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Lançamento do novo Volkswagen Tera | Primeiras Impressões

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • há 1 dia
  • 7 min de leitura

Ontem, tive a oportunidade de acompanhar em primeira mão, o lançamento oficial do novo Volkswagen Tera, em um belo evento proporcionado pela Embraterr Automóveis, concessionária VW localizada na cidade de João Monlevade-MG.


volkswagen Tera apresentação lançamento

A versão apresentada é a topo de linha, High, com o pacote Outfit The Town Edition, que acrescenta os bancos em revestimento premium com inscrição "Outfit", pára-choque na cor do veículo, além dos retrovisores externos e maçanetas pintados na cor preto ninja.


Começando pela dianteira, nota-se uma nova identidade visual mais próxima da linha "ID" dos modelos vendidos na Europa, mas de projeto brasileiro, desenvolvido por José Carlos Pavone, chefe de Design das Américas da Volkswagen.


Equipado com luzes de rodagem diurna divididas em duas partes, que também têm a função de luzes de seta, integradas ao conjunto óptico principal.


volkswagen Tera iluminação dos faróis

Todas as versões já vêm com esses faróis, que possuem iluminação full LED, e diga-se de passagem, entregam ótima eficiência de iluminação, com um bom recorte do facho, garantindo maior segurança em viagens noturnas. Dessa forma, não se tem disponíveis os faróis de neblina dianteiros, em nenhuma versão do Tera.


volkswagen Tera lanternas traseiras porta-malas

Na traseira, segue a iluminação em LED's com inédita proposta, em que os elementos se alternam entre horizontais para luzes de posição e verticais para luzes de freio, que se acendem em conjunto com o Brake-light elevado, no vidro traseiro. Luzes de seta e ré ainda com tecnologia halógenas, mas cumprem bem o seu papel.



Observa-se também o porta-malas de 350 litros de capacidade, com forração interna toda em carpete e proteção plástica na parte inferior. Também conta com iluminação e o banco traseiro é bipartido, sendo possível aumentar bastante o volume de carga, e ainda levar até dois passageiros.


volkswagen Tera rodas pneus

Nessa versão, o Tera vem calçado com os pneus 205/55R17 e as belas rodas diamantadas escurecidas inclusas nesse pacote Outfit The Town Edition, que também conta com o teto pintado na cor preto ninja e as "badges" alusivas fixadas às colunas "C".


O vão livre mínimo do solo é de 189 mm, mais que suficiente para passar por lombadas mais altas sem correr o risco de raspar o assoalho, condizendo com a proposta de um SUV.


volkswagen Tera badge logo the town

No interior, podemos notar uma nova identidade visual sendo criada à partir do Tera, que provavelmente pode se estender para outros futuros modelos da montadora, com novas saídas de ar de formato vertical nas laterais do painel, além da central multimídia com tela flutuante.


volkswagen Tera interior

Em acabamento interno, segue o plástico rígido na parte superior, mas nota-se uma nova textura, mais agradável ao toque, e com bons encaixes entre as peças. Ao centro do painel, é observado um aplique em material macio ao toque, com sutil iluminação ambiente nessa versão High.


volkswagen Tera painel acabamento interno

O padrão de acabamento se repete nas portas dianteiras, com destaque para o aplique em Black Piano na direção das maçanetas, em tom de aço escovado. A iluminação dos botões das portas e chave de farol agora vêm em branco, como era nos Golf de sétima geração.

volkswagen Tera acabamento porta dianteira

Já as portas traseiras, são revestidas apenas em plástico rígido, mas agora o Tera vem com alças de teto retráteis para os passageiros, algo que faltava na linha Polo. A área envidraçada é boa, mas os vidros das portas traseiras não descem em sua totalidade.

volkswagen Tera acabamento porta traseira

Vale destacar também os bancos dianteiros, com apoios de cabeça integrados, que podem até não agradar algumas pessoas, mas é fato que proporcional até um conforto a mais para o motorista e passageiro dianteiro, uma vez que a área de apoio para a nuca e pescoço é bem maior.



Para o motorista, possui amplo ajuste milimétrico de altura, combinando com a coluna de direção ajustável em altura e profundidade, o que garante ótima facilidade em encontrar a melhor posição ao guiar. Também conta com apoio de braço dianteiro, mas apenas para o motorista.


volkswagen Tera outfit bancos

A central multimídia dessa versão é a VW Play Connect de 10,1 polegadas, com a nova inteligência artifical "Otto" da Volkswagen, que pode ser um assistente bem útil de condução. Conta também com internet integrada, com roteamento por Wifi para os ocupantes, espelhamento para smartphone, além de possibilidade de controles do ar condicionado, dentre uma série de outras funções bem interessantes.


Também nota-se alguns botões dedicados para acessar funções de forma mais rápida, como a abertura da tampa do porta-malas e desligamento dos sistemas start-stop e alerta sonoro dos sensores de estacionamento.


volkswagen Tera central multimídia vw play connect

Falando em ar condicionado, aqui temos o Climatronic Touch, com todos os comandos sensíveis ao toque, o que pode exigir um tempo de adaptação, mas depois que se acostuma, ficam bem intuitivos, uma vez que há um pequeno ressalto logo abaixo do ajuste de temperatura, para você saber exatamente quando está mexendo naquela região, sem a necessidade de olhar para o comando.


volkswagen Tera ar condicionado digital climatronic touch

O volante tem revestimento em couro de boa pegada, firme, o que passa bastante segurança em manobras mais rápidas. Ao lado esquerdo, possui os comandos do controlador de velocidade adaptativo (ACC), disponível à partir da versão Comfort, enquanto do lado direito, estão os comandos do sistema de som e computador de bordo. Logo atrás do volante, ficam as aletas de mudança de marchas, úteis quando se usa o modo sport do câmbio.



