Conheça aqui mais 10 carros usados mais baratos de manter, com relação à cesta de peças de manutenção preventiva, lembrando que o artigo completo da parte 1, você pode conferir ao final deste aqui.
A cesta é composta por:
Kit de pastilhas de freio dianteiras,
Par de discos de freios dianteiros,
Kit de velas de ignição,
Óleo de motor,
Correia de acessórios,
Kit de correia dentada com tensor (para o caso do veículo usar sistema de corrente de comando, este item não entrará no somatório, pois não exige substituição periódica),
Filtros de ar e óleo do motor, combustível e cabine,
Kit com 4 amortecedores.
O levantamento foi feito com base nas cotações para os vídeos do canal Bate-Papo Automotivo, considerando as cotações realizadas nos últimos 12 meses, ou seja, entre setembro de 2023 e setembro de 2024.
10 - FIAT PALIO WEEKEND TREKKING 1.6 16v flex manual - 2013
TABELA FIPE: 32.220,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.856,00
Começando com uma perua derivada de um hatch compacto, pode ser uma boa opção de compra para quem busca praticidade em manutenção, uma vez que este motor 1.6 E-Torq vem sincronizado por corrente de comando, o dispensa substituição preventiva.
Além disso, entrega boa qualidade do acabamento interno, espaço de porta-malas e conforto ao rodar, assim como uma boa altura do solo (suspensão elevada nessa versão Trekking), mas não espere bom espaço interno para quem vai no banco traseiro, ou excelente estabilidade em curvas de alta velocidade, sendo um veículo mais indicado para o uso familiar, e modo de guiar mais tranquilo.
Também evite as versões equipadas com o câmbio automatizado Dualogic, mais passivo de apresentar problemas, que geralmente são caros de reparar.
9 - FIAT ARGO DRIVE 1.0 6v flex manual - 2020
TABELA FIPE: R$ 54.520,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.806,00
Equipado com o motor 1.0 3 cilindros Firefly, o Argo se destaca pela sua confiabilidade mecânica, sem quaisquer relatos de defeitos crônicos em motor, câmbio, suspensão ou freios.
Além disso, é um veículo bastante econômico dentro de cidade, principalmente, assim como entrega também bom nível de conforto ao rodar e qualidade do acabamento interno, como já é de praxe em vários modelos da montadora.
Mas tenha em mente que o desempenho vai ser um pouco limitado com este motor aspirado, assim como a estabilidade em curvas e a precisão dos engates de marcha.
Atenção também para a substituição das velas de ignição, que são um pouco mais caras por ter eletrodo com composto de irídio, mas em contrapartida, possuem uma durabilidade bem maior, o que acaba se pagando no longo prazo.
8 - VW VOYAGE COMFORTLINE 1.6 8v flex manual - 2013
TABELA FIPE: R$ 36.219,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.791,00
Aqui de se trata de um sedan compacto equipado com o motor EA111 VHT, de ótimo torque em baixos giros, mas que exige atenção redobrada na hora da troca de óleo, pois exige um modelo que seja especificado pela montadora, que atenda à norma interna VW 502.00 (para veículos fabricados até 2013).
Além disso, o Voyage já entrega melhor estabilidade e rigidez torcional de carroceria, o que passa mais segurança em estrada, assim como sua ótima capacidade de porta-malas, suficiente para levar bagagens da família toda.
Porém deixa a desejar na qualidade do acabamento interno, lista de equipamentos de série (mesmo se tratando da versão top de linha Comfortline) e conforto ao rodar, caso venha com o opcional de rodas de liga leve de aro 15, calçadas com pneus 195/55/R15.
Também é recomendável pegar este carro sempre com o câmbio manual de 5 marchas (MQ200 de excelente engates), pois a versão automatizada iMotion também passa um comportamento mais áspero, com trancos entre as trocas de marchas e maior possibilidade de defeitos.
