8 Melhores Carros Antigos que ainda Vale à Pena Comprar em 2025
- Paulo Silva
- há 6 dias
- 5 min de leitura
Com vários modelos de carros novos perdendo em confiabilidade mecânica, venho listar 8 melhores opções de carros usados um pouco mais antigos, que ainda podem ser ótimas opções de compra e que vale à pena pensar agora em 2025.
1 - Volkswagen Santana 2.0 8v gasolina manual - 1999
FIPE: R$ 18.657,00

O Santana é um clássico que mantém relevância graças ao motor AP-2000 de 114 cv de potência e torque de 17,5 kgfm, aliado a um consumo rodoviário de até 13,5 km/l. Sua robustez e a ampla disponibilidade de peças mecânicas a preços acessíveis são pontos fortes, assim como o porta-malas de 413 litros e o acabamento interno com bons revestimentos. No entanto, a plataforma antiga é passiva de apresentar trincas em soldas por vários pontos da carroceria, além de clássico problema de infiltração de água no porta-malas e descolamento de forros de porta dianteiros. Apesar disso, é uma opção econômica para quem busca um sedan espaçoso e de baixo custo de manutenção, ideal tanto para uso urbano quanto para viagens.
2 - Honda Fit EX 1.5 16v gasolina manual - 2006
FIPE: R$ 28.524,00

Para quem precisa de algo mais compacto, o Fit se destaca pela versatilidade, com motor L15A VTEC de 105 cv de potência e consumo urbano de até 11,0 km/l, combinado a um interior surpreendentemente espaçoso e com bom acabamento para seu porte. A suspensão mais focada em entregar estabilidade e os engates precisos do câmbio manual conferem dirigibilidade ágil, enquanto itens como ar-condicionado e ABS agregam valor. Contudo, a necessidade de ajustes periódicos na folga de válvulas do motor e o tanque de combustível de apenas 42 litros exigem atenção. A altura reduzida do solo e a quinta marcha curta limitam o conforto em estradas, mas seu custo-benefício e a reputação Honda de confiabilidade mantêm-no como uma escolha sólida.
3 - Chevrolet Astra CD 2.0 8v gasolina manual - 2004
FIPE: R$ 22.451,00

Uma opção de ainda melhor espaço interno frente ao Fit, o Astra oferece o motor GM Família 2 de 116 cv de potência e torque de 17,3 kgfm, com desempenho satisfatório para um veículo de porte médio de sua época, aliado a um bom porta-malas de 370 litros. Equipamentos como direção hidráulica com ajuste de altura e profundiade da colna além do ar-condicionado digital elevam o padrão, enquanto a suspensão equilibrada entrega conforto e estabilidade em curvas na medida certa. Porém, o consumo urbano de 7,5 km/l é elevado, e a escassez de peças de acabamento específicas pode complicar reparos, sem falar na baixa altura do solo, que exige atenção redobrada ao passar por lombadas mais elevadas. No entanto, a sua construção robusta e o preço acessível justificam a consideração para quem busca um carro completo sem investir alto.
4 - Volkswagen Polo Sedan 1.6 8v gasolina manual - 2003
FIPE: R$ 21.270,00

O Polo sedan surpreende com motor EA111 de 101 cv e câmbio manual de 5 marchas MQ200, conhecido pelos seus engates precisos, aliado a um consumo urbano de 8,4 km/l. O porta-malas de 432 litros, com abertura pantográfica, e a suspensão ajustada mais para estabilidade são interessantes, mas quase todos os equipamentos disponíveis vinham como opcionais, obrigando você a procurar uma unidade que tenha a maioria deles, pelo menos, para facilitar uma futura revenda. A direção eletrohidráulica tem custos elevados de manutenção, e a suspensão dianteira tende a exigir trocas mais frequentes dos coxins dos amortecedores, caso não use peças de qualidade. O acabamento interno em plástico é bem ruidoso, mas ainda é um modelo que entrega bastante em prazer ao guiar.
5 - Hyundai Tucson GLS 2.7 24v V6 gasolina automático 4x4 - 2007
FIPE: R$ 34.202,00

Um SUV médio que chama atenção pelo motor V6 de 175 cv e tração 4x4, ideal para quem busca excelente desempenho e até uma certa capacidade off-road, sem abrir mão do conforto urbano. O porta-malas de 528 litros e o espaço interno generoso, aliados a itens como teto solar e ar condicionado digital, destacam-no na categoria. No entanto, o consumo urbano de 6,5 km/l é alto, e os pneus 235/60/R16 aumentam custos de reposição, sem falar nos custos de reparo mais elevados desse motorzão V6. Mas ainda assim, é uma das opções mais robustas nessa faixa de preço, e de ótima altura do solo para quem prioriza confiabilidade e presença em terrenos acidentados.
6 - Honda Civic LXL 1.7 16v gasolina manual - 2005
FIPE: R$ 24.094,00

Concorrente direto do Santana, o Civic combina o motor D17Z3 VTEC de 130 cv com consumo rodoviário de até 14,0 km/l, oferecendo desempenho linear e eficiência. A posição de dirigir esportiva, o assoalho traseiro plano e a suspensão ajustada para entregar mais estabilidade que conforto, conferem prazer ao volante, enquanto itens como airbags e ABS reforçam a segurança. Porém, a suspensão traseira de braços sobrepostos exige alinhamentos frequentes, e as buchas têm custo elevado. A altura reduzida do solo e o porta-malas de 402 litros limitam a praticidade, mas sua reputação de confiabilidade e o design atemporal mantêm-no relevante.
7 - Chevrolet Vectra GLS 2.2 8v gasolina manual - 2000
FIPE: R$ 19.272,00

Numa proposta semelhante o Civic, dá pra falar também do Vectra, que impressiona com motor GM Família 2 de 123 cv e torque de 19,4 kgfm, aliado a um consumo rodoviário de 11,6 km/l. O porta-malas de 500 litros e o isolamento acústico eficiente são destaques, assim como a suspensão multilink traseira, que garante conforto e estabilidade em longas distâncias. Contudo, o consumo urbano de 8,2 km/l é mediano, e peças de acabamento são difíceis de encontrar. A suspensão traseira cara de reparar e os retrovisores pequenos são pontos fracos, mas sua construção sólida e a boa lista de equipamentos (opção até de ar condicionado digital e retrovisor fotocrômico) fazem dele uma opção viável para quem busca um sedan robusto.
8 - Volkswagen Golf Comfortline 2.0 8v gasolina manual - 2001
FIPE: R$ 24.153,00

Agora um concorrente do Astra na categoria dos hatch's médios, temos a sugestão do Golf de quarta geração, oferecendo o motor EA113 de 116 cv e câmbio de 5 marchas MQ250 de engates tão precisos quanto os do Polo, combinados a uma carroceria soldada a laser que garante rigidez e segurança. O acabamento interno em couro e itens como ar-condicionado agregam valor, enquanto o consumo urbano de 8,6 km/l é razoável para sua potência. No entanto, o porta-malas de 330 litros é limitado, e a suspensão dianteira sofre com o desgaste precoce dos coxins dos amortecedores. O maior custo de peças de acabamento pode ser uma desvantagem, mas sua dirigibilidade envolvente e a confiabilidade mecânica justificam a consideração.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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