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Nissan Sentra B17 [2014-2020] Usado de Excelente Custo-Benefício

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 2 de jul.
  • 8 min de leitura

Lançado no nosso mercado no segundo semestre de 2013, já como modelo 2014, o Nissan Sentra B17 vinha importado do México, em três versões de acabamento: "S", "SV" e "SL", em ordem de preço e nível de equipamentos, passando por um facelift em 2017 e ficando em linha até 2020.


nissan sentra b17 2014

Design Externo


Em design, é um carro bem acertado, na minha opinião, com linhas que claramente remetem à modelos mais caros da marca, como o Altima. Os elementos em led`s nos faróis e lanternas traseiras dão todo um ar de sofisticação e modernidade, reforçados pelas linhas mais sinuosas e apliques cromados em torno das janelas.



A proposta de design da Nissan para essa geração do Sentra é o conceito Ellure, que esbanja linhas arrojadas e elementos em forma de bumerangue, como é o caso dos faróis e lanternas traseiras.


nissan sentra b17 2014 lateral

Pela lateral, podemos observar três volumes bem definidos, o que caracteriza um sedan, de fato. Alguns vincos mais pronunciados ao longos das portas, e belas rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, dependendo da versão. Nas primeiras, os pneus são os 205/55/R16, enquanto para as maiores, são usadas as medidas 205/50/R17. 


Nas versões top de linha SL e Unique, observam-se frisos cromados na base das janelas, assim como nas maçanetas. Todas as versões contam com repetidores de setas nos retrovisores, e uma linha de cintura que sobre repentinamente na coluna “C”, buscando trazer um visual mais imponente para os pára-lamas traseiros.


nissan sentra b17 2017

Após o facelift de 2017, a proposta já era entregar linhas um pouco mais arrojadas, com cantos ainda mais vivos e grade cromada em "V", remetendo à esportividade, mais alinhando ao Nissan Máxima de época, comercializado no mercado norte-americano. Além disso, ganhou para-lamas dianteiros mais encorpados e um melhor isolamento acústico.


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E claro que dá pra levar bagagens de todo mundo, uma vez que conta com um bom porta-malas de 503 litros de capacidade, com banco traseiro bipartido em todas as versões, para aumentar ainda mais a versatilidade do modelo.


Interior


nissan sentra b17 2014 interior

Internamente, o padrão se repete, com materiais de excelente qualidade e textura revestindo painel e forros das portas, tudo macio ao toque. 


Os bancos sempre são produzidos com uma espuma de boa densidade, que passa ótimo conforto para realizar longas viagens, sem correr o risco de dores na região lombar das costas, seja com o revestimento de tecido ou couro.


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O quadro de instrumentos é de ótima visibilidade, no padrão always on, ou seja, acende-se quando se liga a ignição. Com iluminação em led’s brancos, preza pela objetividade nas informações apresentadas, com conta-giros e velocímetros grandes, indicadores de temperatura e combustível menores, e tela central digital com informações do computador de bordo (o econômetro fica sempre presente, auxiliando o motorista a dirigir sempre de forma mais eficiente).


nissan sentra b17 2017 interior

Após o facelift de 2017, a grafia dos mostradores mudou, ficando um tanto quanto mais simples, perdendo certo ar de sofisticação, mas mantendo a sobriedade e clareza das informações. O display central passa a vir em tela TFT colorida de melhor resolução.


O volante de três raios é bem conhecido da linha Nissan (usado no March e Versa), mas no Sentra, possui comandos adicionais do lado esquerdo para computador de bordo e do lado direito para o controlador de velocidade (disponível só nas versões com câmbio automático). A empunhadura é excelente, uma vez que possui revestimento em couro, e o peso é adequado, com boa variação da assistência de acordo com a velocidade do momento. Após o facelift, ganhou um desenho bem semelhante ao do 370Z.


nissan sentra b17 2014 banco traseiro

O espaço interno traseiro é ótimo para até três adultos, uma vez que conta com uma boa distância entre-eixos de 2,70 metros por 1,76 de largura. Em altura, com seus 1,50 metros, pode incomodar adultos mais altos, uma vez que a caída traseira do teto é mais pronunciada.


Lista de equipamentos (considerando ano/modelo)


Sentra (2014-2016)


Sentra S (2014-2016)



  • Câmbio manual de seis marchas;

  • Alarme keyless;

  • Ar-condicionado manual;

  • Computador de bordo;

  • Volante multifuncional com controle de áudio e revestimento em couro;

  • Direção com assistência elétrica;

  • Retrovisores com acionamento elétrico e repetidores de seta;

  • Tomada de 12V no painel

  • Vidros elétricos com função "um toque”;

  • Rodas de liga-leve de 16” montadas em pneus 205/55/R16;

  • Lanternas traseiras em LED

  • Luzes de posição dianteiras em LED;

  • Duplo airbag dianteiro;

  • Faróis de neblina;

  • Freios ABS com EBD;

  • Travamento automático das portas com o veículo em movimento;

  • Rádio CD Player com leitor de MP3, Bluetooth (só chamadas).


