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Foto do escritorPaulo Silva

A Importância do Aditivo no Líquido de Arrefecimento do Motor

Atualizado: 18 de out.

reservatorio radiador liquido de arrefecimento motor carro

Usar um bom aditivo para radiador no líquido de arrefecimento é de suma importância para garantir a durabilidade e o bom funcionamento de um motor à combustão.


Mas, por quê?


1. Funções do Aditivo no Sistema de Arrefecimento


sistema de arrefecimento motor carro desenho esquema

Os aditivos para radiador desempenham várias funções cruciais no líquido de arrefecimento:


  • Controle da Temperatura: Os aditivos, geralmente compostos por etilenoglicol ou propilenoglicol, aumentam o ponto de ebulição da mistura e reduzem o ponto de congelamento. Isso significa que, em altas temperaturas, o líquido não evapora facilmente, e em baixas temperaturas, não congela. Dessa forma, o sistema de arrefecimento é eficiente em diversas condições climáticas.


  • Prevenção de Corrosão e Oxidação: Metais como alumínio, ferro e cobre são comumente encontrados no motor e no radiador. A água, especialmente a água comum da torneira, pode ser composta por cloro, magnésio, ferro, sódio entre outros sais minerais que causam corrosão nesses materiais. Os aditivos possuem inibidores de corrosão que protegem essas superfícies metálicas, prevenindo a formação de ferrugem e, consequentemente, aumentando a durabilidade dos componentes.


  • Lubrificação das Partes Móveis: O sistema de arrefecimento possui componentes móveis, como a bomba d'água, que dependem da lubrificação adequada para evitar desgaste prematuro. Os aditivos possuem propriedades lubrificantes que reduzem o atrito, assegurando o funcionamento suave e eficiente do sistema.


  • Evitar Formação de Espuma: A presença de espuma no líquido de arrefecimento pode reduzir a eficiência de transferência de calor, comprometendo o sistema. Os aditivos contêm agentes antiespumantes que evitam esse problema, garantindo a máxima eficiência térmica.


2. Consequências de Não Utilizar um Bom Aditivo


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O uso de um aditivo de baixa qualidade ou a ausência de aditivo pode trazer sérias consequências para o motor:


  • Superaquecimento: A água pura tem um ponto de ebulição em torno de 100°C (sendo um pouco maior em sistemas selados e pressurizados), o que pode ser facilmente alcançado durante a operação do motor. Sem o aditivo adequado, o líquido pode ferver, causando vaporização e falha no sistema de arrefecimento. O superaquecimento pode resultar em empenamento do cabeçote e até mesmo na fusão de componentes do motor.


  • Corrosão Interna: Sem a proteção oferecida pelos inibidores de corrosão, a água pura corroerá componentes metálicos internos, como o radiador, a bomba d'água e o próprio bloco do motor. Com o tempo, isso pode levar a vazamentos, perda de eficiência do sistema e, em casos graves, danos irreparáveis ao motor, caso esta entre em contato com o óleo lubrificante.


  • Obstruções no Sistema: A falta de aditivo pode permitir a formação de depósitos minerais, como cálcio e magnésio, que são encontrados na água comum. Esses depósitos se acumulam nas passagens do sistema de arrefecimento, causando obstruções e até travamento de uma válvula termostática, por exemplo, comprometendo a circulação do líquido e aumentando o risco de superaquecimento.


3. Tipos de Aditivos e Suas Composições


desenho ligações químicas

Existem diferentes tipos de aditivos para radiador no mercado, cada um com composições e funcionalidades específicas. A seguir, detalhamos os principais tipos:


  • Inorgânico: Composto por silicatos, oferecem excelente proteção contra corrosão, mas são de tecnologia mais antiga e deixaram de ser recomendados pelas montadoras desde 2010. Além disso, têm vida útil mais curta (em torno de 1 anos ou 30.000 km), sendo mais adequado para veículos mais antigos.


  • Orgânico: Utiliza ácidos orgânicos como base, proporcionando uma proteção mais duradoura contra corrosão, bem como são biodegradáveis. É recomendado para veículos modernos e tem vida útil de até 5 anos ou 150.000 km.


  • Híbrido: Combina as tecnologias de aditivos inorgânicos e orgânicos, oferecendo alta proteção contra corrosão, cavitação, oxidação, apresentando uma maior vida útil. Geralmente produzidos à base de monoetilenoglicol, são frequentemente utilizados em veículos de projetos europeus.


Em termos de pureza, existem os aditivos concentrados, que devem ser diluídos em água desmineralizada, numa proporção recomendada no manual do veículo; assim como também é comum encontrar os aditivos prontos para uso, que como o nome sugere, dispensam qualquer tipo de preparo antes de serem colocados no motor.


4. Como Escolher o Melhor Aditivo para Seu Veículo


abastecendo radiador do motor líquido de arrefecimento aditivo

Para escolher o aditivo ideal para o motor do seu carro, o primeiro passo mais importante é consultar o manual do proprietário, que vai especificar o tipo de aditivo recomendado para as características de projeto do motor.


Alguns manuais vão recomendar produtos prontos para uso, outros podem especificar algum modelo concentrado, juntamente com a proporção correta a ser diluída em água desmineralizada, que geralmente varia entre 40 e 60%.


Também pode-se indicar a necessidade (ou não) de componentes como monoetilenoglicol, por exemplo, ou algum outro agente químico necessário para a correta proteção do motor do seu carro.


De posse dessas informações, você pode optar por marcas de reputação e confiança no mercado, que geralmente seguem normas rigorosas de qualidade e fornecem produtos testados e comprovados, muitas vezes até homologados para serem fornecidos para o seu modelo de veículo, quando novo.


5. Frequência de Troca e Manutenção


tabela de plano de manutenção de motor troca do líquido de arrefecimento

Mesmo usando o aditivo correto, é fundamental realizar a troca de todo o líquido de arrefecimento de acordo com o recomendado pelo fabricante, no manual do proprietário, uma vez que o tempo de vida útil do aditivo pode variar, entre 2 a 5 anos, ou 50 a 150 mil km, o que ocorrer primeiro.


Por fim, é bom lembrar que investir em um produto de qualidade é, sem dúvida, a melhor decisão para manter seu carro funcionando perfeitamente por muito mais tempo, ou seja, não acredite que será vantagem economizar 10 ou 20 reais na escolha de um produto, só pelo fato de ser mais barato.


Uma bomba d' água custa bem mais que isso, assim como uma válvula termostática, um cabeçote, ou até mesmo um motor novo.


Sendo assim, separei abaixo um link exclusivo para você conhecer melhor os principais modelos de aditivos para radiador que temos no nosso mercado, verificar suas características e compatibilidades com seu veículo, e fazer uma compra de forma mais segura.


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