
O novo Volkswagen Tera 2026, que tem data de apresentação prevista para 2 de março de 2025, durante o carnaval, vem para se posicionar como a opção de SUV compacto mais barato da montadora.
Essa proposta atende ao consumidor que tem dinheiro para comprar um Polo top de linha, mas prefere um modelo que passe uma maior sensação de robustez e imponência no trânsito.
Dessa forma, o Tera posiciona-se estrategicamente entre o Polo top de linha e um Nivus de entrada, com preços estimados entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.

Fabricado na planta de Taubaté-SP, o design do Tera reflete uma identidade visual própria e contemporânea, evidenciada pelos faróis afilados e pela grade estreita. Os faróis em LED, com DRL dividido em duas partes, somam modernidade, enquanto as lanternas traseiras escurecidas, conectadas por uma régua na tampa do porta-malas, realçam a estética refinada e mais alinhada com outros modelos da marca, como o próprio Nivus e o T-Cross.
As nomenclaturas para as versões, vão seguir o padrão usado pelo aposentado Up!, como "Take", "Move" e "High", podendo contar até com rodas de 17 polegadas como opcional, reforçando o caráter esportivo e robusto do modelo.

No interior, ainda não se tem muitas informações, mas a previsão é que ele venha equipado com o quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e opção de central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, com espelhamento sem fio.
Os materiais de revestimentos devem seguir o padrão de plásticos rígidos utilizados no Polo e Nivus, o que sempre é um ponto de reclamação de vários usuários (a não ser que a montadora resolva inovar nesse quesito, depois de muitos anos).
Sob o capô, incialmente o Tera oferecerá duas opções de motorização 3 cilindros: o MPi aspirado de 84 cv e o 170TSi turbo de 116 cv, com possibilidade de futura implementação de um sistema híbrido leve 12V, similar ao utilizado em modelos como os Fiat Pulse e Fastback.
As opções de transmissão seguem a lógica de outros modelos da gama, com câmbio manual para as versões de entrada e opção por um automático de seis marchas nas versões intermediárias e top de linha.

A base do veículo é a plataforma MQB A0, a mesma do Polo, que confere estabilidade e segurança exemplares, com dimensões estimadas de 4,10 m de comprimento por 2,56 m de entre-eixos. Essa configuração indica um espaço interno traseiro semelhante ao Polo, porém em altura devemos ver uma maior diferença para o hatch, o que é fundamental para o Tera ser caracterizado como um bom SUV.
A previsão para o início das vendas é de ser ainda no primeiro semestre de 2025, sendo considerado um modelo mais requintado frente ao Polo, que deve perder cada vez mais equipamentos e refinamento, para se tornar uma opção ainda mais de entrada, com foco em vendas para pessoa jurídica.
Mas e você? Planeja comprar um Volkswagen Tera? Comente abaixo!!!
留言