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Foto do escritorPaulo Silva

Motor Audi EA855 EVO: Engenharia Avançada nos Audi RS3, RSQ3 e TTRS

Atualizado: há 5 dias

motor audi ea855 evo tfsi fsi 5cc

A Audi sempre foi referência em engenharia de propulsores de alta performance, e o motor EA855 EVO é um dos mais importantes dessa trajetória. Com base em décadas de inovação, o motor 2.5 R5 TFSI desta série é uma evolução que combina potência, eficiência e tecnologia de ponta, o que rendeu inclusive, o prêmio do "International Engine of the Year" (motor do ano internacional, do inglês) por 9 anos consecutivos, entre 2010 e 2018, na categoria 2.0 a 2.5 litros.


Características do Projeto


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O EA855 EVO é um motor de 5 cilindros em linha com 2.5 litros de cilindrada, projetado para entregar performance excepcional sem sacrificar a eficiência. Entre suas características principais destacam-se:


  • Bloco de alumínio: O uso de liga ALSi7Mg0.3 reduz o peso em relação aos projetos anteriores, mantendo alta resistência estrutural enquanto se torna mais eficiente na troca térmica com o líquido de arrefecimento;

  • Duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) com variador de fase em ambos: Melhor controle de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape;

  • Acelerador eletrônico (EPC): Mais eficiência na abertura da borboleta de aceleração, com filtragem para vibrações e redução de emissões;

  • Sistema de injeção dupla (MPI/FSI): Com injeção direta (FSI) operando a pressões de até 250 bar e injeção multiponto (MPI) em baixa pressão, o motor combina eficiência em diferentes regimes de operação, resultando em menor consumo de combustível e emissões reduzidas;

  • Bobinas de ignição individuais: Melhor controle da geração de alta tensão;

  • Sincronismo por corrente: Maior confiabilidade com baixa emissão de ruídos, uma vez que esse sistema é montado na parte traseira do motor, composto por duas correntes, cinco polias, seis guias e dois tensores de amortecimento hidráulico.

  • Correia de acessórios única Poly-V: Menor complexidade de manutenção, sendo movida pela polia do eixo virabrequim, para acionar o compressor do ar condicionado, alternador e bomba do líquido de arrefecimento, com uma tensão adequada, garantida por uma polia tensora ajustável e outra polia fixa.


Redução de Peso e Atrito

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O EA855 EVO apresenta uma redução significativa de peso em relação ao seu antecessor, que é de aproximadamente 26 kg, graças a inovações como:


  • Cárter superior em magnésio: Leve e resistente, contribui para a redução de peso e melhora o centro de gravidade do motor;

  • Virabrequim mais leve: A redução no diâmetro dos mancais de 58 para 52 mm foi possível com o uso de liga de aço forjado e temperado (42CrMoS4), além das perfurações em pontos estratégicos, que são aspectos essenciais para promover uma redução de 1,5 kg em relação à projetos anteriores;

  • Superfícies de baixa fricção: Camadas poliméricas nos mancais do virabrequim e saias dos pistões minimizam atrito e aumentam a durabilidade.

  • Bielas forjadas e craqueladas: Maior resistência mecânica e precisão de montagem, o que permite o uso de um componente mais leve.


Turbocompressor


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O motor EA855 EVO utiliza um turbocompressor avançado, capaz de suportar temperaturas de escapamento de até 1.000 ºC, com uma pressão de até 1,35 bar, controlada pela válvula wastgate. Para isso, o sistema conta com um projeto otimizado de carcaça da turbina, para reduzir as perdas de pressão, melhorando a resposta em baixa rotação. O catalisador montado próximo à turbina reduz o tempo de ativação e de fase fria.


Além disso, a montagem de flange ajustável compensa as expansões térmicas, bem como conta com um fornecimento de óleo lubrificante e controle de temperatura pelo líquido de arrefecimento, garantindo a longevidade do conjunto turbo.


