Para você que não quer andar de Mobi ou Kwid básicos, venho listar as melhores opções de carros usados até R$ 80 mil, para comprar agora, no início de 2025.
1 - HONDA WR-V EXL 1.5 16v flex automático - 2018
R$ 79.065,00

Um versão "bombada" do Fit, para quem busca uma certa aparência de SUV, mas ainda classificado com um hatch compacto, o WR-V é uma mistura de tudo isso, que pode não ter acertado muito no posicionamento ou design, mas se destaca sim pela sua robustez mecânica, acabamento e espaço interno traseiro, potencializado pela versatilidade dos bancos no sistema Magic Seat da Honda, que podem rebater tanto o encosto para baixo, quando o assento para cima.
No entanto, atenção com o ajuste de folga de válvulas periódico do motor, assim como o câmbio automático CVT, que exige troca preventiva do fluido a cada 40 mil km ou 2 anos. O desempenho é limitado, assim como o consumo de combustível e a capacidade do tanque, que é de apenas 45 litros. O quadro de instrumentos também fica devendo o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento.
2 - TOYOTA YARIS XLS 1.5 16v flex automático - 2019
R$ 79.462,00

Para quem buscava um maior requinte no Etios, pode encontrar isso no Yaris, uma vez que utiliza, basicamente, o mesmo motor 1.5 confiável e robusto, combinado com o câmbio automático CVT (este mais semelhante ao Corolla) para entregar bom desempenho e economia de combustível. Se destaca também pelo bom espaço interno traseiro, calibragem de suspensão voltada para entregar conforto e estabilidade na medida certa, sendo um veículo bem mais interessante de considerar como usado, pensando em custo-benefício.
No entanto, fica devendo o ajuste de profundidade da coluna de direção, sensores de estacionamento traseiro e ponteiro de temperatura do motor no quadro de instrumentos. O tanque de combustível de 45 litros é pequeno, possui uma frente baixa que raspa com facilidade, não é homologado para instalação de reboque traseiro, foi mal avaliado pelo LatinNCAP da época, sendo um veículo de revenda um pouco mais difícil.
3 - VW VIRTUS MSI 1.6 16v flex manual - 2022
R$ 74.484,00

Se você precisa de um sedan de bom espaço interno e capacidade de porta-malas, o Virtus pode atender muito bem, uma vez que também entrega um motor bem confiável (1.6 EA211 MSI), de bom desempenho e economia de combustível. A estabilidade e bom nível de segurança em caso de colisão (5 estrelas para adultos e crianças no LatinNCAP) são garantidos pela exemplar plataforma MQB, sendo um dos de melhor revenda da categoria.
Mas você precisa relevar o fato deste carro ter um acabamento interno fraco e que faz ruído com facilidade, além da falta de itens como as alças de teto, ajustes para a coluna de direção, e faróis dianteiros de neblina, sem falar nos relatos de óleo baixando nestes motores MSI.
4 - C4 CACTUS FEEL PACK 1.6 16v flex automático - 2022
R$ 80.976,00

UM SUV de fato, com o motor 1.6 EC5JP4 de boa confiabilidade e manutenção mais acessível comparado aos THP, com boa oferta de peças mecânicas, uma vez que compartilha muitas delas com vários outros modelos da linha Citroen e Peugeot. O desempenho é bom, assim como o consumo de combustível, e o câmbio automático é confiável, desde que você use sempre o líquido de arrefecimento correto, uma vez que ele também é responsável por refrigerar o óleo dessa transmissão, através do trocador de calor. Boa lista de equipamentos, design arrojado, conforto ao rodar e boa relação custo-benefício, completam os pontos positivos deste veículo.
Mas o porta-malas de 320 litros é pequeno para um SUV, que ainda possui um recorte do pára-choque traseiro mais alto, exigindo que você levante mais o que estiver carregando para colocar no compartimento de carga. Os ajustes do ar condicionado são feitos apenas pela central multimídia, tudo por comandos sensíveis ao toque, o que exige um desvio maior do foco na estrada. O espaço interno traseiro é mais limitado, e a rede de concessionárias é pequena, contribuindo para uma maior dificuldade de revenda deste modelo.
5 - HONDA CIVIC EXR 2.0 16v flex automático - 2016
R$ 80.998,00

