Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Fiat Palio 16v 1997 4 portas, equipado com o motor 1.6 16v MPi e câmbio manual de 5 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 001070-7), que é de R$ 9.251,00, cotado em dezembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 9.809,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 370,04.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Um seguro para um veículo com mais de 10 anos de fabricação, pode ser mais difícil de cotar, para uma modalidade convencional, sendo mais fácil encontrar valores para o sistema de cooperativa, que em dados mais recentes estimados, foi obtido uma parcela mensal de R$ 175,00, acrescido de uma taxa única de adesão de R$ 149,00, totalizando um custo médio anual de R$ 2.249,00 com seguro, lembrando que este valor pode variar dependendo da empresa em que for feita essa cotação, seu perfil como condutor, dentre outros.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Palio 16v 1997 vai te dar uma despesa média anual de R$ 2.658,40, ou mensal de R$ 221,53.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Fiat Palio 1.6 16v 1997:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-524 Cobreq - R$ 89,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5056 Fremax - R$ 279,00
Kit de velas de ignição - Cód.: BKR6E-D NGK - R$ 75,00
4 Pneus - 175/70/R13 Continental ContiPpowerContact 2 - R$ 1.396,00
Óleo de motor - 4 litros de Petronas Syntium 300 20w50 mineral API SL (capacidade de 4 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 108,00
Correia de acessórios - 3PK0670 (algumas unidades também podem vir com o modelo 4PK0855 ou 5PK0955) Gates, sem tensores inclusos - R$ 39,00
Kit de correia dentada com tensor e polia auxiliar: KS204 Gates - R$ 552,00
Filtro de ar do motor - FABR27S Japanparts - R$ 23,00
Filtro de óleo - FOBR15S Japanparts - R$ 29,00
Filtro de combustível - FCBR14S Japanparts - R$ 21,00
Filtro de cabine - CU 2344 Mann Filter - R$ 30,00
4 Amortecedores - HG32768 / HG31039 Nakata HG - R$ 617,00
Total da cesta de peças - R$ 3.258,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,15, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Palio, que é de 48 litros, você vai gastar R$ 295,20 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 10,0 km/l (Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 13,6 km/l (Gasolina)
Autonomia média em cidade: 480 km (Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 653 km (Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,8 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 92,10 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 521,19 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,52, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Palio 16v entrega um bom desempenho em altas rotações, o que é característico deses motores de 16 válvulas (tá aí o nome). Mais especificamente, são 15,1 kgfm de torque à 4500 RPM, sendo que 85% desta força já está disponível aos 2000 RPM. Não tinha variador de fase o coletor de admissão de geometria variável, sendo assim, um motor meio fraco em baixos giros. A potência máxima é de 106 cv a 5750 RPM, o que era bem impressionante para um motor 1.6 aspirado de época.
Também entrega um bom nível de estabilidade sem perder em conforto ao rodar, mérito de uma suspensão bem acertada pela Fiat, sem falar na posição ao guiar, que é um pouco mais baixa, remetendo também a um comportamento mais esportivo. O acabamento interno é de ótima qualidade, usando um tecido exclusivo da versão em bancos e forros de porta.
A lista de equipamentos desta versão 16v, top de linha, conta de série com:
Direção hidráulica;
Vidro elétrico nas portas dianteiras;
Travas elétricas;
Desembaçador de limpador traseiro;
Chave com transponder (FIAT CODE);
Cinto de 3 pontos para as laterais do banco traseiro;
Pára-choques, maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo;
Quadro de instrumentos com fundo branco, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, nível de combustível, velocímetro e conta-giros.
Além dos opcionais:
Ar condicionado;
Airbags frontais;
Freios ABS;
Ajuste de altura da coluna de direção;
Retrovisores elétricos;
Chave com telecomando para o alarme;
Apoio de cabeça para as laterais do banco traseiro;
Bancos em veludo;
Banco do motorista com ajuste da lombar;
Faróis dianteiros de neblina;
Rodas de liga leve aro 13 ou 14 polegadas;
Teto solar de abertura manual;
Portas traseiras;
Toca-fitas;
Disqueteira no porta-malas.
No entanto, o espaço interno traseiro é limitado, uma vez que se trata de um hatch compacto com 2,36 metros de distância entre-eixos, sem falar que é um carro baixo em relação ao solo, exigindo atenção redobrada ao passar por lombadas mais altas.
O motor 1.6 16v Torque pode apresentar falhas de funcionamento, além de exigir atenção especial na troca da correia dentada, que só é possível com o auxílio de ferramentas especiais de fasagem. É um motor mais tecnológico para a época, que nem sempre foi bem cuidado pelos donos anteriores, o que pode gerar custos maiores de reparos corretivos hoje em dia. Sem falar que na época, a Fiat estabeleceu as suas revisões periódicas a cada 20 mil km, o que com certeza não seria o mais indicado pensando em sua longevidade.
Soma-se isso ao fato de não ter tido um volume de vendas tão bom quanto as versões de entrada, e você tem um motor com menor oferta de peças de reposição hoje em dia, o que causa maior receio no mercado por optar por essa versão, aumentando a dificuldade de revenda futura.
Mas e você? Compraria um Palio 16v de primeira geração?
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