Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Renault Fluence Dynamique 2.0 2013, equipado com o motor M4R 2.0 16 válvulas e câmbio manual de 6 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 025173-9), que é de R$ 37.246,00, cotado em outubro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 37.804,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 1.489,84.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 1.862,30, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Fluence Dynamique 2013 vai te dar uma despesa média anual de R$ 3.391,50, ou mensal de R$ 282,63.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Renault Fluence Dynamique 2.0 manual 2013:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-453 Cobreq - R$ 194,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 4022 Fremax - R$ 418,00
Kit de velas de ignição - Cód.: PLZKAR6A-11D NGK Laser Platinum - R$ 351,00
4 Pneus - 205/60/R16 Continental Powercontact 2 - R$ 1.956,00
Óleo de motor - 5 litros de Castrol Magnatec 5w40 / RN 0700 sintético API SN (capacidade de 4,2 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 200,00
Correia de acessórios - 6PK1220 Gates, sem tensores inclusos - R$ 54,00
Filtro de ar do motor - C 2030 Mann Filter - R$ 112,00
Filtro de óleo - W 6025 Mann Filter - R$ 122,00
Filtro de combustível - WK 58/3 Mann Filter - R$ 25,00
Filtro de cabine - AKX-1396 Wega - R$ 40,00
4 Amortecedores - 749033SP / 379007SP Monroe OE Spectrum - R$ 1.563,00
Total da cesta de peças - R$ 5.035,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,09, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Fluence, que é de 60 litros, você vai gastar R$ 365,40 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 6,8 / 10,2 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 9,2 / 14,1 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 408 / 612 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 552 / 846 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 12,15 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 82,30 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 501,23 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,50, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Renault Fluence conta com um excelente motor confiável 2.0 M4R, desenvolvido em parceria com a Nissan, que também equipa o Sentra, entregando ótimo desempenho com um consumo de combustível razoável nessa versão com câmbio manual de 6 marchas.
Falando em câmbio, este conta com as marchas de 1ª e 5ª mais encurtadas para dar agilidade nas retomadas de velocidade, enquanto que a 6ª e última marcha, é um pouco mais alongada (relação de 0,76:1 com diferencial de 4,31:1) para proporcionar melhor economia de combustível na estrada.
A suspensão é calibrada para entregar o melhor nível de conforto ao rodar possível, sem perder tanto em estabilidade, e o espaço interno para quem vai no banco traseiro é ótimo, uma vez que conta com uma distância entre-eixos de 2,70 metros por uma largura de de 1,81.
O acabamento interno agrada, mas com ressalvas, pois os puxadores de porta dianteiros são bem ruidosos ao manusear, bem como é comum observar alguns botões do ar condicionado e do sistema de som se descascando.
O que não dá pra negar é a sua excelente relação custo-benefício, uma vez que custa bem mais barato que os concorrentes de mesmo ano-modelo, e entrega uma excelente lista de equipamentos com itens como direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de ar condicionado digital de duas zonas com porta-luvas climatizado e saída para o banco traseiro, além de computador de bordo, controlador de velocidade com limitador, chave presencial do tipo cartão com partida por botão, 6 airbags (frontais, laterais e cortina), freios ABS (anti-bloqueio das rodas) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e AFU (pré-disposição de potência máxima para frenagem de emergência), dentre vários outros, sendo tudo de série nessa versão Dynamique, que ainda não é a top de linha.
O sistema de som conta com leitor de CD, entrada USB, conexão bluetooth e comandos na coluna de direção, como todo bom francês, e ainda dava pra equipar com os opcionais de bancos em couro e teto solar elétrico.
O porta-malas de 530 litros de capacidade está entre os maiores da categoria, e ainda conta com banco traseiro rebatível e bipartido de série.
Porém os pontos de atenção principais desse carro vão para as ocorrências de infiltração de água de chuva no módulo do ABS, estalos nas colunas "B", além do forro de teto de costuma descolar na parte traseira.
Além disso, é um veículo que possui uma programação eletrônica "menos permissiva" com relação à variação de parâmetros de funcionamento do motor, o que abre margem para avisos frequentes de falhas no painel de instrumentos, que acabam incomodando bastante.
Sendo assim este é um sedan de porte médio, para quem busca um maior nível de tecnologia embarcada, bom conforto ao rodar, e pagando bem menos que um Corolla ou Civic de mesmo ano-modelo, e que não ligam para uma maior dificuldade de revenda e desvalorização no futuro.
Mas e você? Compraria um Renault Fluence?
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