Os limpadores de pára-brisa possuem acionamento automático nessa versão, com ajuste da sensibilidade do sensor pela parte superior da alavanca. O quadro de instrumentos em tela TFT de 10 polegadas (disponível só na versão topo de linha High) é o mesmo das versões mais completas de outros modelos da marca, com possibilidade de personalização das informações apresentadas.


volkswagen Tera volante quadro de instrumentos

O console central tem acabamento black piano em volta da alavanca de câmbio, e conta com quatro portas USB tipo-C para carregamento de celular, além de três porta-copos, mais um porta-objetos para atender quem vai no banco traseiro. A alavanca do freio de estacionamento é tradicional, de acionamento mecânico.


volkswagen Tera console central

Falando em quem vai no banco de trás do Tera, aqui tem-se um espaço interno semelhante ao Polo ou Nivus, contando com uma largura de 1,77 m por uma distância entre-eixos de 2,56 m, o que o padrão da plataforma MQB-A0.


Fiz o teste, ajustando o banco da frente para a minha posição de dirigir, e ao sentar no banco de trás, ainda assim, meus joelhos não chegaram a encostar nos bancos dianteiros, assim como a minha cabeça ficou bem próxima ao teto, mas sem me sentir incomodado com a falta de espaço (lembrando que eu tenho 1,85 m de altura).


volkswagen Tera banco traseiro espaço interno traseiro

Lembrando que todas as versões do Volkswagen Tera já contam, de série, com cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, ancoragem ISOFIX e Top Tether para cadeirinha infantil, além de 6 airbags (frontais, laterais e de cortina).


Ainda falando em segurança, também já vem com controles de tração e estabilidade, alertas de colisão frontal e fadiga, frenagem autônoma de emergência e pós-colisão, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial.



Ainda não foi testado pelo LatinNCAP quanto à segurança em colisão, mas baseando-se no bom histórico de testes que outros veículos com a mesma plataforma tiveram, não deve ser diferente com o Tera, e é provável que também obtenha uma boa nota quando for avaliado.


volkswagen Tera banco traseiro

O motor disponível em todas as versões é o EA211 em sua variante 170 TSI (exceto a de entrada, que usa o MPI de até 84 cv com etanol), que entrega 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, à 5000 RPM, e um torque de 16,8 kgfm em qualquer combustível, entregues numa faixa que vai de 1750 a 4500 RPM, proporcionando um comportamento bem "elástico" e versátil, em várias situações, sendo uma característica comum de propulsores turbo-alimentados.


Se trata de um motor bem consolidado no mercado, já em produção há mais de 10 anos, equipando vários modelos da montadora, e com histórico de entregar excelente confiabilidade mecânica.


Nessa versão mais cara, o peso em ordem de marcha é de 1139 kg, o que resulta em uma ainda boa relação peso/potência de 10,1 kg/cv, garantindo boas respostas ao retomar velocidades em uma ultrapassagem, por exemplo.


volkswagen Tera motor ea211 170 tsi

Em consumo de combustível, conforme dados oficial, o Tera High varia de 8,6 a 12,2 km/l em circuito urbano, abastecido com etanol e/ou gasolina, respectivamente, dependendo da proporção entre ambos no tanque de combustível. Já na estrada, as médias variam de 10,3 a 14,5 km/l, respectivamente.


É fato que, vários testes práticos estão sendo feitos por vários canais de imprensa, e dependendo das condições de guiar ou do trajeto, médias bem melhores que as oficiais estão sendo alcançadas.


volkswagen Tera etiqueta inmetro consumo

Em posicionamento de mercado, está claro que a estratégia da Volkswagen é colocar o Tera como o novo "carro chefe", com preço inicial da versão de entrada a R$ 103.990,00, que parte um pouco acima do Polo Track, com preço sugerido de R$ 95.790,00.


Inclusive, no site da montadora já nem estão mais disponíveis as versões 170 TSI manual e Comfortline do Polo, e provavelmente a Highline deve dar adeus muito em breve, sinalizando que o Tera será a primeira opção de veículo essencialmente de passeio.


Na sua versão topo de linha, o Tera High tem o preço de R$ 139.990,00, podendo chegar aos R$ 146.029,00 na edição especial Outfit com o pacote opcional ADAS, que inclui assistente de permanência em faixa, câmera de ré, além dos alertas de ponto cego e colisão traseira em saídas de vagas de estacionamento.



Acima do Tera, a opção mais acessível é o Nivus, partindo dos R$ 199.990,00 na versão Sense (mesmo valor do T-Cross Sense), passando pelos R$ 143.490,00 da versão Comfortline, podendo chegar aos R$ 174.990,00 pedidos na topo de linha GTS 250 TSI.


Ainda falando no T-Cross, em sua versão Comfortline 200 TSI automático, está avaliado em R$ 174.490,00, podendo chegar aos R$ 188.990,00 na topo de linha Extreme 250 TSI.


Em paralelo, temos o sedan Virtus começando em R$ 108.990,00 na versão Sense, passando pelos R$ 141.990,00 na Comfortline 200 TSI automático, podendo chegar aos R$ 165.990,00 na topo de linha Exclusive 250 TSI, mas claro, numa proposta bem diferente de mercado, para quem ainda busca um três volumes com bom porta-malas e espaço interno.


Em resumo, a tendência é que o Tera ocupe toda a faixa de preço que antes era do Polo (com exceção das versões de entrada Track e Robust, em sua maioria, destinadas ao comprador pessoa jurídica), como um SUV compacto concorrente direto de Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroen Basalt, principalmente.


Mas me diga você, compraria agora, um Volkswagen Tera? Comente abaixo!!!



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