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Admissão de Ar e Intercooler


A admissão do EA855 EVO conta com um coletor de admissão bipartido, fabricado em liga de alumínio fundido, com flaps internos para controlar o fluxo de ar por dois caminhos possíveis, otimizando a formação da mistura ar-combustível. Neste componente também são instalados os injetores de combustível do sistema de baixa pressão (MPI).


Localizado na frente do veículo, o intercooler ar-ar utiliza o fluxo de ar ambiente para resfriar a carga comprimida, melhorando a densidade do ar admitido.


Exaustão


Composto por tubulação dupla logo após a saída do catalisador, seguindo dessa forma até o silenciador traseiro. Ao longo de cada uma dessas tubulações, segue dois silenciadores e mais um catalisador secundário.


Cada uma das duas saídas do silenciador traseiro é montada com uma válvula de controle de fluxo, que são abertas automaticamente à medida em que a rotação do motor aumenta. O motorista também pode controlar essa abertura através de um botão no console central, deixando o ronco do motor mais encorpado.


Gerenciamento de Válvulas Audi Valvelift (AVS)


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Pela primeira vez em um motor de 5 cilindros, o sistema AVS foi implementado no lado do escape, melhorando a eficiência de torque e resposta em diferentes cargas, através da mudança da profundidade de abertura das respectivas válvulas.


A mudança de comportamento do motor ocorre por volta dos 3800 RPM, desde que a pressão média da câmara de combustão esteja acima dos 11 bar, sendo que cada eixo de comando possui uma polia variável em sua extremidade, que muda também a duração de abertura, como segue abaixo:


  • Duas durações de evento: Permite alternar entre duração de 200° para eficiência em baixa carga e 270° para potência em alta carga;

  • Variação de fase das árvores de comando: Até 50° no lado de admissão e 42° no lado de escape, otimizando o fluxo de gases.


Arrefecimento


A Audi utiliza todo um sistema de gerenciamento térmico (ITM) neste EA855 EVO, para garantir que a temperatura ideal de funcionamento seja atingida no menor tempo possível, bem como a sua manutenção em todas as condições de exigência e funcionamento.


Para isso, o arrefecimento deste motor conta com uma bomba ativa, que é "pilotada" por um atuador à vácuo, que inibe seu funcionamento durante a partida e fase fria, mais especificamente entre as temperaturas de -16 e 60 ºC.


O monitoramento preciso da temperatura ambiente e do fluido de arrefecimento é feito por dois sensores, um fixado ao bloco do motor e outro à saída do fluxo de arrefecimento, na traseira do motor, que enviam o sinal para o módulo de controle (ECM) executar a melhor estratégia de pilotagem da bomba e de acionamento das eletroválvulas de controle de fluxo para o motor e para o trocador de calor com o óleo.


Além disso, o EA855 EVO possui uma bomba elétrica auxiliar para resfriar a turbina após o desligamento do motor, protegendo componentes e prolongando a vida útil, atuando por, no máximo 10 minutos. Para auxiliar, em conjunto ou separado, o eletroventilador pode ser acionado à 45% da sua velocidade máxima.


Alimentação de Combustível


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O EA855 EVO utiliza um sistema combinado de injeção direta (FSI) e multiponto (MPI) para atender aos rigorosos padrões de emissões e entregar alta potência:


  • FSI: Injeção direta em alta pressão (até 250 bar) diretamente nas câmaras de combustão, otimizada para cargas elevadas, com tensão de operação em 65V;

  • MPI: Injeção multiponto a baixa pressão (até 7 bar), integrada ao coletor de admissão, utilizada em cargas leves e médias para melhorar a atomização e reduzir partículas, com tensão de operação em 12V.


Além disso, o sistema opera em diferentes modos de injeção, dependendo das condições de operação:


  • Partida a frio (abaixo de 45 ºC): Injeção dual-phase (FSI) durante a compressão;

  • Após fase fria (acima de 45 ºC): Injeção single-phase (FSI) durante a compressão;

  • Aquecimento: Combinação de 95% FSI e 5% MPI para altas cargas;

  • Modo de emergência (acima de 30 ºC): Combinação de 50% FSI e 50% MPI para baixas cargas e flaps da admissão fechados, quando próximo à marcha-lenta;


Lubrificação


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Composto por uma bomba de alta vazão que pode chegar aos 7200 RPM, tem seu projeto de rotor ajustável, com válvula de alívio para abertura aos 10 bar, para garantir entrega de óleo suficiente sem exceder pressões críticas.