7 - GM AGILE LTZ 1.4 8v flex manual - 2014
TABELA FIPE: R$ 38.548,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.782,00
Esquecido por muitos, pode ser uma boa opção de compra, focando em custo-benefício, de um veículo de manutenção simples, barata, e de preço acessível, frente aos concorrentes.
Nessa versão top de linha LTZ, vem equipado até com controlador de velocidade, assim como apresenta um espaço interno traseiro e porta-malas de capacidades razoáveis, assim como a boa altura do solo.
Mas não espere um bom acabamento interno (volante e pedais são um pouco desalinhados, inclusive) ou um projeto mais moderno, uma vez que se trata de um veículo fabricado em 2014, na plataforma do Corsa B, lá dos anos 90, ou seja, também não vai apresentar um bom nível de segurança à bordo em caso de colisão.
Também evite os automatizados Easytronic, pelas mesmas razões mencionadas nos exemplos acima, e tenha em mente que, mesmo na versão com câmbio manual, a revenda será mais difícil, comparado à outros modelos da categoria.
Atenção também para o sensor do pedal de embreagem, que costuma falhar com certa frequência, fazendo parar de funcionar o controlador de velocidade.
6 - GM COBALT LTZ 1.8 8v flex manual - 2018
TABELA FIPE: R$ 56.369,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.777,00
Outro que se destaca pela robustez e confiabilidade mecânica, e neste ano de 2018, ainda teve uma atualização no motor, que o deixou ainda mais eficiente.
O Cobalt também possui uma boa lista de equipamentos nessa versão top de linha LTZ, sem falar no ótimo espaço interno traseiro e de porta-malas, dignos de um sedan de porte médio, bem como passa bom nível de conforto ao rodar, sendo uma ótima opção de custo-benefício.
Mas é bom saber que este modelo vem equipado com estepe de uso temporário, fica devendo o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos e o ajuste de profundidade da coluna de direção, sem falar que o ajuste de altura do banco do motorista só muda a inclinação do assento, o que acaba dificultando para encontrar uma melhor posição de guiar.
Atenção também para a especificação correta de óleo para este motor 1.8 SPE/4 ECO, como mostrado abaixo.
5 - VW SPACEFOX COMFORTLINE 1.6 8v flex manual - 2007
TABELA FIPE: R$ 27.302,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.768,00
Outro equipado com o motor EA111 (mas em 2007 ainda não era o VHT), que se bem cuidado, entrega boa robustez mecânica, preços de peças acessíveis, sem falar no bom espaço interno desta perua compacta, potencializado pelo teto alto e a versatilidade do banco traseiro rebatível e corrediço, acrescido do rack de teto.
Além disso, conta com várias soluções internas em porta-objetos, boa lista de equipamentos nessa versão Comfortline, estabilidade em curvas e boa altura do solo.
Mas atenção com os coxins dos amortecedores dianteiros, que costumam quebrar com facilidade, assim como as lentes das lanternas traseiras possuem má vedação, permitindo a entrada de água e poeira, e podem se soltar com facilidade.
Rolamentos das rodas traseiras geralmente têm preços mais elevados, o acabamento interno é ruidoso, o quadro de instrumentos minimalista é de ruim visualização e as colunas "A" são bem largas, o que prejudica a visibilidade em ultrapassagens ou cruzamentos.
Cuidado com o sistema de rebatimento do banco traseiro, que pode causar lesões sérias (já contemplado por Recall), o motor de partida original pode travar, e nessa primeira geração, não conta com luz de aviso de anomalia no sistema de injeção eletrônica, sendo a luz EPC, a responsável também por este tipo de alerta.
4 - FIAT IDEA ESSENCE 1.6 16v flex manual - 2014
TABELA FIPE: R$ 28.616,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.736,00
Outra opção para quem busca versatilidade, com o mesmo motor confiável 1.6 E-Torq da já citada Palio Weekend, sendo que em suspensão também compartilha muitos componentes com a linha Palio.
