Para você que não quer comprar um veículo novo e perder um valor considerável com a desvalorização, já no seu primeiro ano de uso, vamos listar aqui boas opções de compra de carros usados até 200 mil reais, que entreguem uma melhor relação custo-benefício, muitos deles até mesmo ainda dentro do período de garantia.
1 - VOLKSWAGEN JETTA GLi 350TSi flex automatizado - 2022
PREÇO FIPE: R$ 198.506,00
PREÇO NOVO NO SITE DA MONTADORA: R$ 247.290,00
Para quem busca um sedan de porte médio de excelente desempenho, o Jetta GLi pode atender muito bem, equipado com o motor EA888 TSi 2.0 de 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, proporcionando uma ótima relação peso/potência de 6,4 kg/cv.
Retomadas de velocidade sempre rápidas, ainda mais com o câmbio DSG de 7 marchas, com dupla embreagem banhada à óleo, com trocas realizadas na casa dos 0,2 segundos.
A lista de equipamentos conta com itens como direção elétrica, trio elétrico com aquecimento dos espelhos externos, ar condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, memória, refrigeração, aquecimento e ajuste da lombar, além de assistentes de frenagem, partida em rampa, e os alertas de colisão, tráfego cruzado, fadiga e ponto-cego, dentre outros.
A central multimídia conta com leitores USB, SD, conexão Bluetooth, câmera de ré, espelhamento para celular e comandos no volante, mas ainda assim, o Jetta fica devendo alguns "mimos", como saída do ar condicionado para o banco traseiro e porta-luvas, além do rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
O espaço interno é bom, assim como a qualidade dos revestimentos usados em forros de porta, painel central e bancos, sem falar no ótimo porta-malas de 510 litros de capacidade, com banco traseiro rebatível e bipartido.
Além disso, como a Volkswagen costuma dar 3 anos de garantia para os seus veículos, este Jetta 2022 ainda está dentro do período de cobertura oferecido pela montadora, sendo uma grande vantagem em termos de custo-benefício.
2 - TOYOTA SW4 SRV 2.7 16v flex automático 4x2 7 lugares - 2020
PREÇO FIPE: R$ 200.859,00
PREÇO NOVO NO SITE DA MONTADORA: R$ 386.290,00 (Só tem versão diesel)
Uma das escolhas mais seguras, pensando em confiabilidade mecânica e facilidade de revenda, nessa faixa de preço, a SW4 entrega um bom nível de conforto ao rodar, com a possibilidade de levar até 7 ocupantes.
O motor é um 2.7 flex de 159 cv de potência na gasolina e 163 no etanol, não tão suficientes para empurrar os 1880 kg deste SUV de porte médio, mas este versão é para quem não tem muita pressa ao trânsito, e ao mesmo tempo, não quer ter o alto custo de manutenção da versão à diesel (bem mais cara, diga-se de passagem).
Como o Toyota dá 5 anos de garantia para as SW4 fabricadas de 2020 em diante, este modelo escolhido ainda está coberto pela montadora, até o ano que vem, desde que todas as revisões sejam feitas em concessionária autorizada.
O porta-malas conta com 500 litros de capacidade, desde que a última fileira de bancos esteja na sua posição recolhida (de forma inusitada, próximo às colunas C), reduzindo este volume para 120 litros, caso seja necessário utilizar lotação máxima.
O espaço interno é bom, assim como a qualidade do acabamento, mas a lista de equipamentos é razoável, para um veículo de R$ 200 mil, contando com direção hidráulica, trio elétrico completo com rebatimento dos espelhos externos, ar condicionado digital com saída para porta-luvas e banco traseiro, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, chave presencial, 7 airbags, assistente de partida em rampa, dentre mais alguns outros.
Pelo menos já conta com controles de tração e estabilidade, que ajudam a conter o rolar exagerado de carroceria, que as versões anteriores de SW4 e Hilux costumavam apresentar, ficando assim um veículo menos imprevisível quando se exige uma manobra rápida em alta velocidade.
3 - FORD MAVERICK LARIAT FX4 2.0 16v gasolina automático AWD - 2023
PREÇO FIPE: R$ 196.876,00,00
PREÇO NOVO NO SITE DA MONTADORA: R$ 229.500,00
Posicionada em um porte entre uma Fiat Toro e uma Toyota Hilux, a Ford Maverick se destaca pelo ótimo desempenho do motor 2.0 Ecoboost, combinado com um bom câmbio automático de 8 marchas, e tração integral sob demanda, sendo uma ótima escolha para encarar qualquer tipo de terreno.
Sua caçamba tem capacidade de 943 litros, ou 617 kg de carga (só a tampa aberta pode suportar até 250 kg), o que é bom para quem precisa levar muita coisa.
