fundido, os pistÔes possuem sua superfície lateral com acabamento grafitado, o que reduz o desgaste durante a fase fria, bem como o nível de ruído.


Na parte inferior do bloco, estão fixados os injetores de óleo, que são direcionados para as saias dos pistÔes, o que melhora a sua lubrificação e refrigeração, permitindo também uma maior taxa de compressão e aproveitamento do avanço de ignição desses motores. A pressão de trabalho desses injetores fica entre 1,4 e 1,7 bar.


motor ea111 biela

Cada biela, possui um canal interno, que vai de um olhal ao outro, para permitir a sua lubrificação e refrigeração (daí a importùncia da furação dos casquilhos sempre coincidir com a das bielas, como foi explicado anteriormente, para os motores 1.0). Esse canal também permite que o óleo chegue aos pinos dos pistÔes.


As bielas dos motores EA111 sĂŁo fabricadas pelo processo de fundição, em peça Ășnica, e depois tĂȘm suas capas dividas pelo processo de craqueamento. Desse forma, ao desmontar as bielas desse motor, deve-se marcĂĄ-las em conjuntos, para que ao remontar, cada biela seja novamente unida Ă  sua respectiva capa.


É um mĂ©todo de fabricação mais barato, que exige essa atenção extra, porĂ©m tem a vantagem de permitir um ajuste perfeito das folgas, o que tambĂ©m contribui para um menor nĂ­vel de vibração quando em funcionamento.


SINCRONISMO


motor ea111 correia dentada polias tensor

Sempre feito por correia dentada, que também é responsåvel pelo acionamento da bomba do líquido de arrefecimento, auxiliada por uma polia tensora automåtica, que mantém a correta tensão de trabalho em qualquer regime de rotação.


O sincronismo é feito com o auxílio de marcaçÔes existentes na polia da årvore do comando de vålvulas e na engrenagem da årvore de manivelas. Também existe uma marcação para ajustar a polia tensora de forma ideal.


PONTOS DE ATENÇÃO


motor ea111 casquilhos

Um fato importante sobre o que diferencia os motores 1.0 dos 1.6, e que tornam estes Ășltimos bem mais confiĂĄveis, Ă© quanto a largura dos casquilhos, que se assenta perfeitamente, sem folgas, entre os contrapesos do virabrequim.


Nos 1.0, os casquilhos são mais estreitos, o que torna possível que eles se desloquem transversalmente no eixo, quando muito desgastados. Se isso ocorrer, a furação para a passagem de óleo lubrificante, que deve ficar coincidente entre o casquilho, a biela e o eixo, pode se deslocar, bloqueando a passagem de óleo, fazendo com que o motor perca capacidade de lubrificar peças vitais para seu funcionamento.


Isso nĂŁo ocorre nos motores 1.6, justamente por este encaixe sem folga dos casquilhos no virabrequim.


motor ea111 1.0 VHT gol fox voyage

Um outro problema que atingiu, em grande maioria, os motores 1.0, e que foi muito comentado na época, estå relacionado com uma especificação errada de óleo, por parte da VW.


Segundo especificaçÔes da prĂłpria montadora, para os motores fabricados Ă  partir de março de 2008, visando melhorar a eficiĂȘncia, a viscosidade foi alterada de 5w40 para 0w30 (mesmo ambos atendendo Ă  norma VW 502.00).


A princĂ­pio, isso nĂŁo deveria ser um problema, pois o motor havia passado por vĂĄrios testes de resistĂȘncia e durabilidade, mas alguns proprietĂĄrios de Gol G5, Voyage e Fox, relataram ruĂ­dos caracterĂ­sticos, consumo excessivo de Ăłleo e um desgaste prematuro das peças, relacionados Ă  uma lubrificação insuficiente e fragilidade mecĂąnica desses componentes.


Problema esse que era potencializado quando o carro era frequentemente abastecido com etanol, situação em que um lubrificante, naturalmente, perde um pouco de sua eficiĂȘncia. A VW, para resolver o problema, recomendou que se voltasse a utilizar a especificação de Ăłleo anterior, o 5w40, e estendeu a garantia de 3 para 4 anos.


Um detalhe curioso é que, nessa época, a VW recomendava que a troca de óleo fosse feita a cada 15 mil km, mas depois voltou atrås também nessa recomendação, passando para 10 mil km ou 1 ano, para condiçÔes normais de uso.


motor ea111 1.6 VHT gol fox voyage polo golf

Jå para os motores 1.6, a recomendação sempre foi utilizar o óleo 5w40 (Norma VW 502.00), portanto, foi mais difícil ocorrer esses relatos de falha de lubrificação nesses de cilindrada maior. Isso até 2014, quando a norma foi atualizada para a VW 508.88, também sem maiores relatos de problemas nessa parte.


Em resumo, os motores da linha EA111, se provaram bem eficientes em um médio e longo prazo, o que permitiu uma longa estadia no nosso mercado.


Mas para se ter uma boa durabilidade, alguns cuidados devem ser sempre tomados, como a utilização de um óleo de especificação recomendada pela montadora, que sob hipótese alguma, deve ser alterado, sob pena de danos graves ao propulsor.


motor ea111 gol g3 1.0 16v aspirado

Ainda tem aqueles mais raros, com cabeçote 16 vålvulas, seja o aspirado ou turbo, que também exigiam um cuidado extra, que muitas vezes não foi respeitado.


Mesmo na época em que foram lançados, causar danos nesses motores de peças mais caras, sempre significava uma conta alta na oficina.


O fato de muitos donos nĂŁo terem tido esses cuidados, faz com que seja quase impossĂ­vel encontrar um carro desses hoje em dia, com esse propulsor em bom estado, sendo assim, recomendado evitar.


Os mais confiåveis dessa linha, são todos os 1.6, e os 1.0, até 2007. Salte alguns anos, para evitar aqueles que passaram por problemas de lubrificação, muitos deles corrigidos na atualização da versão "TEC", de 2013 em diante, se tornando motores um pouco mais confiåveis novamente.


Mais importante ainda, busque sempre veĂ­culos de boa procedĂȘncia, com um bom histĂłrico de manutenção preventiva feita ao longo dos anos de vida Ăștil, e seja feliz.





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