8 Melhores Carros até R$ 45 mil
- Paulo Silva
- 14 de abr.
- 6 min de leitura
Separei aqui as melhores opções de carros usados até R$ 45 mil, pensando em confiabilidade mecânica, custo-benefício e boa revenda.
1 - Nissan March SV 1.0 12V Flex Manual 2018
R$ 43.239,00

O Nissan March é uma boa primeira opção de hatch compacto, equipado com o motor HR10DE de três cilindros sincronizado por corrente, de 77 cv de potência e 10,0 kgfm de torque, em qualquer combustível. Dessa forma, entrega um consumo urbano de 8,8 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina), conforme dados oficiais.
Seu peso leve de 964 kg e o câmbio manual de cinco marchas de relações mais encurtadas garantem agilidade em ambientes urbanos, enquanto o porta-malas de 265 litros com banco traseiro rebatível, limita um pouco para levar bagagens de mais pessoas.
Os pontos positivos principais incluem a robustez mecânica, baixo custo de manutenção e equipamentos de série como ar-condicionado, computador de bordo e direção elétrica, nessa versão top de linha SV.
Contudo, o tanque de combustível de 41 litros limita a autonomia e incomoda, assim como a falta do ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento e a avaliação desfavorável no LatinNCAP, que mostra não ser um modelo muito seguro, em caso de colisão.
2 - Ford KA Sedan SEL 1.5 16V Flex Manual 2017
R$ 42.704,00

Para quem precisa de maior capacidade para bagagens, uma vez que este sedan compacto tem um ótimo porta-malas de 445 litros com abertura pantográfica da tampa, um requinte raro na categoria.
Equipado com o motor Sigma 1.5 de 105/110 cv (gasolina e etanol, respectivamente), associado ao câmbio IB5 manual de 5 marchas de engates justos e precisos, proporcionando um bom consumo urbano de 7,9 km/l (etanol) e 11,5 km/l (gasolina).
Equipamentos de série como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa destacam-se nessa versão top de linha, mas também falta o ponteiro de temperatura do motor e o acabamento interno é em plástico rígido, de qualidade inferior quando comparado ao March, por exemplo.
A desvalorização acelerada e a desconfiança em modelos usados em aplicativos de mobilidade exigem verificação rigorosa do histórico. Apesar disso, sua estabilidade em curvas e a dirigibilidade agradável o tornam uma boa opção para o dia a dia.
3 - Toyota Etios Sedan XLS 1.5 16V Flex Manual 2015
R$ 42.251,00

Um concorrente direto do Ka sedan, conta com o motor 2NR-FBE 1.5 sincronizado por corrente de 92/96 cv, combinado a um câmbio manual de 5 marchas, entrega um bom consumo urbano de 8,4 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina).
Seu porta-malas de 562 litros é o maior entre os compactos e maior que muito sedan médio, aliado a um espaço interno traseiro generoso, dá pra entregar um pouco mais de conforto para os passageiros durante as viagens.
A robustez mecânica e a ampla disponibilidade de peças são vantagens, assim como a lista de equipamentos dessa versão top de linha, já com itens de série como direção elétrica e ar condicionado com saída para o porta-luvas, mas fica devendo outros acessórios triviais como o acionamento elétrico dos retrovisores e um computador de bordo.
Existem relatos frequentes de trincas na barra estabilizadora e a embreagem de acionamento pesado pode incomodar quem passa mais horas do dia no trânsito pesado.
Ainda assim, sua reputação de confiabilidade e baixo custo de manutenção compensam para quem prioriza praticidade em detrimento do design e sofisticação.
4 - Fiat Punto Blackmotion 1.8 16V Flex Manual 2015
R$ 42.968,00

Nessa versão de apelo mais esportivo, o Punto entrega um requinte a mais que os modelos citados anteriormente, com uma melhor qualidade do acabamento interno e nível de tecnologia embarcada, com itens como direção hidráulica, computador de bordo, ar condicionado e sensores de estacionamento traseiro, além de alguns opcionais interessantes como ar condicionado digital, controlador de velocidade, teto solar panorâmico e central multimídia comm GPS integrado.
O motor E-Torq 1.8 de 130/132 cv oferece bom desempenho, desde que levado à mais altas rotações. Com isso, o consumo urbano de 6,7 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina) é elevado, o que também é reflexo do seu peso de 1.222 kg e dos largos pneus 195/55 R16.
Versões com câmbio Dualogic devem ser evitadas, e mesmo na versão com câmbio manual C510 de 5 marchas, a sua revenda exige paciência. Apesar disso, seu design esportivo e a estabilidade em curvas mantêm seu apelo entre entusiastas.
5 - Honda City EXL 1.5 16V Flex Manual 2011
R$ 39.229,00

