top of page
BANNER EBOOK - COMO AVALIAR UM CARRO USADO - O GUIA COMPLETO VERSÃO ATUALIZADA 2.0 - BATE-PAPO AUTOMOTIVO

Novo Celta 2025: a maior Fake News Automotiva dos Últimos Tempos

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 9 de abr.
  • 3 min de leitura

chverolet aveo novo celta 2025 frente


Nos Ășltimos meses, a internet foi tomada por uma enxurrada de publicaçÔes alegando que a Chevrolet estaria prestes a relançar um novo Celta no Brasil, agora na versĂŁo 2025. A notĂ­cia, que rapidamente viralizou em redes sociais e grupos automotivos, se espalhou como verdade, levando muitos entusiastas a acreditarem que a marca traria de volta um dos hatchbacks mais populares do paĂ­s. No entanto, essa informação nĂŁo passa de uma "Fake News". O suposto "novo Celta" nada mais Ă© do que o Chevrolet Aveo, um modelo vendido no MĂ©xico e em outros mercados emergentes, sem qualquer previsĂŁo de chegada ao Brasil, muito menos sob o nome Celta.


O Chevrolet Aveo, que gerou toda essa confusĂŁo, Ă© um hatch compacto desenvolvido para mercados onde a demanda por veĂ­culos acessĂ­veis ainda Ă© significativa. Ele apresenta um design moderno, com farĂłis afilados e uma grade frontal que segue a identidade visual global da Chevrolet.


chverolet aveo novo celta 2025 lateral

No site oficial da Chevrolet do México, o modelo é comercializado partindo do valor de 279.900,00 pesos mexicanos, o que numa conversão direta, custa em torno de R$ 78.700,00. A título de curiosidade, um Chevrolet Onix Plus (lå não tem disponível a versão hatch) parte dos 292.900,00 pesos, o que convertendo, då R$ 82.400,00. No site da Chevrolet do Brasil, o mesmo sedan parte dos R$ 105.490,00.



Mas voltando ao Aveo, este não tem qualquer relação com o antigo Celta brasileiro, nem em plataforma, nem em motorização. Enquanto o Celta foi um projeto baseado no Corsa da década de 90, o Aveo atual compartilha elementos com outros compactos globais da General Motors, sendo voltado para mercados com regulamentaçÔes e necessidades diferentes das do Brasil.


chverolet aveo novo celta 2025 motor

LĂĄ, ele usa um motor 1.5 de 4 cilindros, aspirado, de 99 cv de potĂȘncia e 14,5 kgfm de torque, apenas suficiente para os seus 1120 kg de peso em ordem de marcha. Equipado com cĂąmbio manual de 6 marchas nas versĂ”es de entrada LT e Black Edition, enquanto a top de linha LT Plus vem com uma transmissĂŁo automĂĄtica CVT. O porta-malas de 304 litros de capacidade Ă© mediano para a categoria.


Mas a propagação desse boato se deve, em grande parte, ao desejo dos consumidores brasileiros por carros acessíveis e econÎmicos, como era o Celta. Com a alta dos preços no setor automotivo, a possibilidade de um hatch compacto e barato ressurge como um anseio entre os motoristas. No entanto, a Chevrolet ainda não deu qualquer sinal de que pretende reviver o Celta, uma vez que sua estratégia atual estå focada em SUVs e na eletrificação da linha, deixando de lado os compactos populares como o Celta e o Prisma, que jå foram sucessos de vendas no passado.


chverolet aveo novo celta 2025 traseira


Outro fator que contribuiu para a disseminação do mito foi o uso de imagens do Aveo em publicaçÔes sensacionalistas, muitas delas sem qualquer fonte oficial. Algumas renderizaçÔes e montagens foram criadas para sugerir que o carro estaria prestes a ser lançado no Brasil, o que apenas reforçou a confusão.


Claro que, tudo Ă© possĂ­vel, mas tendo em vista o posicionamento de mercado da Chevrolet e de outras montadoras do mercado brasileiro, a tendĂȘncia Ă© que veremos cada vez menos modelos de entrada, de baixo custo, sendo oferecidos para o consumidor pessoa fĂ­sica, sendo de fato, mais comercializados apenas como vendas diretas, para empresas que demandam grande volume, como as locadoras, por exemplo.


chverolet aveo novo celta 2025 interior

Para aqueles que ainda tĂȘm esperança de um carro acessĂ­vel da Chevrolet no Brasil, o mais prĂłximo dessa realidade seria um modelo de entrada baseado no Onix, mas atĂ© o momento, nĂŁo hĂĄ qualquer confirmação sobre isso. Por enquanto, o Aveo segue sendo uma opção interessante no mercado mexicano, sem qualquer relação oficial com o antigo Celta.


Mas e vocĂȘ? Lembra de alguma outra Fake News automotiva que enganou todo mundo?

COMENTE ABAIXO!!!



BANNER EBOOK - ÓLEO DE MOTOR - O GUIA COMPLETO - BATE-PAPO AUTOMOTIVO
bottom of page