Interior com bom espaço interno traseiro, porém o acabamento ainda usa plástico rígido em algumas superfícies, o que deixa a desejar para uma picape desse preço, mas vem de série com direção elétrica, trio elétrico completo (vidros, travas e retrovisores elétricos), ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, controlador de velocidade, sistema start-stop, 7 airbags, controles de tração e estabilidade, além dos assistentes de partida em rampa, controle de descida e faróis full led com luzes de rodagem diurna.
Mesmo assim, fica devendo o controlador de velocidade adaptativo, retrovisor fotocrômico e alertas de mudança de faixa e ponto-cego, que já estão ficando bem comuns em veículos desse porte, ainda mais em modelos 2024.
Apesar de ser uma picape, usa suspensão independente nas 4 rodas, entregando bom nível de conforto ao rodar, com excelente estabilidade na estrada, sem falar que pode ser uma ótima escolha, pegar um veículo desse com um ano de uso, em torno de R$ 32 mil mais barato que uma nova, em com mais dois anos de garantia pela frente.
4 - PEUGEOT 3008 GRIFFE 1.6 16v flex automático - 2023
PREÇO FIPE: R$ 189.012,00
PREÇO NOVO NO SITE DA MONTADORA: (indisponível no momento, mas futuro lançamento e-3008, tem preço estimado de R$ 287.689,00 em conversão direta, uma vez que na Europa, está sendo vendido a € 46.150,00)
Outra ótima opção de SUV médio, para quem quer um maior nível de tecnologia embarcada, qualidade de acabamento interno e ainda ficar coberto pela garantia de fábrica de 3 anos, por um bom tempo.
O 3008 Griffe parou momentaneamente de ser ofertado no site da Peugeot, que está aguardando o lançamento oficial da sua nova geração, o E-3008 100% elétrico, que deve vir custando bem acima dos aproximados R$ 230 mil que eram pedidos neste 3008 0 km, no ano passado.
Dessa forma, esta pode ser uma boa janela de oportunidade de pegar um veículo por um preço relativamente interessante, com um motor THP de bom desempenho, e já equipado de série com direção elétrica, trio elétrico com rebatimento dos retrovisores externos, ar condicionado digital de duas zonas com saídas para porta-luvas e banco traseiro, park assist, bancos em couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro dianteiro, controlador de velocidade adaptativo com limitador, teto solar panorâmico, tampa traseira motorizada, assistentes de partida em rampa, frenagem, permanência em faixa e de farol alto, dentre vários outros.
Porém, um dos pontos negativos desse veículo vai para o preço dos pneus, que quando exigirem sua substituição, custando em média R$ 1.900,00, cada um!
É também verdade que o 3008 tem um maior potencial de desvalorização futura, bem como uma maior dificuldade de revenda frente à vários de seus concorrentes, mas tirando esses pormenores da frente, esta pode ser uma das melhores escolhas de SUV médio até R$ 200 mil, pensando em custo-benefício.
5 - BMW 320i SPORT GP 2.0 16v gasolina automático - 2020
PREÇO FIPE: R$ 197.752,00
PREÇO NOVO NO SITE DA MONTADORA: R$ 322.950,00
Para quem busca uma maior esportividade em um veículo premium, a 320i pode ser uma boa opção de compra, apesar de este ser um exemplo de veículo que já está fora do período de garantia de 2 anos oferecido pela montadora alemã, sendo necessário uma atenção extra com o histórico de manutenções preventivas realizadas pelo dono(s) anterior(es).
O motor 2.0 turbo de injeção direta entrega 184 cv de potência com 30,6 kgfm de torque, já aos 1350 RPM, o que é ótimo para retomadas de velocidade já logo acima da marcha lenta, combinando com um câmbio automático de 8 marchas da ZF, uma das mais renomadas em transmissões automáticas.
A qualidade do acabamento interno é excelente, assim como o espaço interno traseiro, mas o porta-malas deste sedan médio é relativamente pequeno, de 356 litros (poderia ser menor ainda se não fosse o estepe de uso temporário).
Nessa versão Sport GP, vem de série com direção de assistência eletro-hidráulica, trio elétrico completo com rebatimento dos espelhos externos, ar condicionado digital de três zonas (saída dos bancos traseiros com ajuste individual de temperatura), controlador de velocidade com limitador, bancos em couro com ajustes elétricos para os dois dianteiros, teto solar elétrico, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, além de sensor de pressão dos pneus, e assistentes de partida em rampa e permanência em faixa.
Claro que é outro veículo que exige uma maior paciência na hora de revender, mas para quem não se importa muito com isso, pode ser uma boa porta de entrada para o mundo premium dos automóveis.
Mas E VOCÊ? Qual desses compraria para a sua garagem?
COMENTA ABAIXO!!!
Comments