Toyota Yaris: Usado de Excelente Custo-benefício
- Paulo Silva
- 4 de abr.
- 6 min de leitura

Lançado no Brasil em 2018 como modelo 2019, com opções de carroceria hatch ou sedan, o Toyota Yaris manteve-se discreto em vendas por bastante tempo. Mas hoje, como usado, pode ser uma excelente compra, pensando em custo-benefício.
Cronologia e Versões
Por convenção, falarei aqui sempre do ano/modelo de cada versão:
2019 - Lançamento nas carrocerias hatch e sedan, nas versões XL e XL Plus Tech com motor 1.3; e XS, X-Way e XLS (versão de lançamento) com motor 1.5. Apenas a versão de entrada, XL, tinha opção de câmbio manual de 6 marchas (mesmo do Etios), enquanto as outras vinham equipadas com a transmissão automática CVT de 7 marchas simuladas.
2020 - Nova versão XL Live acima da de entrada, com motor 1.3 e câmbio manual. Versões XL Plus, XS, X-Way e XLS passam a ter a opção de central multimídia com espelhamento para celular Android Auto e Apple Car Play com cabo, ganhando o sufixo "Connect".
2021 - Lançada série especial S, com motor 1.5 e câmbio CVT. Versão XL sai de linha, sendo a XL Live, a nova versão de entrada, única com motor 1.3 e câmbio manual.
2022 - Último ano de opção do motor 1.3 com câmbio manual.
2023 - Facelift, redução de versões e novas nomenclaturas: XL, XS e XLS, todas apenas com motor 1.5 e câmbio CVT.
No facelift, todas as versões ganham pára-choques redesenhados luzes dirunas em LED's, sete Airbags, alerta de uso dos cintos de segurança dos passageiros traseiros, modos de condução Eco e Sport, além da central multimídia com espelhamento para smartphones via cabo.
Para a intermediária XS, acrescenta faróis por projetor halógeno, lanternas com luzes de freio e posição em LED's, alerta de mudança de faixa, assistente de frenagem autônoma de emergência e novo revestimento para os bancos.
na top de linha XLS, os itens exclusivos são os faróis full LED, faróis de neblina com projetor também em LED's, além das novas rodas de 15 polegadas com acabamento diamantado.
Desde então, sem maiores alterações até a data da publicação deste artigo, uma vez que o Yaris ainda é vendido como zero quilômetro.
Design Externo

O Yaris sempre foi um veículo de linhas um pouco mais arrojadas, mais próximas do Corolla que o Etios. Inclusive, este último, era alvo de várias reclamações do mercado, por se tratar de um modelo "simples demais" com relação e design.
Dessa forma, o Yaris veio para corrigir isso, entregando um pouco mais de requinte, mas sem cobrar o preço de um veículo de porte médio.
Na dianteira, sempre equipado com faróis de foco duplo, podendo vir com refletor ou projetor, dependendo da versão. Também podia vir com lâmpadas halógenas ou de LED's, dependendo do ano/modelo.
Pela lateral, o maior alvo de críticas fica para as rodas de 15 polegadas, consideradas pequenas demais para os seus vãos. Mas a vantagem, fica para o preço dos pneus, que também são mais acessíveis que os de aros maiores.
A traseira é o que difere o hatch do sedan, de fato, sendo que o primeiro conta com um porta-malas de 310 litros, e o segundo, 473. Uma grande diferença para quem precisa levar bagagens da família toda.
Interior

O acabamento interno é em sua maioria revestido em plástico rígido, que apesar de ainda ser criticado, mostra-se de boa qualidade, com bons encaixes e baixa emissão de ruídos, mesmo em unidades com quilometragens mais elevadas.
O quadro de instrumentos sempre bem completo, com computador de bordo e conta-giros em todas as versões. No entanto, também fica devendo um marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, sendo que, em condição de superaquecimento, apenas uma luz espia vai acender, seguido de um alerta no computador de bordo.
O volante é o mesmo do Corolla, podendo vir com comandos do sistema de som, computador de bordo e controlador de velocidade, dependendo da versão. O revestimento em couro costurado também passa a percepção de algo mais "premium", enquanto a assistência elétrica varia sua atuação de acordo com a velocidade, na medida certa para entregar conforto e segurança.
Todos os comandos sempre muito bem localizados, o que favorece a correta ergonomia durante a condução.
Possui boa área envidraçada, o que ajuda na visibilidade externa durante as manobras, enquanto o espaço interno traseiro é adequado para a sua proposta, contando com uma largura de 1,73 m por uma distância entre-eixos de 2,55 m, seja nas carrocerias hatch ou sedan.
Conjunto mecânico

