Aqui temos várias sugestões interessantes de melhores carros usados até R$ 20 mil reais, para você que procura seu primeiro carro, ou até mesmo trocar de carro, lembrando que todos os valores a serem mencionados foram cotados de acordo com a Tabela FIPE.
1 - FIAT UNO MILLE CELEBRATION 1.0 8v flex manual 4p - 2008
R$ 19.077,00
Um dos modelos mais procurados nessa faixa de preço, de melhor revenda, e com um dos menores custos de manutenção, o Uno Mille também se destaca pela sua excelente economia de combustível, principalmente dentro de cidade.
O motor Fire 1.0 entrega 65 cv de potência na gasolina e 66 no etanol, com torque variando de 9,1 a 9,2 kgfm, respectivamente, o que são números bons para um hatch compacto leve, de 840 kg, entregando boa agilidade até mesmo na estrada.
O porta-malas de 290 litros de capacidade está na média para a categoria, uma vez que o estepe vem localizado no cofre do motor, o que libera um pouco mais de espaço para bagagens, que pode ser ainda maior ao rebater o encosto do banco traseiro.
É um veículo compacto e de boa área envidraçada, sendo relativamente fácil de manobrar, mas perde em espaço interno traseiro e qualidade do acabamento interno, sendo que em algumas regiões das portas, a lataria fica à mostra, o que indica claramente uma redução de custos para a sua produção.
Apesar da suspensão ser bem resistente, com sistema Mc. Pherson na dianteira e braço oscilante na traseira, esta não passa um bom nível de conforto ao rodar, principalmente com o porta-malas vazio, condição em que costuma "pular" bastante ao passar por um desnível.
Atenção especial quando for avaliar um Uno Mille, com relação à gravação do número de chassis, que fica no assoalho dianteiro direito, sendo muito comum de apresentar corrosão, que pode diminuir a legibilidade, causando impedimento quando você for transferir o veículo para o seu nome. Dessa forma, seria necessário realizar o processo de remarcação de chassis, que pode ser burocrático, trabalhoso e caro.
2 - RENAULT LOGAN EXPRESSION 1.6 8v flex manual - 2008
R$ 18.811,00
Para quem precisa de mais porta-malas, o Logan é um dos sedan's compactos que mais se destacam nesse quesito, com capacidade de 510 litros, sendo ótimo para levar bagagens da família toda. Mas atenção, pois nessa primeira versão do Logan, até 2013, não era possível rebater o encosto do banco traseiro, sendo fixo este volume de carga.
Mas é interessante procurar este carro com o motor K7M Hi-Flex 1.6 8v, que entrega o melhor equilíbrio entre bom desempenho e baixo custo de manutenção, sendo ótimo para quem precisa de um carro espaçoso para o dia-a-dia, mas ainda precisa pegar estrada com certa frequência.
Nessa versão Expression, entrega direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme e ar condicionado, sendo que eram opcionais os vidros elétricos para as portas traseiras e o CD Player, sendo uma boa opção de compra, pensando em custo-benefício.
Porém, o acabamento ainda é em plástico rígido, muito comum de apresentar ruídos, além dos engates de marcha pesados, sem falar no design externo um tanto controverso.
3 - VOLKSWAGEN POLO 1.6 8v gasolina manual - 2003
R$ 19.978,00
Para quem busca um pouco mais de requinte, equipamentos e um projeto mais voltado para entregar boa rigidez torcional e segurança à bordo, em caso de colisão, o Polo de quarta geração é uma ótima escolha, apesar do seu preço elevado em relação ao ano de fabricação.
Mas este fato também pode ser encarado como uma vantagem, uma vez que é um hatch compacto que cai pouco de preço ao longo dos anos, sendo também um veículo bem procurado e de ótima facilidade de revenda.
O motor é o EA111 de 101 cv de potência e 14,3 kgfm de torque, abastecido apenas com gasolina, que combinado com um câmbio manual MQ200 de 5 marchas, um tanto reduzidas, deixam este carro bem ágil para o trânsito urbano, e até na estrada, mesmo pesando 1082 kg.
A desvantagem é que o consumo de combustível na estrada fica prejudicado, uma vez que, de quinta marcha, aos 100 km/h, o motor já está acima dos 3000 RPM, o que também acaba aumentando o ruído interno em velocidades de cruzeiro.
Nessa versão de entrada 1.6 Mi, vem equipado de série apenas com direção eletro-hidráulica e ar condicionado, sendo opcionais o trio elétrico completo (vidros, travas e retrovisores elétricos), alarme, rodas de liga leve, ar condicionado digital automático, computador de bordo, faróis dianteiros de neblina, duplo airbags frontais e freios ABS, além do CD Player.