Além disso, o espaço e acabamento interno são bons, assim como o nível de conforto ao rodar, a posição de guiar é mais alta, e a lista de equipamentos também não faz feio.
Os pontos de atenção aqui vão para o consumo um pouco elevado em estrada, uma vez que esse motor fica devendo um pouco em torque à baixas rotações, e as coluna "A" do idea também são bem largas.
Evite também os Dualogic, e atenção com a procedência e quilometragem, pois este modelo foi bem utilizado por taxistas, sendo que vários, inclusive, já tiveram GNV instalado.
3 - VW POLO SEDAN COMFORTLINE 1.6 8v flex manual - 2013
TABELA FIPE: R$ 40.565,000
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.730,00
Bom sedan compacto com um "plus" em equipamentos, quando se compara com o Voyage, sendo uma ótima opção pra quem busca um requinte a mais, mas com um custo de manutenção semelhante a um veículo de entrada.
O motor 1.6 EA111 VHT já foi bem descrito acima, assim como os excelentes engates do câmbio manual MQ200, mas o destaque do Polo sedan vai para a sua estabilidade em curvas, garantido por uma carroceria 100% soldada à laser, sendo ainda melhor em curvas que o próprio Voyage.
Nessa plataforma PQ24, o Polo também obteve boas notas de colisão no teste do LatinNCAP de sua época, sendo um veículo até bem seguro em caso de colisão.
Mas tenho que falar do acabamento interno, que também é bem ruidoso, a suspensão dianteira também estoura coxins dos amortecedores com certa frequência, e algumas peças de reposição específicas, são um pouco mais caras e difíceis de encontrar que em um Voyage, como por exemplo, compressor do ar condicionado, reservatório de partida à frio, caixa de direção, dentre outros.
2 - VW GOL RALLYE 1.6 8v flex manual - 2005
TABELA FIPE: R$ 25.160,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.718,00
Equipado com o motor AP-1600, bem mais robusto e confiável, ainda é tranquilo de encontrar peças mecânicas para o Gol de terceira geração.
O desempenho e consumo de combustível são bons se tratando de um modelo 2005, assim como a qualidade do acabamento interno (pasmem, era melhor nos modelos mais antigos da montadora), sem falar na suspensão elevada para essa versão Rallye (vão livre mínimo do solo de 186 mm), o que é bem útil para estradas de terra.
Além disso, não vem com aqueles apliques plásticos externos de outros modelos de proposta aventureira, que geralmente são caros e difíceis de achar, sendo o Gol um dos campeões de revenda da categoria.
Mas é bom saber, antes de "bater o martelo" na compra do modelo, que o porta-malas é de volume limitado, assim como o espaço interno para quem vai no banco traseiro, sem falar no seu preço de mercado, que está bem acima de vários concorrentes de mesmo anon/modelo.
1 - VW QUANTUM Mi 2.0 8v gasolina manual 4p - 2002
TABELA FIPE: R$ 22.425,00
CESTA DE PEÇAS: R$ 3.659,00
Equipado com o excelente motor AP-2000 (mesma família EA827 do Gol, porém de maior cilindrada), a Quantum é também conhecida por sua robustez mecânica, bom desempenho e relativo bom consumo de combustível, principalmente em estrada.
Perua derivada de um sedan médio, se destaca também pelo bom espaço interno traseiro e versatilidade, ao vir de fábrica com bancos traseiros rebatíveis, bipartidos e o rack de teto, permitindo levar bagagens da família com folga.
Porém, ainda não se destaca por sua estabilidade, bem como usava uma plataforma antiga para a época, comum de apresentar trincas em vários pontos de solda da carroceria, sem falar nos forros de porta e teto, que costumam descolar com certa facilidade, mas não dá pra negar que ainda é fácil encontrar peças mecânicas de reposição, por preços bem acessíveis, como em alguns exemplos abaixo.
MAS E VOCÊ? QUAL DESSES VEÍCULOS COMPRARIA, pensando no menor custo de manutenção?
COMENTE ABAIXO!!!
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