8 Melhores Carros até R$ 20 mil | Bons e Baratos
- Paulo Silva
- há 22 horas
- 4 min de leitura
Para quem precisa de um veículo usado, relativamente acessível e de boa confiabilidade mecânica, separei as melhores opções de carros até R$ 20 mil, para você comprar agora em 2025.
1 - Renault Clio Campus 1.0 16v Flex Manual 4p - 2010
FIPE: R$ 20.743,00

Subcompacto que se destaca pela robustez mecânica, com o motor D4D de até 76/77 cv (gasolina/etanol, respectivamente) e consumo urbano de até 11,4 km/l com gasolina. Bom para o trânsito urbano, fácil de achar vagas para estacionar e bem equipado de série, já com direção hidráulica, ar-condicionado e alerta de luzes acesas. No entanto, a falta de torque em baixas rotações e o porta-malas de 255 litros limitam seu desempenho e versatilidade. A desvalorização acentuada e a ergonomia questionável dos controles internos dos vidros elétricos exigem atenção, mas seu custo-benefício é atraente para quem busca uma opção econômica e durável.
2 - Fiat Uno Mille 1.0 8v Flex Manual 4p - 2008
FIPE: R$ 20.687,00

Concorrente direto do Clio, mas de revenda bem melhor, o Uno Mille vem equipado com o motor Fire de 65/66 cv de boa economia de combustível, ideal para quem prioriza simplicidade e baixo custo de manutenção. A suspensão traseira resistente e a ampla disponibilidade de peças a preços acessíveis reforçam sua fama de "tanque de guerra". Contudo, o espaço interno apertado, o acabamento simples e a corrosão comum de ocorrer próximo ao número de chassis são pontos críticos. Apesar das limitações, sua popularidade no mercado de usados garante baixo índice de desvalorização, especialmente em versões bem conservadas.
3 - Ford Fiesta Sedan 1.6 8v Flex Manual 4p - 2006
FIPE: R$ 20.743,00

Para quem busca maior espaço interno e desempenho, o Fiesta sedan oferece o motor Zetec Rocam 1.6 de 105/111 cv, entregando também um ótimo consumo rodoviário de até 14,0 km/l com gasolina. O porta-malas de 478 litros é outro trunfo, assim como a posição elevada de dirigir, sem falar na suspensão bem calibrada para entregar estabilidade e conforto na medida certa. Porém, o acabamento interno básico ruidoso, a escassez de peças de acabamento e a desvalorização acelerada são desvantagens. Ainda assim, é uma escolha sólida para quem busca um sedan espaçoso, com uma mecânica confiável por um um preço acessível.
4 - Renault Logan Privilege 1.6 8v Flex Manual - 2009
FIPE: R$ 20.854,00

Opção mais barata frente ao Fiesta, o Logan também se sai bem quando o assunto é desempenho, com o motor K7M de 92/95 cv e enorme porta-malas de 510 litros, ideal para viajar com a família ou para usar no dia-a-dia. Itens de série como ar-condicionado e direção hidráulica agregam valor à essa versão top de linha, enquanto a altura do solo adequada facilita trajetos urbanos. Entretanto, o câmbio impreciso e a localização incômoda dos botões dos vidros elétricos no painel podem incomodar, enquanto os vazamentos de óleo do câmbio pela coifa do semieixo exigem inspeção prévia. Sua revenda é ainda boa para a categoria, e a manutenção é simples, o que pode valer muito a pena para quem prioriza praticidade e custos baixos de manutenção.
5 - Fiat Stilo SP 1.8 8v Flex Manual - 2007
FIPE: R$ 18.502,00

Se você procura maior nível de tecnologia embarcada, o Fiat Stilo é uma das melhores opções até R$ 20 mil reais. Equipado com o motor GM Família 1 de 112/114 cv e equipamentos como direção elétrica, computador de bordo, controlador de velocidade e teto solar elétrico panorâmico (este último, opcional), ele se destaca frente aos concorrentes, sem falar na boa qualidade do acabamento interno. O consumo rodoviário de 13,0 km/l é condizente com a proposta, e a suspensão ajustada confere estabilidade. Porém, o recall do cubo da roda traseiro (2004-2010) é um velho conhecido e exige verificação, assim como tenha atenção para a frente baixa, que pode raspar com facilidade em uma entrada e saída de rampa de garagem, por exemplo. A escassez de peças de acabamento e a revenda difícil são desafios, mas seu design arrojado ainda atrai quem busca estilo em um orçamento apertado.
6 - Volkswagen Quantum 1.8 8v Gasolina Manual - 2002
FIPE: R$ 18.602,00

Ótima perua para quem precisa carregar muita coisa, com o motor AP-1800 de 99 cv e consumo rodoviário de 13,0 km/l (abastecido apenas com gasolina), aliado a um porta-malas de 470 litros com banco traseiro bipartido e ainda possibilidade de levar mais bagagens no rack de teto, de série em toda a linha Quantum. Sua mecânica simples e de boa oferta de peças facilitam a manutenção, enquanto o acabamento interno também agrada pelo material macio ao toque na parte superior do painel. No entanto, trincas na estrutura são comuns na família Santana, assim como o descolamento de forros internos de teto e portas dianteiras. Apesar da idade, é uma opção interessante para quem valoriza espaço e durabilidade em detrimento de modernidades, uma vez que só vem equipado de série com direção hidráulica, até o conta-giros no quadro de instrumentos, era item pago à parte.
7 - Chevrolet Astra Sedan GLS 2.0 8v Gasolina Manual - 2002
FIPE: R$ 18.385,00

Combinando conforto e desempenho na medida certa, o Astra sedan oferece o motor GM Família 2 de 116 cv combinado ao câmbio F17-5 CR, manual de 5 marchas de relações mais encurtadas e engates precisos, entregando um consumo rodoviário de até 13,6 km/l. O porta-malas de 460 litros e o acabamento de boa qualidade dos bancos, são pontos fortes, mas a altura do solo reduzida e o consumo elevado podem ser um problema para algumas pessoas. A escassez de peças específicas de acabamento exige paciência, porém sua dirigibilidade e o preço acessível justificam a consideração para entusiastas que gostam de prazer ao guiar.
8 - Volkswagen Bora 2.0 8v Gasolina Manual - 2003
FIPE: R$ 19.947,00

Importado do México, o Bora vinha como uma opção mais requintada frente ao Santana, com o motor EA113 de 116 cv e câmbio manual MQ250 de 5 marchas e engates muito precisos, garantindo bom desempenho e dirigibilidade na estrada. O porta-malas de 455 litros com abertura pantográfica da tampa e itens como ar-condicionado e retrovisores elétricos com aquecimento dos espelhos elevam o conforto. Contudo, a dificuldade em encontrar peças de acabamento e os modelos rebaixados no mercado exigem cautela. Evitar versões automáticas (câmbio 01M 4 marchas de manutenção cara) é crucial, mas a versão manual mantém-se como uma opção equilibrada para quem busca um sedã alemão a preço popular.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
Comments