Volkswagen TERA | O "novo Gol"?
- Bate-papo Automotivo
- 28 de mai.
- 3 min de leitura

O Volkswagen Tera chega ao mercado com a proposta de ser o novo compacto de entrada da montadora, com preço partindo dos R$ 99.990,00.
Por esse preço, você leva a versão de entrada MPi, com motor 1.0 3 cilindros aspirado de 84 cv de potência e câmbio manual de 5 marchas.
Acima desta, talvez seja a versão mais divertida de guiar, uma vez que vem equipada com motor 170 TSi de até 116 cv de potência, combinado com o câmbio manual de 5 marchas, por R$ 116.990,00. No entanto, vale ressaltar que, por mais R$ 3 mil, já dá pra levar um VW T-Cross com motor 200 TSi de 128 cv e câmbio automático, o que deixa a pergunta no ar: vale a pena economizar esse valor pra ter um veículo menos espaçoso e com motor de menor desempenho?
Mas para quem busca um Tera automático, a versão mais acessível é a Comfort TSi de R$ 126.990,00, enquanto a High TSi sai por R$ 139.990,00, e a topo de linha High TSi Outfit The Town, está por R$ 142.990,00, com os diferenciais de vir com rodas de 17 polegadas escurecidas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante e acabamento interno exclusivo com logotipos alusivos à essa edição especial.

Todas as versões já contam com seis airbags, faróis full led com luzes de rodagem diurna, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas 4 portas, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, controlador de velocidade com limitador, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas com computador de bordo, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, sensores de pressão dos pneus e estacionamento traseiros, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com volante multifuncional.
Para a TSi manual acrescentam as rodas de aço de 16 polegadas com calotas, frenagem pós-colisão, revestimento em vinil para o volante, dentre outros. Na Comfort, acrescentam rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, controlador de velocidade adaptativo (ACC), aletas de trocas de marcha atrás do volante, start-stop e central multimídia VW Play Connect.
Na topo de linha High, as rodas passam a ser de 17 polegadas, ganha ar condicionado digital automático, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, bancos em vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, faróis e limpadores de pára-brisa com acionamento automático, carregador de celular por indução, dentre outros.
Em design, o Tera estreia uma nova identidade visual, que pode ditar como serão os futuros veículos da montadora, como por exemplo, uma possível "nova Saveiro".

Na dianteira, usa um desenho de linhas mais simples para os faróis, com luzes de rodagem diurna divididas em dois elementos e dispensando os faróis de neblina, uma vez que os faróis principais em led's cumprem bem a função de iluminar a região mais próxima do veículo de forma muito eficiente, mesmo em condições de baixa visibilidade.
A lateral do modelo se destaca pelos pára-lamas traseiros, bem largos para dar um certo "ar de robustez", combinado com os apliques plásticos próximos às caixas das rodas. Por sua vez, a traseira usa lanternas com elementos em led's conectadas por um aplique plástico em preto brilhante (que não se acende, como na T-Cross), que se acendem em posição horizontal para a luz de posição, e na vertical para os freios.
O acabamento interno da versão de entrada segue o padrão de revestimentos de outros modelos da montadora, usando plástico rígido em todo o painel. Da versão TSi manual para cima, já ganha um aplique em tecido no painel, de melhor textura e qualidade.

Além disso, o novo design interno estreia o conceito de central multimídia flutuante, o que já é uma tendência em vários de seus concorrentes, e que tem agradado boa parte dos consumidores.
Na carroceria SUV cupê, que é a "sensação do momento", o Tera tem um porte parecido com o Polo, mas com a suspensão elevada para vencer mais facilmente as lombadas elevadas que temos por aí.
Uma vez montado sobre a mesma plataforma MQB de boa parte dos outros veículos do portfólio, o Tera tem um comprimento de 4,10 m, por uma altura de 1,57 m. O espaço interno traseiro é adequado para a categoria, uma vez que possui uma largura de 1,78 m por uma distância entre-eixos de 2,56 m. O porta-malas tem capacidade para 350 litros, o que chega perto dos 373 litros do T-Cross.

Com certeza, o Tera vai dar trabalho para os concorrentes, que já estão se mexendo para tentar neutralizar o frenesi do seu lançamento. A Fiat, por exemplo, esperou só o lançamento do Volkswagen, para também apresentar seu Pulse reestilizado, agora com opção de câmbio manual combinado com o motor 1.3 Firefly, partindo do preço de R$ 98.990,00.
Mas e você? Compraria um Volkswagen Tera? Comente abaixo!!!
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