
Este é um levantamento completo de todos os custos envolvendo a aquisição e manutenção de um Volkswagen Polo Comfortline 2025, um dos compactos mais procurados e vendidos do nosso mercado.
Custos de compra e emplacamento
Para este exemplo, a versão em análise será a intermediária Comfortline, com motor 1.0 12v turbo, comercialmente conhecido como 170TSi, e câmbio automático de 6 velocidades, sendo que todos os preços foram cotados em Janeiro de 2025.
Preço no site VW - R$ 120.490,00
Preço Tabela FIPE (Código 001557-1) - R$ 114.445,00
Tarifa primeiro emplacamento - R$ 271,02 (Detran MG)
Placas Mercosul - R$ 300,00 (preços médios em MG)
IPVA integral (4% MG) - R$ 4.577,80, Mas considerando a compra desse veículo no mês de Janeiro de 2025, o IPVA será cobrado no valor proporcional aos meses do ano que faltam, então: IPVA total / 12 * 12 = R$ 4.577,80
Licenciamento (no ato do emplacamento) - R$ 35,18 (Detran MG)
Seguro (estimativa média de 5% do valor da FIPE) - R$ 5.722,25
Dessa forma, o valor total a ser pago, no ato da compra, envolvendo a soma do preço do site, emplacamento, placas, IPVA proporcional, taxa de licenciamento e possível seguro, caso queira fazer, fica em R$ 125.351,25.
Documentos e despesas anuais
Para manter um veículo desse totalmente regularizado para rodas nas ruas, é necessário pagar as taxas de IPVA (considerando agora o valor total para 12 meses) e licenciamento, mas aqui também vamos considerar um seguro, uma vez que se trata de uma despesa anual.
Os valores que já foram definidos anteriormente, somam uma despesa total anual de R$ 10.335,23, ou R$ 861,27 por mês, que você deve separar no seu orçamento, para não ter sustos.
Custos de revisões e garantia
De acordo com o divulgado pela montadora, a garantia para o Polo é de 3 anos, sendo que, para manter essa garantia de fábrica, o proprietário deve seguir o plano de revisões obrigatórias, a serem realizadas uma vez por ano ou a cada 10 mil km, o que ocorrer primeiro.
Para saber quanto um proprietário vai gastar ao longo do período de garantia, vamos imaginar que o dono use o veículo pelos 3 anos do período de garantia e, considerando pelo menos dois cenários de uso.
CENÁRIO 1 - Considerando que o veículo seja utilizado por, no máximo, 10 mil km por ano, as revisões serão feitas por tempo, ou seja, uma por ano. Sendo assim deverão ser feitas as 3 primeiras revisões, somando um custo total no período de R$ 1.700,75, ou uma média anual de R$ 566,92, ou ainda, uma média mensal de R$ 47,24.
CENÁRIO 2 - Considerando agora uma média de 20 mil km rodados por ano ou mais, as revisões serão feitas por quilometragem, ou seja, uma cada 6 meses. Dessa forma, deverão ser feitas todas as 6 primeiras revisões disponíveis que compõem o plano de manutenção obrigatória, sendo o custo total no período de 3 anos de R$ 4.731,36, ou uma média anual de R$ 1.517,12, ou ainda, uma média mensal de R$ 131,43.
Custos de abastecimento

Para saber quanto você vai gastar com combustível, em média, no mês, primeiro devemos identificar o custo médio do litro de gasolina no Brasil, que conforme o site da Petrobras, é de R$ 6,15.
Sendo a capacidade total do tanque de combustível do Polo de 49 litros, o custo total do tanque cheio será de R$ 301,35.
Conforme o Inmetro, a classificação geral de eficiência Energética do Polo TSI Comfortline 2025, é de índice “C”, um dos melhores, considerando o ciclo PBEV. Ainda conforme testes obtidos sob condições controladas, os dados de consumo médio e autonomia seguem abaixo:
Consumo médio cidade: 8,5 / 12,5 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio estrada: 10,6 / 15,1 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média cidade: 417 / 613 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média estrada: 519 / 740 km (Etanol / Gasolina)
Lembrando que o consumo real assim como a autonomia, podem variar de acordo com a sua forma de guiar, condições do trânsito, ou o relevo do trajeto a ser percorrido.
Assim sendo, vamos considerar que um condutor deste veículo, o utilize tanto para se deslocar no trânsito urbano, quanto para fazer algumas viagens, sendo um circuito misto de 50% cidade e 50% estrada.
Dessa forma, o consumo médio teórico nesse tipo de trajeto, seria de 13,8 km/l, utilizando gasolina.

