O Nissan Sentra 2025 se trata de um facelift da série B18 do sedan médio, para se manter firme no mercado por mais alguns anos, rivalizando com o Toyota Corolla, seu principal concorrente.
Disponível nas versões Advance e Exclusive, o Sentra sofreu leves mudanças estéticas, começando pela dianteira, que, em vários aspectos, ficou semelhante ao Versa, ganhando faróis em full LED adaptativos, o que dispensou os faróis de neblina.
Além disso, o novo logo da Nissan agora abriga o radar do controlador de velocidade adaptativo, e a câmera no retrovisor interno, permite as tecnologias de assistentes de manutenção em faixa, alerta de distância do carro a frente e frenagem de emergência.
Na traseira, as lanternas não sofreram mudanças mudanças, ainda permanecem iluminadas por lâmpadas halógenas, mas a luz de placa agora é de LED, e o porta-malas permanece com sua capacidade de 466 litros, que também abriga o estepe de uso temporário.
Observando a lateral, percebe-se que as rodas de 17 polegadas são as mesmas, assim como as medidas dos pneus 215/50/R17, de perfil mediano para equilibrar a entrega de conforto e estabilidade, uma vez que boa parte das irregularidades do solo é bem filtrada pelo conjunto de suspensão Mc. Pherson na dianteira e multilink na traseira.
Os freios são à disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, e sólidos na traseira, com ABS e EBD de série, porém, ainda permanece o sistema de freio de estacionamento por pedal.
O motor é o mesmo longevo MR20DD (derivado do MR20DE, presente no Sentra desde 2008), 2.0 de injeção direta de combustível, aspirado, com duplo comando de válvulas no cabeçote, sincronizado por corrente, e variador de fase para admissão e escape.
Em algumas faixas de giro, este propulsor pode funcionar também em ciclo Atkinson, para reduzir emissões e melhorar o consumo de combustível, que de acordo com o Inmetro, pode chegar a 11,0 km/l em circuito urbano, e até 13,9 km/l na estrada, lembrando que o tanque de combustível de 47 litros do Sentra, só pode ser abastecido com gasolina.
A potência é de 151 cv à 6000 RPM, e o torque fica em máximos 20,0 kgfm à 4000 RPM, garantindo uma relação de peso/potência de 9,1 kg/cv, em um veículo de 1381 kg (versão Advance), sendo mais que suficiente para permitir boas respostas ao acelerar ou retomar velocidade, e percorrer de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (versão Advance), conforme o fabricante.
O câmbio também é um velho conhecido: CVT Jacto X-Tronic, de comportamento sempre suave e sem trancos, favorecendo sempre uma faixa mais econômica de giro, porém, caso queira um comportamento mais esportivo, está disponível a simulação de até 8 marchas, com aletas de mudança atrás do volante.
Sem qualquer emblema para distinguir uma versão da outra, o Sentra tem seu preço partindo dos R$ 156.390,00 na versão Advance, até os R$ 176.690,00 pedidos na versão Exclusive, conforme o site da Nissan.
Em equipamentos, a versão Advance conta com:
Bancos de couro;
Banco traseiro rebatível e bipartido;
Ar-condicionado digital de duas zonas;
Banco do motorista com regulagem elétrica;
Chave presencial com partida por botão;
Painel digital com tela de 7" e computador de bordo;
Direção de assistência elétrica com ajuste de altura e profundidade;
Acendimento automático dos faróis;
Modos de condução Eco e Sport;
Controle automático de velocidade;
Faróis full LED;
Rodas de liga leve de 17";
6 airbags (frontais, laterais e de cortina);
Controles de tração e estabilidade;
Alarme;
Travas elétricas com acionamento automático por movimento;
Alerta de colisão com frenagem automática;
Alerta de objetos no banco traseiro;
Alerta de ponto-cego;
Alerta de tráfego cruzado traseiro;
Alerta de mudança de faixa;
Câmera de ré;
Sensores de estacionamento dianteiro a traseiro;
Central multimídia com tela de 8" e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay com fio, conexões USB e Bluetooth;
Volante multifuncional.
Por mais R$ 20.300,00, a versão Exclusive entrega:
Partida remota do motor pela chave;
Controlador de velocidade adaptativo (ACC);
Retrovisor interno fotocrômico;
Rebatimento elétrico dos retrovisores externos;
Teto-solar elétrico;
Câmeras 360º;
Sistema de som da BOSE com subwoofer integrado.
E o único opcional disponível, é o pacote Premium, oferecido para a versão Exclusive, que entrega o interior com revestimentos na cor sand (caramelo), por mais R$ 1.700,00, chegando aos R$ 178.390,00.
As cores disponível para todas as versões são a Cinza Grafite, Preto Premium, Branco Diamond e a novidade da linha 2025, Cinza Atlântico.
Para a versão Exclusive, ainda há a possibilidade de pedir a pintura do teto em preto, combinado com as cores Branco Diamond (pelo valor de R$ 3.100,00 adicionais) ou Cinza Atlântico (pagando R$ 2.100,00 a mais).
Em dimensões, o Sentra 2025 mantém o comprimento de 4,64 metros, com 1,45 de altura. A largura de 1,81, combinado com os bons 2,70 de distância entre-eixos, garantem um bom espaço interno para quem vai no banco de trás.
A garantia do Sentra é de 3 anos sem limite de quilometragem, e a Nissan recomenda uma revisão obrigatória a cada 10 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
Cada manutenção obrigatória, já tem seu valor fixo, determinado pela montadora, conforme segue:
Revisão 1: R$ 606,00, para troca de óleo do motor com filtro, além de inspeção de vários itens;
Revisão 2: R$ 1.254,00, para troca de óleo do motor e filtros de óleo, ar e cabine, além de inspeção de vários outros itens;
Revisão 3: R$ 606,00, para troca de óleo do motor com filtro, além de inspeção de vários itens.
Ou seja, rodando com o Sentra por, no máximo, 10 mil km por ano, seu custo total com revisões, em 3 anos, será de R$ 2.466,00; no entanto, este valor pode ser maior, caso faça um uso mais intenso do veículo, e seja necessário realizar as manutenções por quilometragem alcançada.
Mas e você? Compraria agora um Nissan Sentra 2025, que já acumula mais de 2.000 unidades vendidas no ano; ou um Toyota Corolla, campeão de vendas da categoria; ou ainda, um BYD King DM-i, que também está chegando forte na disputa pelo mercado dos sedans médios?
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