Este é um levantamento completo de todos os custos envolvendo a aquisição e manutenção de um Volkswagen T-Cross Highline 2025, que acabou de passar por um facelift para se se manter firme no mercado dos SUV`s compactos por mais alguns anos.
Custos de compra e emplacamento
Para este exemplo, a versão em análise será a top de linha Highline, com motor 1.4 16v turbo, comercialmente conhecido como 250TSi, e câmbio automático de 6 velocidades, sendo que todos os preços foram cotados em Outubro de 2024.
Preço no site VW - R$ 180.6990,00
Preço Tabela FIPE (Código 005508-5) - R$ 175.847,00
Tarifa primeiro emplacamento - R$ 258,71 (Detran MG)
Placas Mercosul - R$ 300,00 (preços médios em MG)
IPVA integral (4% MG) - R$ 7.033,88, Mas considerando a compra desse veículo no mês de outubro de 2024, o IPVA será cobrado no valor proporcional aos meses do ano que faltam, então: IPVA total / 12 * 3 = R$ 1.758,47
Licenciamento (no ato do emplacamento) - R$ 39,36 (Detran MG)
Seguro (estimativa média de 5% do valor da FIPE) - R$ 8.792,35
Dessa forma, o valor total a ser pago, no ato da compra, envolvendo a soma do preço do site, emplacamento, placas, IPVA proporcional, taxa de licenciamento e possível seguro, caso queira fazer, fica em R$ 191.838,89.
Documentos e despesas anuais
Para manter um veículo desse totalmente regularizado para rodas nas ruas, é necessário pagar as taxas de IPVA (considerando agora o valor total para 12 meses) e licenciamento, mas aqui também vamos considerar um seguro, uma vez que se trata de uma despesa anual.
Os valores que já foram definidos anteriormente, somam uma despesa total anual de R$ 15.865,59, ou R$ 1.322,13 por mês, que você deve separar no seu orçamento, para não ter sustos.
Custos de revisões e garantia
De acordo com o divulgado pela montadora, a garantia para o T-Cross é de 3 anos, sendo que, para manter essa garantia de fábrica, o proprietário deve seguir o plano de revisões obrigatórias, a serem realizadas uma vez por ano ou a cada 10 mil km, o que ocorrer primeiro.
É importante dizer que, durante a apuração dos valores para esta matéria, a Volkswagen estava oferecendo uma oferta que consiste nas três primeiras revisões gratuitas. Dependendo da data que você estiver lendo isso, pode ser que os valores (cotados para a cidade de Belo Horizonte-MG em 31/10/2024) tenham mudado.
Para saber quanto um proprietário vai gastar ao longo do período de garantia, vamos imaginar que o dono use o veículo pelos 3 anos do período de garantia e, considerando pelo menos dois cenários de uso.
CENÁRIO 1 - Considerando que o veículo seja utilizado por uma média de 10 mil km por ano ou menos, as revisões serão feitas por tempo, ou seja, uma por ano. Sendo assim deverão ser feitas as 3 primeiras revisões, que serão gratuitas, de acordo com oferta atual da montadora.
CENÁRIO 2 - Considerando agora uma média de 20 mil km rodados por ano ou mais, as revisões serão feitas por quilometragem, ou seja, uma cada 6 meses. Dessa forma, deverão ser feitas as 6 primeiras revisões que compõem o plano de manutenção obrigatória, sendo o custo total no período de R$ 3.291,96, ou uma média anual de R$ 1.097,32, ou ainda, uma média mensal de R$ 91,44.
Custos de abastecimento
Para saber quanto você vai gastar com combustível, em média, no mês, primeiro devemos identificar o custo médio do litro de gasolina no Brasil, que conforme o site da Petrobras, é de R$ 6,11.
Sendo a capacidade total do tanque de combustível do T-Cross de 49 litros, o custo total do tanque cheio será de R$ 299,39.