Se este condutor dirige uma média de 1000 km/mês, ele vai gastar 72,46 litros de gasolina, o que dá um custo médio mensal de R$ 445,65 com combustível.
Podemos também fazer o cálculo do custo do quilômetro rodado, dividindo este valor total mensal, por 1000, resultando em R$ 0,45/km, o que está na média comparado a vários outros veículos com motores à combustão, de mesmo porte.
Apenas a título de comparação, um veículo elétrico apresenta um custo médio por quilômetro rodado entre R$ 0,11 e 0,15, como já foi calculado neste artigo completo sobre este tipo de carro, sendo algo a se pensar e calcular bem quando for escolher seu próximo carro novo.

Em resumo, o Polo Comfortline 2025 se destaca pelo seu desempenho ainda satisfatório, uma vez que nessa versão, o motor 170 TSI é o de menor potência (109 a 116 cv) e torque (16,8 kgfm), comparado com o 200 TSI disponível até a linha 2022. O que salva é o turbocompressor, entregando o torque máximo já aos 1750 RPM, proporcionando boas respostas em baixos giros.
O câmbio automático de 6 marchas é o AQ160-6F, já bem comum na linha Volkswagen, e conhecido pela sua confiabilidade mecânica, suavidade nas trocas de marchas e boa calibragem, o que torna a condução diária bem fácil e prazerosa.
A lista de equipamentos dessa versão Comfortline é bem completa, com itens como assistente para partida em subidas, controle automático de velocidade, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, direção elétrica com coluna ajustável em altura e profundidade, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (ASR), além do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), faróis com luzes de condução diurna em LED`s, ISOFIX e Top Tether, painel de instrumentos digital 8", sensores de estacionamento traseiros e de pressão dos pneus, chave presencial, sistema Start-Stop, central multimídia "VW Play" com tela de 10,1" touchscreen, App-Connect e volante multifuncional em couro com comandos para troca de marchas.
O Polo Comfortline também conta com os airbags frontais e laterais de série, ficando devendo os de cortina. Mas ainda assim, se trata da plataforma MQB, conhecida pela sua excelente rigidez torcional e segurança em colisão, o que rendeu uma nota 3 de 5 no LatinNCAP, em dezembro de 2022.

O projeto conta com uma distância entre-eixos de 2,56 m por uma largura de 1,75 m, o que garante um espaço interno na média para um hatch compacto, assim como a sua capacidade de porta-malas, que é de 300 litros, empatando com HB20 e Argo.
O bom vão livre mínimo do solo de 149 mm também garante a passagem pela maioria das lombadas, sem o risco de encostar o assoalho, e os faróis de LED têm o seu destaque pela boa eficiência de iluminação.
Não à toa, ficou em segundo lugar no ranking de vendas no mês de dezembro de 2024, com 13.470 unidades emplacadas, de acordo com Mobiauto, sendo assim também, um dos de melhor revenda da categoria como usado, contribuindo para uma menor desvalorização futura.

No entanto, você deve ter em mente que é o acabamento interno deixa a desejar, com a utilização de revestimentos em plástico rígido, de aspecto bem simples e que faz ruído com certa facilidade.
Faltam as alças de teto e o estepe (185/60R15) é de medidas diferentes dos pneus principais (185/65R15), o que são alvos constantes de reclamações dos proprietários.
Também, cuidado com a procedência do combustível que você vai colocar neste carro, uma vez que se trata de um motor com injeção direta de combustível, que acaba sofrendo mais oscilações e apresentando problemas relacionados ao uso de gasolina de baixa qualidade.
Além disso, o Polo Comfortline pelos R$ 120.490,00 pedidos no site oficial da Volkswagen, tem um preço mais elevado que alguns de seus principais concorrentes em versões equivalentes, como o Fiat Argo Drive 1.3 CVT, anunciado no site da sua montadora por R$ 101.990,00, ou o HB20 Comfort Plus Tech 1.0 TGDI automático por R$ 117.510,00 ou ainda o Peugeot 208 Allure 1.0 turbo CVT por R$ 112.990,00. Para o Chevrolet Onix, não encontramos informações sobre o valor de cada versão no site da montadora, mas de acordo com a tabela Fipe, em sua versão LTZ 1.0 turbo automático, está avaliado em R$ 114.344,00.
Mas e você? Qual desses compraria?
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