Sentra SV (2014-2015): Itens da versão S, e acrescenta:


  • Câmbio automático CVT;

  • Ar-condicionado digital dual-zone;

  • Piloto automático com ajuste no volante;

  • Descansa braço central traseiro com porta-copos;

  • Rádio CD Player com display colorido com tela de 4,3" e leitor MP3 com 6 alto-falantes.


Sentra SL (2014-2015): Itens da versão SV, e acrescenta:


nissan sentra b17 2014 traseira

  • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente;

  • Teto-solar com controle elétrico;

  • Rodas de liga-leve de 17" montadas em pneus 205/50 R17;

  • Airbags laterais e de cortina;

  • Sensores de estacionamento traseiros;

  • Rádio CD Player com tela de 5,8" e seis alto-falantes, câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio, sistema de navegação GPS integrado e Bluetooth (chamadas e músicas).



Sentra SV e SL (2016) passaram a vir com controle de tração e estabilidade (Vehicle Dynamic Control - VDC).


Sentra SL (2016) ganhou novo sistema de som Nissan Connect com tela de 5,3” que acrescenta conectividade para apps de smartphones e comandos por voz.


nissan sentra b17 2016 unique interior

Versão especial Unique (2016) baseada na top de linha SL, com controles de tração e estabilidade, sistema de som Nissan Connect, sistema anti-esmagamento para os vidros elétricos, alarme volumétrico e acabamento interno em tons claros Bege Greige, bancos em couro, soleiras das portas iluminadas, além de tapetes e rodas exclusivas. Disponível apenas na cor Branco Diamond perolizada.


Sentra (2017-2020): Todos disponíveis apenas com câmbio automático CVT quinta roda para o estepe.


Sentra S (2017-2020)


  • Controles de tração e estabilidade;

  • Retrovisor fotocrômico;

  • Rádio com display de 5”;

  • Sensores de estacionamento traseiros;

  • Faróis de acendimento automático.


Sentra SV (2017-2020): Itens da versão S, e acrescenta:


  • Rodas de aro 17” com novo desenho;

  • Câmera de ré;

  • Bancos em couro;

  • Sistema de som Nissan Connect (até 2018).


Sentra SL (2017-2020): Itens da versão SV, e acrescenta:


nissan sentra b17 2017 traseira

  • Banco do motorista com ajustes elétricos de assento e lombar;

  • Sistema de som Bose com quatro-alto-falantes; dois tweeters e dois subwoofers;

  • Quadro de instrumentos Fine Vision com TFT de 5";

  • Safety Shield: Alerta de Ponto Cego (Blind Spot Warning - BSW), Alerta de Colisão Frontal (Forward Colision Warning – FCW) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (Rear Cross Traffic Alert - RCTA);

  • Retrovisor interno com bússola;

  • Novas rodas 17" com design esportivo;

  • Faróis com elementos em LED’s e projetor.


Sentra SV e SL (2018-2020):


  • Central multimídia Nissan Multi-App, com tela sensível ao toque de 6,2” com leitor de DVD, memória interna de 2,2GB, possibilidade de baixar apps direto da loja, internet integrada, comandos por voz, Bluetooth, além de navegador GPS e câmera de ré integrados;


nissan sentra b17 2014 frente

Cores (2014-2016): 


Preto Premium sólida, e as metálicas Prata Classic, Azul Grafite, Bege, Cinza Oxford. Finalmente há ainda uma opção perolizada Branco Diamond.



Cores (2017-2020): 


Preto Premium sólida, e as metálicas Prata Classic, Azul Grafite, Bege, Cinza Oxford e Vermelho. Finalmente há ainda uma opção perolizada Branco Diamond.



Conjunto mecânico


nissan sentra b17 motor 2014 2020

Em conjunto mecânico, todas as versões do Sentra vêm equipadas com o bom e velho motor 2.0 MR20DE flex, de 140 cv de potência e 20,0 kgfm de torque, independente do combustível, o que é uma calibragem bem comum em motores Nissan. Dessa forma, ele é suficiente para mover os 1348 kg de peso em ordem de marcha da versão mais pesada (a "SL") com uma relação peso/potência de 9,6 kg/cv.


Na linha B17 do Sentra, o motor já usa o sistema Flex Start da Bosch, de dispensa o tanquinho de partida à frio, para dar lugar a uma câmara de pré-aquecimento do combustível, para facilitar as partidas com etanol e dias de temperaturas mais baixas.


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O câmbio CVT promove boa suavidade e progressividade nas acelerações e retomadas de velocidade, sem comprometer tanto o tempo de resposta, o que indica um bom acerto por parte da montadora. Apesar de não possuir simulação de marchas, ele conta com o bloqueio de overdrive, através de um botão na lateral da alavanca, que ao ser pressionado, deixa a rotação do motor sempre um pouco mais elevada, o que é ótimo para preparar para uma ultrapassagem, ou quando se deseja um pouco mais de atuação do freio-motor.


nissan sentra b17 2014 traseira

A suspensão se equilibra muito bem entre conforto e estabilidade, com leve tendência para a primeira característica, o que torna o rodar bem agradável, mas pode criar situações de saída de frente, quando guiado mais no limite.


