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8 MELHORES CARROS para COMPRAR de forma RACIONAL

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 19 de mar.
  • 7 min de leitura

Atualizado: 3 de abr.

Escolher um veículo de forma racional envolve priorizar modelos que equilibrem durabilidade, custos de manutenção e facilidade de revenda. Este artigo seleciona os melhores carros com base em opções técnicas e mercadológicas, destacando características críticas para uma decisão informada.



1. Toyota Etios XS 1.5 Flex Automático 2017

FIPE: R$ 55.435,00


toyota etios

O Etios XS 2017 é impulsionado pelo motor 2NR-FBE (102/107 cv) sincronizado por corrente e câmbio convencional Aisin U442E (automático de 4 marchas), entregando consumo urbano de até 11,9 km/l, quando abastecido com gasolina.


Sua mecânica simples, robusta e o compartilhamento de peças com outros modelos Toyota reduzem os custos de manutenção.


O porta-malas de 270 litros é limitado, mas o espaço interno é bem aproveitado para quatro ocupantes, sendo ao mesmo tempo um veículo compacto, ótimo para o trânsito urbano.


Nessa versão intermediária XS, já conta com direção elétrica, trio elétrico completo (vidros, travas e retrovisores elétricos, além de alarme com telecomando na chave), ar condicionado com climatização para o porta-luvas, airbags frontais, freios ABS, ISOFIX e CD player com conexões USB, bluetooth e volante multifuncional.


No entanto, o acabamento interno deixa um pouco a desejar, assim como a qualidade da pintura, mas não deixa de ser um modelo bem procurado no mercado, para quem quer facilidade de revenda, sem precisar pagar tão caro como em alguns concorrentes.


2. Honda City EX 1.5 Flex Automático 2013

FIPE: R$ 52.052,00


honda city

Passando para um sedan compacto, o City EX 2013 combina o motor L15A V-TEC (115/116 cv) e câmbio SPCA (automático de 5 marchas), conhecidos pela sua confiabilidade e baixa incidência de problemas crônicos.


Seu consumo rodoviário pode chegar a 14,0 km/l com gasolina e o ótimo porta-malas de 506 litros de capacidade está entre os seus destaques.


A suspensão entrega boa estabilidade em detrimento do conforto, enquanto o acabamento interno usa materiais de melhor qualidade, quando se comprara ao Etios, por exemplo.


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Versão top de linha EX do ano de 2013, entrega de série direção elétrica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital, computador de bordo, bancos em couro, controlador de velocidade, aletas de trocas de marcha no volante, airbags frontais, freios ABS e CD player com conexões USB e volante multifuncional.


Atenção para o ajuste periódico de folga das válvulas a cada 40 mil km e o tanque de combustível de apenas 47 litros, o que pode prejudicar a autonomia em viagens mais longas.


O City de primeira geração foi bem avaliação no LatinNCAP, obtendo 4 estrelas de 5 possíveis, para adultos e crianças, o que indica um bom nível de segurança em caso de colisão. A revenda é fácil, assim como encontrar peças de reposição para este modelo, que teve um bom volume de vendas, quando novo.


3. Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 Turbo Flex 2017

FIPE: R$ 46.535,00


hyundai hb20 turbo

Para quem busca uma maior esportividade ao guiar, o HB20 2017 entrega um conjunto de motor Kappa turbo (98/105 cv de potência e 13,8/15,0 kgfm de torque) com câmbio manual de 6 marchas de engates justos e precisos, apresentando boas respostas ao acelerar, mesmo em baixas rotações.


O consumo urbano de 11,6 km/l com gasolina é bom, assim como o porta-malas de 300 litros de capacidade (para um hatch compacto), e o design pós-facelift inclui faróis com projetores e lanternas traseiras com elementos redesenhados.


Na versão Comfort Style, uma das de maior procura no mercado, já vem série com direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, computador de bordo, airbags frontais, freios ABS, faróis de neblina, ISOFIX e CD player com conexões USB, bluetooth e volante multifuncional.


Problemas crônicos incluem suspensão traseira que atinge o fim de curso em buracos profundos, falhas na bóia de combustível e queimas frequentes das bobinas de ignição. Também foi mal avaliado pelo LatinNCAP, obtendo apenas 1 estrela para adultos e 3 para crianças.


4. Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSi Flex automático 2018

FIPE: R$ 69.966,00


volkswagen virtus

O Virtus 2018 é para quem busca o espaço interno e bom porta-malas (521 litros) de um sedan, aliado ao bom motor EA211 1.0 3 cilindros TSi (115/128 cv) e câmbio automático Aisin TF-60SN de 6 marchas, para entregar ótimo desempenho, graças aos bons 20,4 kgfm de torque máximos já entregues aos 2000 RPM. Assim, o seu consumo rodoviário fica em bons 14,6 km/l com gasolina.


A plataforma MQB garante ótima estabilidade e segurança à bordo em caso de colisão (nota máxima no LatinNCAP de 2018), sem falar na boa lista de equipamentos de série dessa versão intermediária, já contando com direção elétrica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, airbags frontais e laterais, freios ABS, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros e uma central multimídia com leitor de CD, conexões USB, cartão de memória, bluetooth, volante multifuncional e espelhamento para smartphone.



A lista de opcionais dessa versão é ainda mais interessante, contando com itens como ar condicionado digital, controlador de velocidade, faróis e limpadores de acionamento automático, retrovisor fotocrômico, chave presencial, aletas de trocas de marcha no volante, câmera de ré, dentre outros.


