Novo Celta 2025: a maior Fake News Automotiva dos Ăltimos Tempos
- Paulo Silva
- 9 de abr.
- 3 min de leitura

Nos Ășltimos meses, a internet foi tomada por uma enxurrada de publicaçÔes alegando que a Chevrolet estaria prestes a relançar um novo Celta no Brasil, agora na versĂŁo 2025. A notĂcia, que rapidamente viralizou em redes sociais e grupos automotivos, se espalhou como verdade, levando muitos entusiastas a acreditarem que a marca traria de volta um dos hatchbacks mais populares do paĂs. No entanto, essa informação nĂŁo passa de uma "Fake News". O suposto "novo Celta" nada mais Ă© do que o Chevrolet Aveo, um modelo vendido no MĂ©xico e em outros mercados emergentes, sem qualquer previsĂŁo de chegada ao Brasil, muito menos sob o nome Celta.
O Chevrolet Aveo, que gerou toda essa confusĂŁo, Ă© um hatch compacto desenvolvido para mercados onde a demanda por veĂculos acessĂveis ainda Ă© significativa. Ele apresenta um design moderno, com farĂłis afilados e uma grade frontal que segue a identidade visual global da Chevrolet.

No site oficial da Chevrolet do MĂ©xico, o modelo Ă© comercializado partindo do valor de 279.900,00 pesos mexicanos, o que numa conversĂŁo direta, custa em torno de R$ 78.700,00. A tĂtulo de curiosidade, um Chevrolet Onix Plus (lĂĄ nĂŁo tem disponĂvel a versĂŁo hatch) parte dos 292.900,00 pesos, o que convertendo, dĂĄ R$ 82.400,00. No site da Chevrolet do Brasil, o mesmo sedan parte dos R$ 105.490,00.
Mas voltando ao Aveo, este não tem qualquer relação com o antigo Celta brasileiro, nem em plataforma, nem em motorização. Enquanto o Celta foi um projeto baseado no Corsa da década de 90, o Aveo atual compartilha elementos com outros compactos globais da General Motors, sendo voltado para mercados com regulamentaçÔes e necessidades diferentes das do Brasil.

LĂĄ, ele usa um motor 1.5 de 4 cilindros, aspirado, de 99 cv de potĂȘncia e 14,5 kgfm de torque, apenas suficiente para os seus 1120 kg de peso em ordem de marcha. Equipado com cĂąmbio manual de 6 marchas nas versĂ”es de entrada LT e Black Edition, enquanto a top de linha LT Plus vem com uma transmissĂŁo automĂĄtica CVT. O porta-malas de 304 litros de capacidade Ă© mediano para a categoria.
Mas a propagação desse boato se deve, em grande parte, ao desejo dos consumidores brasileiros por carros acessĂveis e econĂŽmicos, como era o Celta. Com a alta dos preços no setor automotivo, a possibilidade de um hatch compacto e barato ressurge como um anseio entre os motoristas. No entanto, a Chevrolet ainda nĂŁo deu qualquer sinal de que pretende reviver o Celta, uma vez que sua estratĂ©gia atual estĂĄ focada em SUVs e na eletrificação da linha, deixando de lado os compactos populares como o Celta e o Prisma, que jĂĄ foram sucessos de vendas no passado.

Outro fator que contribuiu para a disseminação do mito foi o uso de imagens do Aveo em publicaçÔes sensacionalistas, muitas delas sem qualquer fonte oficial. Algumas renderizaçÔes e montagens foram criadas para sugerir que o carro estaria prestes a ser lançado no Brasil, o que apenas reforçou a confusão.
Claro que, tudo Ă© possĂvel, mas tendo em vista o posicionamento de mercado da Chevrolet e de outras montadoras do mercado brasileiro, a tendĂȘncia Ă© que veremos cada vez menos modelos de entrada, de baixo custo, sendo oferecidos para o consumidor pessoa fĂsica, sendo de fato, mais comercializados apenas como vendas diretas, para empresas que demandam grande volume, como as locadoras, por exemplo.

Para aqueles que ainda tĂȘm esperança de um carro acessĂvel da Chevrolet no Brasil, o mais prĂłximo dessa realidade seria um modelo de entrada baseado no Onix, mas atĂ© o momento, nĂŁo hĂĄ qualquer confirmação sobre isso. Por enquanto, o Aveo segue sendo uma opção interessante no mercado mexicano, sem qualquer relação oficial com o antigo Celta.
Mas e vocĂȘ? Lembra de alguma outra Fake News automotiva que enganou todo mundo?
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