Conforme o Inmetro, a classificação de eficiência Energética do T-Cross Highline 2025, é de índice “B”, um dos melhores, considerando o ciclo PBEV. Ainda conforme testes obtidos sob condições controladas, os dados de consumo médio e autonomia seguem abaixo:
Consumo médio cidade: 8,1 / 11,7 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio estrada: 9,8 / 14,0 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média cidade: 397 / 573 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média estrada: 480 / 686 km (Etanol / Gasolina)
Lembrando que o consumo real assim como a autonomia, podem variar de acordo com a sua forma de guiar, condições do trânsito, ou o relevo do trajeto a ser percorrido.
Assim sendo, vamos considerar que um condutor deste veículo, o utilize tanto para se deslocar no trânsito urbano, quanto para fazer algumas viagens, sendo um circuito misto de 50% cidade e 50% estrada.
Dessa forma, o consumo médio teórico nesse tipo de trajeto, seria de 12,85 km/l, utilizando gasolina.
Se este condutor dirige uma média de 1000 km/mês, ele vai gastar 77,82 litros de gasolina, o que dá um custo médio mensal de R$ 475,49 com combustível.
Podemos também fazer o cálculo do custo do quilômetro rodado, dividindo este valor total mensal, por 1000, resultando em R$ 0,47/km, o que está na média comparado a vários outros veículos com motores à combustão, de mesmo porte.
Apenas a título de comparação, um veículo elétrico apresenta um custo médio por quilômetro rodado entre R$ 0,11 e 0,15, como já foi calculado neste artigo completo sobre este tipo de carro, sendo algo a se pensar e calcular bem quando for escolher seu próximo carro novo.
Em resumo, o T-Cross 2025 entrega boa confiabilidade mecânica e excelente desempenho, uma vez que vem equipado com o motor 250 TSi de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, em qualquer proporção de combustível, com essa "mesa" de torque toda disponível já aos 1500 RPM.
Toda essa força chega aos pneus 205/55/R17 por meio da ótima transmissão automática convencional AQ250, de 6 velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca ou nas aletas atrás do volante, sempre suaves e sem trancos, graças ao acoplamento ao motor por meio de um conversor de torque.
Em sua versão top de linha Highline, entrega itens de série como ar condicionado digital Climatronic, faróis full led com luzes de rodagem diurna, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, integrada com a central multimídia VW Play touchscreen de 10,1 polegadas, rodas de liga leve aro 17, sensor de chuva, controlador de velocidade adaptativo, dentre vários outros.
Em espaço interno, garante bom nível de conforto com uma distância entre-eixos de 2,65 m por uma largura de 1,76 m, sem falar na boa altura do solo de 190 mm para vencer lombadas altas e rampas de shopping sem problemas. No entanto, o porta-malas de 373 litros de capacidade é limitado quando se deseja levar bagagens de 4 a 5 ocupantes.
O acabamento interno não é dos melhores, sendo o painel todo revestido em plástico rígido, de textura até agradável, porém susceptível a apresentar ruídos com certa facilidade, sem falar nas rebarbas que são comuns, onde há o corte da peça.
Além disso, o estepe vem nas medidas 195/65/R15, que são diferentes dos pneus principais, exigindo uma condução mais atenta e em menor velocidade, uma vez que o comportamento dinâmico pode mudar bastante, caso o esteja utilizando.
Mas ainda assim, este SUV compacto é um dos veículos mais vendidos do mercado, ficando em terceiro lugar no ranking de setembro de 2024, com 8.543 unidades emplacadas, à frente de modelos mais baratos como Fiat Argo, Hyundai HB20, Chevrolet Tracker e até mesmo do Fiat Mobi, um dos mais acessíveis à venda hoje.
Em preço, como já vimos, o T-Cross Highline está anunciado no site da VW por R$ 180.690,00, acima dos R$ 177.990,00 pedidos pela Chevrolet na Tracker Premier, dos R$ 164.990,00 do Fiat Fastback Limited Edition, ou até mesmo dos R$ 172.690,00 pedidos pela Hyundai no recém-lançado Creta Platinum.
Mas e você? Qual desses compraria?
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