O sistema de lubrificação também conta com sensores de baixa pressão e temperatura crítica, pra preservar a vida útil do motor, bem como um radiador de óleo refrigerado pelo líquido de arrefecimento.


Sistema de Gerenciamento Eletrônico


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O gerenciamento eletrônico do motor EA855 EVO é centralizado na unidade Bosch MED 17.01.62, que coordena todos os sistemas, desde a ignição até o controle de emissões. Os principais sensores incluem:


  • Fluxo, temperatura e pressão do ar da admissão, além da posição dos flaps do coletor de geometria variável;

  • Velocidade e temperatura do motor;

  • Posição da válvula do acelerador eletrônico (borboleta) e do pedal de acionamento;

  • Posição dos eixos comandos de válvulas e do eixo intermediário de contra-balanço do motor;

  • Interruptor de luz de freio;

  • Detonação (2);

  • Pressão e nível de óleo lubrificante;

  • Temperatura do líquido de arrefecimento do motor;

  • Sondas lambda pré e pós-catalisador;

  • Pressão e nível de combustível no tanque;

  • Sinal adicional do controlador de velocidade.


Bem como os principais atuadores:


  • Injetores de combustível de baixa (MPI) e alta pressão (FSI);

  • Bobinas de ignição;

  • Relés de alimentação elétrica para o motor;

  • Válvula do acelerador eletrônico (EPC);

  • Flaps do coletor de admissão;

  • Válvulas de recirculação e wastgate do turbocompressor;

  • Válvula de controle de purga do cânister;

  • Válvula de ventilação do cárter;

  • Ajuste de posição das polias variáveis dos comandos de válvulas;

  • Atuadores de levante das válvulas de escape (AVS);

  • Válvula eletrônica de controle de fluxo do líquido de arrefecimento;

  • Bomba elétrica auxiliar de arrefecimento pós-desligamento;

  • Bomba principal do líquido de arrefecimento pilotada;

  • Eletroventiladores (2);

  • Sensores de oxigênio (2);

  • Relés de partida (2).


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Especificações Técnicas e Manutenção Preventiva


  • Óleo lubrificante recomendado: SAE 5w30 conforme norma VW 502.00 ou VW 504.00;

  • Capacidade de óleo incluindo filtro: 7,1 litros;

  • Prazo de troca de óleo: 15 mil km (10 mil mi) ou 1 ano, o que ocorrer primeiro;

  • Prazo de troca do filtro de ar do motor: 90 mil km (60 mil mi);

  • Velas de ignição: 90 mil km (60 mil mi) ou 6 anos, o que ocorrer primeiro;

  • Filtro de combustível, correia poly-V e corrente de sincronismo: Não há prazo de troca determinado.


Números de Desempenho

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  • Código do motor: DAZA;

  • Construção: 5 cilindros em linha;

  • Número de válvulas por cilindro: 4;

  • Diâmetro x Curso: 82,5 x 92,8 mm;

  • Cilindrada: 2480 cc;

  • Ordem de ignição: 1-2-4-5-3;

  • Combustível: gasolina premium sem chumbo;

  • Potência máxima: 405 cv entre 5850 e 7000 rpm;

  • Torque máximo: 48,9 kgfm entre 1700 e 5850 rpm;

  • Relação de compressão: 10:1;

  • Peso do motor: 160 kg;

  • Padrão de emissões: LEV3 / Tier 3


Conclusão


O motor EA855 EVO é uma obra-prima de engenharia que combina tradição e inovação. Sua sonoridade distinta, típica dos motores de cinco cilindros da Audi, somada ao desempenho de alto nível, tornam o RS3, RSQ3 e o TTRS ícones de performance em suas categorias. Este motor reafirma o compromisso da Audi em entregar tecnologias de ponta, proporcionando aos motoristas uma experiência de condução emocionante e eficiente.



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