Simplesmente um dos modelos de maior procura no mercado de usados, equipado com o motor 2.0 V-TEC combinado ao câmbio automático de 5 marchas, entregando excelente desempho, sem falar no bom espaço interno traseiro, com destaque para o assoalho plano. A boa estabilidade garantida pela suspensão traseira do tipo "duplo A" também é digna de nota, assim como a boa posição esportiva ao guiar, lista de equipamentos e o baixo índice de desvalorização.
Mas é outro motor que exige o ajuste de folga de válvulas, a suspensão tem calibragem bem rígida, o que compromete o conforto ao rodar, sem falar na altura do solo, que faz esse carro raspar em boa parte das lombadas que tem por aí. Também não é homologado para usar reboque traseiro.
6 - NISSAN SENTRA SL 2.0 16v flex automático - 2018
R$ 76.613,00

Para quem busca um sedan médio mais novo gastando o mesmo valor, dá pra pegar esse Sentra com um conjunto mecânico (motor 2.0 MR20DE) tão confiável quando o Civic, bom desempenho, espaço interno traseiro, acabamento e uma lista de equipamentos bem mais completa. Além disso, o conforto ao rodar é bem superior, sem perder tanto em estabilidade, o porta-malas de 503 litros também dá show nos 449 do Civic, sendo aqui um bom exemplo de melhor relação custo-benefício.
Mas para isso, saiba que as peças de acabamento externas podem ser mais caras, assim como o seguro, falta iluminação nos botões dos vidros das portas, e a desvalorização e dificuldade de revenda no Nissan também são maiores. Neste modelo também não pode ser instalado um reboque traseiro.
7 - KIA SPORTAGE EX 2.0 16v flex automático - 2014
R$ 79.164,00

Aqui temos um SUV médio de fato, com um conjunto de motor 2.0 aspirado e câmbio automático de 6 marchas bem confiáveis, montados neste modelo Kia, que usa a mesma plataforma do Hyundai IX35, para entragar bom desempenho, estabilidade, boa altura do solo (vão livre mínimo de 172 mm) espaço interno traseiro e conforto ao rodar.
Mas ainda faltam alguns equipamentos, como o ajuste de profundidade da coluna de direção e conexão bluetooth para o sistema de som, o que não condiz com outros concorrentes de mesmo ano/modelo. As peças de acabamento são mais caras e difíceis de encontrar, uma vez que vendeu pouco e tem uma menor rede de concessionárias à sua disposição, sendo um modelo de maior dificuldade de revenda. Mesmo assim, curiosamente, o Kia Sportage não cai tanto de preço, sendo até um pouco caro pelo que entrega em tecnologia embarcada.
8 - TOYOTA CAMRY XLE 3.5 24v V6 gasolina automático - 2012
R$ 79.267,00

Para você que busca uma "barca" de excelente desempenho, uma vez que vem equipado com o motor V6 2GR-FE Dual VVT-i de 277 cv de potência e 35,3 kgfm de torque, mais que suficientes para este sedan grande de 1540 kg de peso ter uma relação de, incríveis, 5,6 kg/cv, alcançando assim um 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, conforme dados oficiais de época. Sem falar no bom espaço interno traseiro, conforto ao rodar (ainda com boa estabilidade), lista de equipamentos e um acabamento interno primoroso.
Claro que o custo pra manter tudo isso, vai ser mais elevado, tanto em peças mecânicas quanto de acabamento; o consumo de combustível é naturalmente mais elevado, ainda mais na cidade, sem falar na maior dificuldade de fazer uma cotação de seguro, sendo um modelo de revenda mais difícil, potencializada pela própria categoria em que se enquadra, que tem poucas pessoas interessadas.
Mas e você? Qual desses modelos levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
Comments