Você precisa trocar o óleo do motor do seu carro, mais especificamente um Volkswagen. Mas quando vai ler o manual do proprietário, para verificar a viscosidade correta, se depara com especificações do tipo: Normas VW 502.00, ou 508.88.
Nada de SAE 5w30, 5w40, 20w50, que você estava acostumado em veículos de outras montadoras, mas não se preocupe, pois nesse artigo, explicaremos o porque dessas nomenclaturas e como fazer para escolher o óleo correto para o motor do seu carro.
As homologações VW para as diversas especificações de óleo de motor, são padrões definidos pelo Grupo Volkswagen, que atestam que estes foram especificamente projetados para atender aos requisitos técnicos dos seus motores, em um período de tempo específico, ou seja, um mesmo motor, dependendo do ano de fabricação, pode ter uma homologação ou outra.
As representações são no seguinte formato:
VW 50x.5x / 50x.5x
Exemplo: VW 504.00 / 507.00
A primeira norma (antes da barra), refere-se aos motores do ciclo Otto (à gasolina, etanol e flex) enquanto que a segunda norma (após a barra), refere-se aos motores do ciclo diesel. Mas nesse artigo, vamos focar nos motores ciclo Otto, com algumas menções dos motores diesel mais comerciais.
Existem diversas normas VW no mercado hoje em dia, sendo que várias delas já estão obsoletas e foram substituídas por normas atualizadas.
VW 502.00 (Gasolina e/ou Etanol)
Sucessora das antigas normas VW 500.00 e VW 501.00 (motores AP, AE e CHT anteriores a 2000), a norma VW 502.00 foi desenvolvida para motores sujeito a uso severo de funcionamento, fabricados após 2000, não podendo ser utilizados em motores com intervalos de longos de duração (LongLife), ou em motores que exigam outras normas de óleo, que não as suas antecessoras.
Viscosidades SAE mais comuns que PODEM atender a essa norma: 5w40 e 0w30.
No entanto, não quer dizer que todos os modelos de óleo no mercado, nessas viscosidades SAE, atendem à essa norma, por isso, verifique no rótulo antes de comprar, se aquele lubrificante atende à norma do motor do seu carro. Isso vale para todas as normas que citarmos a seguir.
Aplicações:
Motores TSi EA888 (Fusca, Golf, Jetta, Passat, Tiguan) até 2017
Motores V6 EA390 (Tiguan, Touareg, Passat) até 2017
Motores V8 EA824 (Touareg) até 2017
Motores TSi EA211 (Golf e Jetta) até 2016
Motores aspirados EA111 e EA113 (Linha Gol, Fox, Polo, Golf, Jetta) até 2013
VW 503.00 (Gasolina e/ou Etanol)
Óleo para motores com grandes intervalos de troca (LongLife), mais raro de encontrar no mercado. Foi sucedida para norma VW 504.00, em 2018.
Viscosidades SAE mais comuns: 0w30 e 5w30
VW 503.01 (Gasolina e/ou Etanol)
Mais comum na linha Audi, aplicado em motores com intervalos variáveis de troca, podendo chegar até a 30 mil km ou 2 anos. Alguns exemplos de veículos que utilizam esse óleo são os RS4, TT, S3 e A8 com motor V12 6.0, que geram potência acima de 180hp. Essa norma também foi posteriormente substituída pela VW 504.00.
VW 504.00 (Gasolina e/ou Etanol)
Sucessora das normas VW 502.00, VW 503.00 e VW 503.01 e são adequados para motores que atendem às exigências dos padrões de emissões Euro IV e posteriores. Indicado para motores com grandes intervalos entre trocas de óleo (LongLife). Também, popularmente conhecido como óleo LongLife III.
Viscosidades SAE mais comuns: 0w30 e 5w30
Aplicações:
Amarok V6 EA897 (2018 em diante)
VW 508.00 / VW 509.00 (Gasolina e/ou Etanol ou Diesel)
É conhecido como “óleo VW azul”, dada sua coloração característica e é aplicado nos motores da nova geração e mais recente da VW e atende tanto motores do ciclo Otto quanto diesel. Também conhecido como óleo “LongLife IV”, essa é uma especificação mista, que atende tanto motores ciclo Otto quanto Diesel.
O óleo que atende à essa norma é caracterizado por apresentar um baixo atrito hidrodinâmico, especialmente na fase fria, além de excepcionais propriedades lubrificantes, altos níveis de resistência ao desgaste, à altas temperaturas e à oxidação.
Reduz também a formação de depósitos, ou famosa “borra”, se comparado com óleo de classificação anterior. Tudo isso, promove em conjunto uma redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes.
Os primeiros motores a exigirem esse óleo foram colocados em linha em 2015.
Viscosidades SAE mais comuns: 0w20
Aplicações:
Motores 2.0 TFSi 190cv gasolina, linha VW e Audi.
Motores 3.0 TDi 217 diesel
VW 508.88 / VW 509.99 (Gasolina e/ou Etanol ou Diesel)
A última especificação em óleo lubrificante para esse grupo de motores, garantindo máxima proteção e durabilidade sob quaisquer condições de temperatura e qualidade de combustível, acompanhando a evolução construtiva dos novos motores, vindo para substituir a VW 502.00, aplicável tanto à linha de motores do ciclo Otto quanto Diesel.
Viscosidades SAE mais comuns: 5w40
Aplicações:
Motores TSi EA888 (Fusca, Golf, Jetta, Passat, Tiguan) à partir de 2018
Motores V6 EA390 (Tiguan, Touareg, Passat) à partir de 2018
Motores V8 EA824 (Touareg) à partir de 2018
Motores TSi EA211 (Golf e Jetta) à partir de 2017
Motores aspirados EA111 e EA113 (Linha Gol, Fox, Polo, Golf, Jetta) à partir de 2014
VW 507.00 (Diesel)
Óleo com baixo teor de cinzas e enxofre (ACEA C3), adequados para norma Euro IV e posteriores. Aplicável a quase todos os motores diesel VAG a partir de 2000 com intervalos de manutenção do tipo “LongLife”, que usam bombas injetoras convencionais, sistema “common-rail” ou com bomba-injetor.
Exclui os motores V10, R5 e veículos comerciais VW sem DPF, que é o filtro de partículas diesel. Para esses, a norma correta é a VW 506.01.
Viscosidades SAE mais comuns: 0w30
Aplicações:
Amarok 2.0 TDi EA189 (2014 em diante)
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