O porta-malas de 270 litros de capacidade é menor que o do Uno Mille, e o acabamento ainda é em plástico rígido, mas em compensação, entrega um melhor espaço interno que o Fiat, sem falar no melhor prazer ao guiar de um conjunto de suspensão bem mais acertado entre estabilidade e conforto.
Atenção aqui com os custos de manutenção e peças, que vão ser mais elevados que em outros compactos já citados, e também teste a caixa de direção, que é muito comum de apresentar folgas. O compressor do ar condicionado e motor de partida também podem apresentar problemas, sendo necessário a sua substituição.
4 - RENAULT SYMBOL PRIVILEGE 1.6 16v flex manual - 2009
R$ 18.028,00
Aqui é para quem não se importa muito com a facilidade de revenda, e quer um veículo confiável, mas que também entregue um bom nível de tecnologia embarcada, e que seja um pouco mais novo.
O Symbol na sua versão top de linha Privilége, vem equipado com direção hidráulica com ajuste de altura, trio elétrico completo, alarme, rodas de liga leve, ar condicionado digital, computador de bordo, airbags frontais, faróis e lanterna de neblina, além do CD Player com comandos na coluna de direção, como todo bom carro francês. O único opcional disponível eram os freios ABS.
O desempenho também é bom, uma vez que vem equipado com o motor mais potente disponível para o Symbol, que é o K4M Hi-Flex 1.6 16v, com potência variando de 110 a 115 cv e torque de 15,2 a 16,0 kgfm, dependendo da mistura de gasolina e etanol no tanque, respectivamente. Para um sedan compacto de 1045 kg, a relação de peso/potência fica em 9,1 kg/cv.
O porta-malas de 506 litros atende muito bem aos 5 ocupantes, mas o espaço interno traseiro é limitado, assim como a qualidade do acabamento interno, que costuma apresentar descascados no aro do volante e parte superior do painel.
Além disso, tenha em mente que não vai ser dos mais fáceis de encontrar peças de acabamento exclusivas, uma vez que este modelo não teve um bom volume de produção, o que também contribui para dificultar a sua revenda, aumentando o potencial de desvalorização futura.
5 - VOLKSWAGEN BORA 2.0 8v gasolina manual - 2003
R$ 19.948,00
Falando agora de uma ótima opção de sedan de porte médio, o Bora entrega ótimas qualidades, como o prazer ao guiar, estabilidade exemplar garantida por um monobloco de excelente rigidez, bom acabamento e espaço interno para quem vai no banco de trás.
Além disso, o motor EA113 2.0 entrega um desempenho satisfatório para mover os 1294 kg de peso, uma vez que todos os 17,3 kgfm de torque já estão disponíveis aos 2200 RPM, o que exige poucas reduções de marcha quando se deseja uma retomada de velocidade mais rápida.
Importado do México, já vem de série com direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo com aquecimento para os espelhos retrovisores externos, alarme, rodas de liga leve, ar condicionado, airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e CD Player.
Infelizmente, deixa a desejar também na oferta de peças de acabamento para reposição e eficiência de iluminação dos faróis, que são de foco simples, sem falar numa maior dificuldade de revenda, quando se comprara com os seus concorrentes.
6 - FIAT PALIO WEEKEND STILE 1.8 8v gasolina manual - 2004
R$ 16.030,00
Saudade das peruas? Aqui temos uma excelente sugestão, que é a Palio Weekend, na sua versão Stile, bem equipada de série com itens como direção hidráulica, vidro elétrico nas quatro portas, travas elétricas, alarme e rodas de liga leve. O ar condicionado e os airbags frontais, eram pagos à parte, e até recomendável que você encontre um exemplar que já tenha estes opcionais, para lhe dar mais conforto, comodidade, segurança à bordo e também facilitar a revenda.
Neste ano de 2004, já vinha equipada com o motor 1.8 fornecido pela Chevrolet, de 103 cv de potência e 17,0 kgfm de torque, ainda abastecido apenas com gasolina, porém, suficiente para empurrar os 1200 kg de peso com uma relação de 11,7 kg/cv.
O acabamento interno é bom, assim como o conforto ao rodar, garantido pela boa calibragem de suspensão e os pneus 175/65/R14, porém prede-se um pouco em estabilidade em curvas mais rápidas, o que exige sua atenção redobrada com a roladas de carroceria, que são comuns neste veículo.