Atenção para vazamentos no sistema de arrefecimento pela mangueira do aquecedor, dentro do veículo, assim como para a carbonização do motor se abastecido frequentemente com gasolina de baixa qualidade. Algumas unidades também apresentaram infiltração de água no porta-malas.


5. Chevrolet Astra Advantage 2.0 Flex 2011

FIPE: R$ 36.148,00


chevrolet astra

Para quem está com um orçamento um pouco mais reduzido, o Astra Advantage 2011 pode ser uma das melhores opções na proposta de um modelo confiável, de baixo índice de manutenção e boa revenda, equipado com o motor GM Família 2 (133/140 cv) e câmbio manual de 5 marchas, F17-5 Plus WR, de ótimos engates.


O consumo de combustível geralmente é alto, mas o espaço interno traseiro, qualidade do acabamento interno e o porta-malas de 370 litros agradam bastante.


Versão única de 2011, último ano de produção do Astra, já vem equipado de série com direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital, banco do motorista com ajuste da lombar, retrovisor fotocrômico, faróis de neblina e CD player com conexões USB e bluetooth. Os airbags frontais vinham como único opcional, e os freios ABS não estavam disponíveis nesse ano/modelo, o que é um ponto negativo para um hatch de porte médio.


Atenção para a altura do solo reduzida e escassez de peças de acabamento, que podem dificultar alguns reparos, mas ainda assim, unidades bem conservadas mantêm ótimo valor de revenda ao longo do tempo.


6. Toyota Corolla Altis 2.0 Flex 2015

FIPE: R$ 81.992,00


toyota corolla
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O "pão quente de manhã" do mercado, o Toyota Corolla Altis 2015 é um dos modelos mais procurados, de maior facilidade de revenda e confiabilidade mecânica, uma vez equipado com o motor 3ZR-FBE Dual VVTi 2.0 (143/154 cv) e câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas, combinando eficiência e progressividade linear nas retomadas de velocidade.


O consumo na estrada de 12,6 km/l com gasolina é razoável, assim como o porta-malas de 470 litros de capacidade. Também foi muito bem avaliado pelo LatinNCAP, obtendo 5 estrelas em ambos os quesitos.


Versão top de linha Altis, vem equipada de série com direção elétrica, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve, ar condicionado digital, computador de bordo, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, controlador de velocidade, aletas de "mudanças de marcha" no volante, chave presencial, 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho), freios ABS, faróis em LED com luzes de rodagem diurna e faróis de neblina, ISOFIX e uma central multimídia com leitor de CD, conexões USB, bluetooth, volante multifuncional, GPS integrado, DVD player, TV digital e câmera de ré.


O preço elevado frente a concorrentes e a falta de homologação para reboque são contrapontos. O câmbio CVT exige troca de fluído mais constante, a cada 40 mil km, mas ainda assim, é um dos modelos de menor desvalorização no mercado de usados.


7. Honda HR-V EXL 1.8 Flex 2017

FIPE: R$ 89.765,00


honda hr-v

Para quem busca um SUV compacto, o HR-V EXL 2017 é uma das melhores compras, uma vez que traz o motor R18A1 1.8 V-TEC (139/140 cv) e câmbio CVT de 7 marchas simuladas, com um consumo rodoviário de até 12,1 km/l com gasolina, conforme dados oficiais.


O espaço interno é bom e possui boa versatilidade, graças ao sistema Magic Seat Honda de rebatimento dos bancos traseiros, combinado com o já bom porta-malas de 437 litros de capacidade, e sua nota máxima de segurança em colisão, ideal para famílias.



A boa altura do solo de 185 mm garante passagem livre por lombadas mais altas, e nessa versão EXL, top de linha, já vem com direção elétrica, trio elétrico completo com rebatimento elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve, ar condicionado digital, computador de bordo, controlador de velocidade, faróis de acendimento automático, bancos em couro, aletas de "mudanças de marcha" no volante, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, 4 airbags (frontais e laterais), freios ABS, faróis de neblina, controles de tração e estabilidade, ISOFIX, assistente de partida em rampa e uma central multimídia com leitor de CD, conexões USB, HDMI, bluetooth, volante multifuncional, GPS integrado, espelhamento para smartphone e câmera de ré.


O acabamento descuidado no cofre do motor (massas de vedação aparentes) e faróis de foco simples são críticas. O motor exige ajuste de folga de válvulas a cada 40 mil km, assim como o câmbio CVT, que exige trocas mais constantes do fluido. Também não é homologado para instalação de reboque traseiro.


8. Renault Duster Dynamique 2.0 Flex 2015

FIPE: R$ 52.817,00


renault duster

A Duster Dynamique 2015 vem como uma opção mais acessível frente o HR-V, equipado com o motor F4R 2.0 de 138 cv de potência na gasolina e 142 cv no etanol, combinado com o câmbio manual de 6 marchas, que exige um custo menor de manutenção.


A suspensão elevada de 210 mm vence bem os desníveis e é bem robusta para as nossas ruas e estradas, mas o consumo rodoviário de 11,2 km/l com gasolina é um pouco alto. O porta-malas de 475 litros é ótimo, assim como o espaço interno traseiro.


Versão Dynamique conta com direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, computador de bordo, airbags frontais, freios ABS, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro e o CD player com conexões USB, bluetooth e volante multifuncional, já como itens de série. Os bancos em couro são os únicos opcionais disponíveis.


Atenção para vibrações na coluna de direção e entrada de poeira e água pelas borrachas das portas, bem comuns de ocorrer no Duster. O acabamento interno também é simples frente aos concorrentes, e já não foi tão bem avaliado pelo LatinNCAP (4 estrelas para adultos e 2 para crianças, de 5 possíveis).


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