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8 MELHORES CARROS até R$ 23 mil

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 17 de mar.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 3 de abr.

Conheça as melhores opções de carros usados até R$ 23 mil, pensando em confiabilidade mecânica, oferta de peças e boa facilidade de revenda.



1. Fiat Uno Mille Way Economy 1.0 Flex 2009

FIPE: R$ 21.773,00


uno mille way

O Uno Mille Way Economy 2009 é um ícone do nosso mercado, equipado com o motor Fire flex 1.0 de até 66 cv de potência no etanol e consumo urbano de até 12,1 km/l, se abastecido com gasolina.


Seu baixo peso de apenas 840 kg e suspensão resistente garantem baixo custo de manutenção, enquanto o porta-malas de 290 litros (garantidos pelo estepe localizado no cofre do motor) atende bem para o dia-a-dia.


A boa visibilidade externa facilita nas manobras urbanas, mas o acabamento deixa a desejar, enquanto a lista de equipamentos é bem básica, com todos os itens sendo opcionais de época, como direção hidráulica e ar condicionado (este último, em raras unidades).


Os pontos de atenção incluem a ocorrência de corrosão na região de gravação do número de chassis (próximo ao banco do passageiro dianteiro) e o câmbio C513 com engates imprecisos. A versão 5 portas facilita o acesso ao banco traseiro e a revenda futura, porém o espaço interno é apertado para adultos. Para uso urbano, é uma das opções mais econômicas que se pode buscar nessa faixa de preço.


2. Chevrolet Classic LS 1.0 Flex 2011

FIPE: R$ 22.608,00


chevrolet classic

O Classic LS 2011 traz motor GM Família VHC-E, de até 78 cv de potência e câmbio F17 Minus HR de relações encurtadas, entregando um consumo urbano de 10,4 km/l com gasolina.


Seu porta-malas de 390 litros é generoso para a categoria, e a mecânica simples permite reparos acessíveis, bem no nível do Uno Mille, citado anteriormente.


A suspensão já é mais macia e absorve bem as irregularidades, mas ainda é um veículo baixo do solo, e os pneus estreitos (165/70/R13) prejudicam a estabilidade em curvas.


Nessa versão LS, podia vir equipado com direção hidráulica, ar condicionado e até airbags frontais com freios ABS.


Problemas comuns nesse modelo incluem vazamentos de óleo no câmbio e tendência do motor a "bater pino" em rotações altas. Também é baixo o nível de segurança à bordo em caso de colisão, conforme testes do LatinNCAP de época.


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3. Volkswagen Polo 1.6 Flex 2005

FIPE: R$ 22.107,00


vw polo hatch 9n

Para quem busca um requinte a mais, o Polo 2005 pode ser uma ótima opção, oferecendo a combinação de motor EA111 de 101 cv de potência na gasolina e 103 no etanol, e câmbio manual de 5 marchas MQ200, conhecido por seus engates precisos.


Seu consumo urbano de 6,2 km/l no etanol e 8,1 na gasolina, conforme dados oficiais, pode assustar um pouco, mas o torque máximo de 14,5 kgfm combinado com as relações de marchas mais encurtadas, garantem retomadas ágeis.


O espaço interno um pouco maior que nos modelos citados anteriormente é adequado para quatro ocupantes, e a plataforma PQ24 de carroceria toda soldada à laser, garante excelente estabilidade e segurança em caso de colisão.


Contudo, o porta-malas de 270 litros é limitado, e a suspensão dianteira sofre com desgaste precoce dos coxins. Versões sem trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos) têm valor reduzido e revenda mais difícil.


4. Volkswagen Parati Track&Field 1.6 Flex 2004

FIPE: R$ 22.675,00


volkswagen parati track field

A Parati Track&Field 2004 é pensada para quem busca maior versatilidade, graças ao ótimo porta-malas de 437 litros, com banco traseiro bipartido e rack de teto, podendo transportar um bom volume de bagagens. O motor AP-1600 (97/99 cv) dá conta do recado, oferecendo bom torque em baixa (14,1/14,4 kgfm).


A suspensão elevada (27 mm mais alto que as outras versões) e calibrada para entregar conforto, facilita trafegar em estradas ruins, e o consumo rodoviário de 12,0 km/l (gasolina) é bom para a idade do projeto.


Nessa versão, já vem equipada com direção hidráulica e alerta de velocidade de série, além dos opcionais de trio elétrico completo, ar condicionado e faróis de neblina, sendo interessante buscar uma unidade equipada com esses itens, para dar mais comodidade e facilitar a revenda futura.