Mas um dos seus principais pontos positivos e motivos de busca por este modelo, é a sua capacidade de porta-malas, que é de 460 litros, com a possibilidade de aumentar ainda mais graças ao banco traseiro bipartido, que combinado ao rack de teto, aumenta ainda mais a versatilidade e possibilidade de levar mais bagagens.
No entanto, prepare-se para procurar com "lanterna acesa" este versão, que não é muito comum de ser ver rodando por ainda, ainda mais em um ótimo estado de conservação, mas pelo que entrega em relação ao seu valor de mercado, eu digo que vale a procura, com certeza.
7 - CHEVROLET ASTRA SEDAN CD 2.0 8v gasolina manual - 2003
R$ 19.474,00
Se você quer um sedan médio fácil de manter, uma das melhores opções seria o Astra, uma vez que é equipado com um dos motores 2.0 de época com maior oferta de peças, e por preços relativamente acessíveis.
Em desempenho, este GM Família 2 entrega 116 cv de potência com 17,3 kgfm de torque, o que são números bem semelhantes ao 2.0 do Bora citado anteriormente. No entanto, o Astra pesa 1150 kg (144 a menos que o Volkswagen), então a relação peso/potência fica em 9,9 kg/cv, o que deixa esse Chevrolet bem mais ágil, principalmente na estrada. Soma-se isso à sua suspensão equilibrada para entregar conforto e estabilidade na medida certa, e você tem um carro muito prazeroso de guiar.
Os equipamentos de série dessa versão CD top de linha são a direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo, alarme, rodas de liga leve, ar condicionado com saída para o porta-luvas, computador de bordo, airbags frontais, freios ABS, faróis e lanterna de neblina, além do CD Player com volante multifuncional. Os opcionais são bem interessantes, como ar condicionado digital automático, airbags laterais e retrovisor fotocrômico.
Com comandos muito bem localizados, ótima qualidade do acabamento interno e bom espaço de porta-malas (460 litros) e para quem vai no banco de trás, o Astra é um dos mais procurados na sua categoria e faixa de preço, sendo assim, um dos de melhor revenda.
Mas esteja preparado para um consumo de combustível mais elevado e para esbarrar o assoalho em algumas lombadas por aí, uma vez que se trata de um veículo relativamente baixo em relação ao solo.
8 - CHEVROLET VECTRA CHALLENGE 2.2 16v gasolina manual - 2001
R$ 20.819,00
Mas se você preferir algo ainda mais requintado que o Astra, dá pra pensar no seu "primo rico" Vectra, que entrega uma qualidade de acabamento ainda melhor, assim como o espaço interno traseiro e capacidade de porta-malas de 500 litros.
Nessa versão esportiva Challenge, a lista de equipamentos é composta por direção hidráulica com ajuste de altura, trio elétrico completo, alarme, rodas de liga leve, ar condicionado com saída para o porta-luvas, computador de bordo, faróis e lanterna de neblina, bancos em couro dois tons (exclusivos da versão) além do CD Player, tudo já de série.
É importante ressaltar que a linha 2002 do Vectra Challenge ficou ainda mais completa, porém o seu valor de mercado extrapola um pouco nossa linha de corte dos R$ 20 mil reais, por isso não foi selecionado para essa lista.
Mas o Vectra também entrega uma experiência incrível ao guiar, combinando posição mais esportiva ao volante com uma suspensão de comportamento dinâmico exemplar, uma vez que usa o sistema multibraços para o eixo traseiro (que diga-se de passagem, também cobra seu preço na hora de manutenção, sendo bem mais cara de reparar, comparada ao sistema de eixo de torção do Astra, por exemplo).
Além disso, esse motor 2.2 16v entrega ótimo desempenho (138 cv de potência e 20,7 kgfm de torque), porém o seu custo de manutenção também é mais alto, uma vez que se trata de um propulsor de quatro válvulas por cilindro, com mais sensores e componentes que eventualmente exigem a sua substituição.
É outro sedan médio Chevrolet com consumo de combustível elevado e baixo do solo, sem falar nos relatos frequentes de falha em miolo de ignição e vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, que são problemas relativamente simples e baratos de resolver, porém podem ocorrer com facilidade na linha Vectra.
Fique atento também para verificar todos os displays do painel central (quadro de instrumentos e computador de bordo), esses geralmente mais caros e difíceis de reparar.
Mas E VOCÊ? Qual desses compraria para a sua garagem?
COMENTE ABAIXO!!!
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