Um sedan compacto premium, via de regra, uma vez que possui uma melhor qualidade do acabamento interno e um porte que fica no "meio-termo" entre um compacto e um médio.
Utiliza o motor L15A 1.5 com comando de válvulas variável V-TEC, entregando 115/116 cv e consumo urbano de 7,6 km/l no etanol e 10,9 km/l na gasolina. Na estrada, pode variar de 8,7 a 12,5 km/l, dependendo da mistura entre esses combustíveis, respectivamente.
Seu porta-malas de 506 litros e o bom espaço interno traseiro são destaques, assim como o acabamento interno em couro nessa versão EXL top de linha, além de já vir com direção elétrica, ar condicionado digital, computador de bordo e controlador de velocidade.
A suspensão rígida e a necessidade de ajustes periódicos na folga das válvulas são desvantagens, assim como o tanque de combustível de apenas 42 litros e a ausência do ponteiro de temperatura do motor.
Apesar da idade, sua valorização no mercado de usados e a mecânica durável o tornam uma escolha sólida, de fácil revenda futura.
6 - Citroën C4 Lounge Tendance 2.0 16V Flex Manual 2015
R$ 45.912,00

Aqui estamos falando de um sedan médio de fato, equipado com o motor EW10A 2.0 de 143/151 cv, associado a um câmbio manual de 5 marchas para entregar um consumo urbano de 6,1 km/l (etanol) e 8,7 km/l (gasolina) ainda elevado.
Sua calibragem de suspensão garante estabilidade e conforto na medida certa, mesmo com os pneus 225/45R17 de perfil baixo. O porta-malas de 450 litros é apenas suficiente, mas nessa versão intermediária Tendance, já vem de série com ar condicionado digital de duas zonas com saídas para o porta-luvas e banco traseiro, controlador de velocidade com limitador, luzes de rodagem diurna, ISOFIX e uma central multimídia com GPS integrado.
Claro que é um modelo de peças de acabamento um pouco mais caras, o que influencia no valor do seguro, consequentemente na facilidade de revenda e por fim, no maior índice de desvalorização futura.
Mas não deixa de ser um sedan de bom espaço interno, qualidade do acabamento e ótimo nível de tecnologia embarcada, por um valor bem menor que os seus principais concorrentes, como o Honda Civic e o Toyota Corolla.
7 - Ford Focus SE 1.6 16V Flex Manual 2014
R$ 44.719,00

Para quem busca um design mais jovial, este hatch médio oferece o motor Sigma 1.6 de 131/135 cv, com consumo urbano de 7,0 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina), e rodoviário de 9,3 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina).
Seu sistema SYNC 1 de entretenimento conta com tela monocromática de 4,2 polegadas e leitor USB, conexão bluetooth, volante multifuncional, além dos comando por voz. Nessa versão SE 1.6 também vem com direção elétrica, ar condicionado, computador de bordo, controlador de velocidade com limitador e bancos em couro.
O comportamento dinâmico também é outro "show à parte", uma vez que conta com suspensão multilink na traseira, proporcionando dirigibilidade precisa e bom nível de conforto ao rodar, mesmo com os pneus 205/55R16. Também foi bem avaliado pelo LatinNCAP, obtendo 5 estrelas para adultos e 4 para crianças de 5 possíveis, o que mostra ser muito seguro em caso de colisão, para os padrões de sua época.
No entanto, o porta-malas de 316 litros é limitado para um hatch médio, e a frente baixa raspa com muita facilidade em entradas e saídas de rampas de garagens. O espaço interno traseiro também é limitado e as peças de acabamento externas são um pouco mais caras, o que potencializa o valor do seguro e maior dificuldade de revenda. Evite as versões equipadas com o câmbio automatizado Powershift, conhecido por apresentar problemas crônicos graves.
8 - Volkswagen Jetta 2.5 20V Gasolina Automático 2010
R$ 42.598,00

Uma das melhores opções com relação à requinte e tecnologia embarcada até R$ 45 mil, o Jetta 2010 é um sedan médio baseado na quinta geração do Golf, equipado com o motor EA855 de cinco cilindros aspirado, de 170 cv de potência, acoplado ao câmbio automático da Aisin, modelo TF60SN 09G Tiptronic, de seis marchas.
Claro que o consumo vai ser elevado, alcançando até 8,4 km/l dentro de cidade e 9,8 km/l na estrada. Seu porta-malas de 527 litros com abertura pantográfica da tampa acomoda com facilidade, as bagagens da família toda.
O acabamento e espaço interno são destaques positivos, assim como a estabilidade em rodovias graças à suspensão multilink no eixo traseiro. Vem equipado de série com direção elétrica, ar condicionado digital de duas zonas com saídas para o porta-luvas e banco traseiro, além de computador de bordo, controlador de velocidade, retrovisor fotocrômico, controles de tração e estabilidade, sem falar nos airbags frontais, laterais e de cortina, que favorecem a segurança à bordo. Ainda podia vir com os opcionais de bancos em couro, faróis de xenônio, teto solar elétrico e sensores de estacionamento traseiros.
Porém, a manutenção é cara, tanto mecânica quanto de reposição de peças de acabamento, o que eleva o valor do seguro e o índice de depreciação. Apesar disso, seu motor de ronco único e o prazer ao guiar mantêm seu apelo entre entusiastas de sedans potentes.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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