Atenção para trincas que podem aparecer nas soldas de torres dos amortecedores, parede corta-fogo e túnel central, herança da plataforma Gol.



5. Honda Civic LX 1.7 16v 2004

FIPE: R$ 22.655,00


honda civic g7 1.7

Passando para modelos de porte médio, podemos citar o Civic LX 2004, que possui o motor D17Z2 (1.7 de 115 cv) e câmbio manual de 5 marchas de excelentes engates, entregando um consumo rodoviário de 14,0 km/l, muito bom para a categoria.


O bom espaço interno traseiro e qualidade do acabamento interno agradam, assim como a estabilidade e curvas, garantida pela suspensão independente nas 4 rodas. Nessa versão de entrada, vem equipado de série com direção hidráulica, trio elétrico completo, ar condicionado, airbags frontais e freios ABS.


O porta-malas de 402 litros é apenas suficiente para um sedan, e a suspensão traseira de braços sobrepostos exige alinhamento frequente, sem falar nas buchas hidráulicas em maior quantidade e mais caras de substituir.


Atenção para a altura do solo reduzida (130 mm), que aumenta o risco de danos em quebra-molas, bem como para o ajuste de folga de válvulas periódica que esse motor exige, uma vez que utiliza tuchos mecânicos.


6. Chevrolet Astra Hatch Elegance 2.0 Flex 2006

FIPE: R$ 22.161,00


chevrolet astra hatch

O Astra Elegance 2006 também tem um certo apelo mais jovial, com sua carroceria de hatchback de porte médio, equipado com o motor GM Família 2 (121/127 cv) e câmbio F17-5 CR bem bons engates e bem escalonado, entrega boas retomadas de velocidade.


Essa versão Elegance inclui ar-condicionado digital, direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade da coluna, trio elétrico completo, retrovisor fotocrômico e CD player com volante multifuncional.


O consumo de combustível é sempre mais elevado, mas o conforto dos bancos em tecido, a suspensão bem equilibrada e o porta-malas de 370 litros compensam para viagens.


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7. Fiat Linea HLX 1.8 16v Flex 2010

FIPE: R$ 22.750,00


fiat linea

Talvez uma das melhores relações custo-benefício até R$ 23 mil, o Fiat Linea HLX 2010 tem opcionais interessantes como ar condicionado digital, controlador de velocidade, retrovisor fotocrômico, além dos airbags laterais e de cortina.


O motor E-Torq (130/132 cv) e câmbio manual de 5 marchas (C510, de engates mais imprecisos, infelizmente) é uma combinação de confiabilidade e facilidade de manutenção, além de contar com um ótimo porta-malas de 500 litros e abertura pantográfica da tampa.


A suspensão garante bom nível de conforto à bordo, assim como a qualidade do acabamento interno agrada bastante, mas o consumo de combustível geralmente é mais elevado, um vez que o motor possui pouco torque em baixos giros.


Atenção com unidades ex-táxi ou com kit GNV instalado, bem comuns para o modelo, assim como você deve evitar os equipados com o câmbio automatizado Dualogic.



8. Chevrolet Vectra Challenge 2.2 16v 2002

FIPE: R$ 24.334,00


chevrolet vectra challenge

Icônico Vectra B, na sua versão esportiva Challenge de 2002, vem equipado com o motor GM Família 2 2.2 16v de 138 cv de potência (abastecido apenas com gasolina) e câmbio manual de 5 marchas F18 (engates mais longos e imprecisos), entregando bom desempenho em alta e um consumo rodoviário razoável de 12,9 km/l.


O porta-malas de 500 litros é ótimo, e a suspensão traseira multibraços garante estabilidade e conforto exemplares, sem falar no acabamento interno exclusivo em dois tons, de ótima qualidade e textura dos materiais empregados.


Essa versão esteve em linha de 2001 a 2002, mas recomendo buscar essa última, que vinha mais bem equipada, com itens como ar condicionado digital com saída para o porta-luvas, computador de bordo, trio elétrico completo, direção hidráulica, ajuste elétrico de altura dos faróis, bancos em couro, além do CD player com volante multifuncional, dentre outros.


No entanto, problemas mais comuns do modelo incluem vazamentos de óleo na tampa de válvulas, falhas nos displays LCD (computador de bordo, ar condicionado e odômetro) e mau contato no cilindro de ignição.


Os Retrovisores pequenos e suspensão traseira cara para reparos também são contrapontos, mas ainda assim, mesmo extrapolando um pouco a nossa linha de corte, eu digo que vale muito à pena buscar um Vectra Challenge de boa procedência e histórico de manutenção.


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Mas e você? Qual desse levaria para a sua garagem?

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