Claro que, como qualquer carro usado, o Nissan Sentra de sétima geração também tem seus pontos de atenção, que valem ser mencionados, como os relatos frequentes de falha no eletroventilador, que podem causar o superaquecimento do motor. Também o câmbio CVT pode apresentar superaquecimento, caso o proprietário deixe passar muito do prazo de troca do fluido dessa transmissão. 


Por isso que é muito importante, antes de comprar qualquer carro usado, fazer uma boa avaliação mecânica, para ter certeza de que o exemplar em análise foi bem cuidado, passou pelas manutenções preventivas de forma correta, para evitar que você tenha um gasto muito mais elevado no futuro.


Consumo de Combustível



O Nissan Sentra 2.0 com câmbio manual alcança um consumo médio na cidade de 7,2 a 10,5 km/l, dependendo da mistura entre etanol e gasolina, respectivamente. Na estrada, varia de 8,7 a 12,9 km/l.


Com câmbio automático, até 2016, as médias da versão topo de linha SL variam de 6,9 a 10,2 km/l na cidade, e de 9,1 a 12,9 km/l na estrada. Após o facelift, esses valores ficaram ligeiramente inferiores, variando de 6,7 a 9,9 km/l na cidade, e de 9,1 a 12,7 km/l na estrada. Um dos responsáveis por isso pode ser o peso em ordem de marcha, que foi de 1348 para 1360 kg, um acréscimo de 12kg. 


Segurança


O Nissan Sentra nunca foi testado pelo LatinNCAP quanto à sua segurança em caso de colisão, mas foi testado pelo NTHSA (National Highway Traffic Safety Administration) que avalia os veículos para o mercado norte-americano, e em 2014, ele alcançou a marca de 4 estrelas de 5 possíveis, indicando um bom nível de segurança, que se manteve quando foi realizado um novo teste, em 2017.


Manutenção


nissan sentra b17 motor 2.0

Aqui listarei algumas peças de trocas periódicas preventivas, da versão SL 2.0 CVT 2014, para exemplificar alguns preços MÉDIOS de mercado, cotados em Junho/2025:


Aviso: Se você comprar um produto usando um de nossos links abaixo, podemos receber uma pequena comissão que vai ajudar a financiar nosso trabalho.


  • Kit de pastilhas de freio dianteiras - N-1434 COBREQ - R$ 270,00


  • Par de discos de freio dianteiros - BD 2064 FREMAX - R$ 459,00



  • 4 Pneus - 205/50/R17 Pirelli Cinturato P7 - R$ 3.538,00


  • Óleo de motor - 5 litros de CASTROL MAGNATEC API SN 5w30 (capacidade de 4,4 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 270,00


  • Correia de acessórios - 6PK1203 GATES, sem tensores inclusos - R$ 79,00


  • Filtro de ar do motor - LX957/3 MAHLE - R$ 65,00


  • Filtro de óleo - OC195 MAHLE - R$ 26,00


  • Filtro de combustível - KL583 MAHLE - R$ 25,00


  • Filtro de cabine - LA1102 MAHLE - R$ 27,00



  • Óleo de transmissão - 8 litros de óleo NISSAN NS-3 (capacidade de 8,0 litros) - R$ 1.158,00


  • Filtro de transmissão - 317263JX0A Nissan - R$ 94,00


Total da cesta de peças - R$ 7.974,00


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Preços e concorrentes



O curioso é que, quando novo, um Sentra SL, com todo esse nível de tecnologia embarcada, custava algo em torno de R$ 73.092,00 mil (preços de março/2014, conforme a tabela FIPE, último mês do Corolla G10 modelo 2014, depois lançou o G11 modelo 2015, que passava dos R$ 93 mil, destoando desse comparativo), bem abaixo dos R$ 80.850,00 mil de um Toyota Corolla Altis, ou os R$ 82.522,00 mil de um Honda Civic EXR, indicando que a Nissan não estava de brincadeira na hora de disputar esse mercado tão concorrido.


Hoje em dia, ainda de acordo com a tabela FIPE, um Nissan Sentra SL 2014 usado está avaliado em R$ 53.870,00, enquanto o Toyota Corolla Altis está por R$ 72.822,00, e um Honda Civic EXR por R$ 74.405,00, mostrando que sim, o Nissan caiu mais de preço ao longo dos anos. 


Isso pode ser bom, para quem busca um carro de melhor relação custo-benefício, mas tendo em mente que a sua revenda pode ser um pouco mais demorada que a dos seus rivais. Ainda assim, eu diria que vale muito à pena buscar um Nissan Sentra que tenha sido bem cuidado.


Mas e você? Compraria um Nissan Sentra B17?

Comente abaixo!!!



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