Para as versões de entrada, o motor disponível é o 1.3 1NR-FBE, de comando de válvulas duplo no cabeçote, sincronizados por corrente, tuchos hidráulicos e variadores de fase para admissão e escape. Assim a potência máxima fica em 94 cv na gasolina e 101 cv no etanol à 5600 RPM, com um torque variando de 12,5 a 12,9 kgfm (respectivamente à mistura de combustível) à 4000 RPM, o que é apenas suficiente para os pouco mais de 1100 kg de peso em ordem de marcha da versão hatch (este motor não está disponível para o sedan).
Para as outras versões e para o sedan, a outra opção de motor é o 1.5 2NR-FBE, de mesma configuração mecânica porém de cilindrada maior, o que gera 105 cv na gasolina e 110 cv no etanol à 5800 RPM, com um torque variando de 14,3 a 14,9 kgfm à 4000 RPM, bem melhor nas retomadas de velocidade e ultrapassagens.
Em algumas versões com motor 1.3 ou 1.5, o Yaris pode vir equipado com o câmbio manual de 6 marchas, bem semelhante ao usado no Etios, enquanto que nas versões mais caras, a transmissão é automática do tipo CVT (transmissão continuamente variável) de 7 marchas simuladas, com opções de trocas pela alavanca. Em algumas situações, e versão automática pode conseguir números de consumo melhores que a versão mecânica, uma vez que a programação do câmbio sempre prioriza o melhor giro possível do motor.
A suspensão é sempre do tipo Mc. Pherson na dianteira com eixo de torção na traseira, de menor complexidade mecânica e custo de reparo. Freios, sempre a discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, seguindo a mesma premissa.
Consumo

Conforme dados oficiais, uma versão 1.3 manual pode chegar a um consumo médio de 8,4 a 12,1 km/l na cidade, dependendo da mistura entre etanol e gasolina, respectivamente. Na estrada, varia de 10,0 a 14,2 km/l.
Já na configuração 1.5 automático sedan, varia de 9,0 a 13,0 km/l na cidade, e de 10,6 a 14,5 km/l na estada, mostrando que a carroceria sedan pode apresentar um consumo melhor, devido ao seu coeficiente aerodinâmico e quase mesmo peso que a versão hatch.
Segurança

De acordo com o LatinNCAP, o Yaris foi testado duas vezes, a primeira em 2019, nos protocolos antigos, e a segunda em 2021, já com normas mais rígidas. Sempre nas versões apenas com os dois airbags obrigatórios por lei.
No primeiro teste, obteve 3 estrelas para adultos e 4 para crianças de 5 possíveis, demonstrando um nível mediano de segurança em caso de colisão.
Mas ao repetir o teste dois anos depois, a nota caiu para apenas 1 estrela de 5, o que mostra que, mesmo já contando com ISOFIX e controles de tração e estabilidade em todas as versões, o modelo não foi tão bem atualizado estruturalmente para obter uma melhor avaliação.
Manutenção

Aqui listarei algumas peças de trocas periódicas preventivas, da versão XLS 1.5 automático sedan 2019, para exemplificar alguns preços médios de mercado:
Aviso: Se você comprar um produto usando um de nossos links abaixo, podemos receber uma pequena comissão que vai ajudar a financiar nosso trabalho.
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-1483 Cobreq - R$ 150,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 2120 Fremax - R$ 529,00
Kit de velas de ignição - Cód.: DILKAR7Q8D NGK Laser Iridium - R$ 417,00
4 Pneus - 185/60/R15 Firestone F600 88H - R$ 1.936,00
Óleo de motor - 4 litros de Castrol Magnatec Stop-Start 5w30 sintético API SN (capacidade de 3,3 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 285,00
Correia de acessórios - 6PK1150 Gates, sem tensores inclusos - R$ 57,00
Filtro de ar do motor - C 26 135 Mann Filter - R$ 30,00
Filtro de óleo - W 68/80 Mann Filter - R$ 39,00
Filtro de combustível - WK 58 Mann Filter - R$ 21,00
Filtro de cabine - CU 1919/2 Mann Filter - R$ 25,00
4 Amortecedores - HG41339 / HG41336 Nakata HG Gás - R$ 2.035,00
Óleo de transmissão - 8 litros de óleo TOYOTA CVT-FE (capacidade de 7,5 litros) - R$ 960,00
Filtro de transmissão + junta de vedação - WFC-595 Wega - R$ 123,00
Total da cesta de peças - R$ 6.607,00
Preços e concorrentes

De acordo com as cotações realizadas na tabela FIPE, para as versões hatch, você pode encontrar o modelo partindo dos R$ 69.916,00 pedidos na versão de entrada XL 1.3 manual 2019, até os R$ 118.650,00 da versão XLS 1.5 automático 2025, seminovo.
Já para o sedan, parte dos R$ 71.382,00 na versão XL 1.5 manual, até os R$ 122.044,00 na versão XLS 1.5 automático 2025, seminovo.
Por curiosidade, um Yaris sedan zero quilômetro, parte dos R$ 111.090,00 na versão de entrada XL, podendo chegar aos R$ 131.590,00 na top de linha XLS, de acordo com o site oficial da montadora.
Já o sedan, varia dos R$ 113.290,00 na versão XL, aos R$ 135.090,00 na versão XLS, lembrando que sempre equipado com motor 1.5 e câmbio automático.
Os principais concorrentes de um Yaris hatch usado são:
Chevrolet Onix;
Volkswagen Polo e Fox;
Fiat Argo;
Honda Fit e City Hatch.
Dividindo o mercado com o Yaris sedan, temos:
Chevrolet Prisma G2 e Onix Plus;
Volkswagen Virtus;
Fiat Cronos;
Honda City e City Sedan.
Mas e você? Compraria um Toyota Yaris?
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