8 Melhores Carros usados até R$ 80 mil
- Paulo Silva
- 30 de mai.
- 5 min de leitura
Para quem não quer comprar um veículo novo, de entrada, com poucos equipamentos, qualidade de acabamento e espaço interno traseiro, venho trazer 8 sugestões de melhores carros usados (ou semi-novos) até R$ 80 mil, pensando em opções de boa confiabilidade mecânica, tecnologia embarcada e aceitação no mercado.
1 - Peugeot 208 Griffe 1.6 16v Flex Automático - 2021
FIPE: R$ 79.298,00

Em sua segunda geração, o 208 alia o bom motor EC5JP4 1.6 aspirado de até 118 cv a um câmbio automático Aisin de 6 marchas, garantindo um consumo urbano de até 10,9 km/l, quando abastecido com gasolina.
Equipamentos como teto panorâmico, bancos em couro, ar condicionado digital de duas zonas e assistente de frenagem autônoma elevam o conforto e segurança. Contudo, o espaço traseiro apertado (largura de 1,73 m por um entre-eixos de 2,53 m) e o porta-malas (265 L) limitam versatilidade.
A desvalorização acelerada e pneus de perfil baixo são críticas, mas sua dirigibilidade ágil e acabamento refinado compensam para quem busca uma boa relação custo-benefício.
2 - Nissan Versa Advance 1.6 16v Flex Automático - 2021
FIPE: R$ 80.949,00

Para quem precisa de um sedan com bom porta-malas (482 L), o Versa se destaca, bem como pelo motor HR16DE 1.6 aspirado flex de 114 cv, com consumo urbano de até 11,7 km/l com gasolina.
O isolamento acústico é bom e a suspensão macia proporcionam conforto em viagens, enquanto itens como controle de estabilidade e airbags laterais e de cortina agregam segurança.
O tanque de combustível é pequeno (41 litros) e a falta de iluminação nos botões das portas são alvos de críticas, além da baixa altura do solo (138 mm) para estradas irregulares.
Ainda assim, é um sedan completo e espaçoso para quem vai no banco de trás (largura de 1,74 m por um entre-eixos de 2,62 m), ideal para viajar com a família.
3 - Volkswagen Polo Comfortline 200 TSi Flex Automático - 2021
FIPE: R$ 80.354,00

Para quem busca uma melhor revenda, o Polo é uma das melhores opções, oferecendo o motor EA211 TSi turbo de 128 cv e câmbio automático de 6 marchas, entregando torque generoso (20,4 kgfm) já em baixas rotações, o que garante retomadas rápidas de velocidade e um bom consumo urbano de 11,6 km/l.
A segurança é reforçada pela plataforma MQB, combinada com itens como controles de tração e estabilidade, além do bloqueio eletrônico do diferencial.
O acabamento plástico é ruidoso e desagrada, mas seu baixo índice de depreciação e boa altura do solo (149 mm) favorecem para quem busca algo mais prático e funcional para o dia-a-dia.
4 - Fiat Argo Trekking 1.3 8v Flex Manual - 2023
FIPE: R$ 79.575,00

Uma opção de proposta mais aventureira, que brilha pela altura do solo de 210 mm e o eficiente motor Firefly aspirado de 107 cv, ideal para terrenos acidentados.
O consumo urbano de 12,6 km/l é bom, mas em equipamentos, fica devendo por entregar só os airbags frontais exigidos por lei e sem opção de assistentes de condução nessa versão (possui apenas os controles de tração e estabilidade).
O porta-malas de 300 litros empata com o Polo, sendo de capacidade mediana para a categoria, no entanto, os freios dianteiros à disco sólido e avaliação zero estrelas no LatinNCAP são preocupações.
O espaço reduzido no banco traseiro (largura de 1,56m por um entre-eixos de 2,52 m) limita o conforto, apesar da boa qualidade dos revestimentos de painel e portas.
Sua proposta aventureira e mecânica confiável justificam a escolha para quem curte um carro mais "altinho".
5 - Ford Ecosport Titanium 2.0 16v Flex Automático - 2019
FIPE: R$ 77.980,00

Mas para quem quer um SUV de verdade, pode pensar nesse Ecosport em sua versão top de linha, que combina o ótimo desempenho do motor Duratec de 176 cv com o confiável câmbio automático de 6 marchas (6F15, não é mais Powershift).
O porta-malas de 356 litros é um tanto limitado, e a abertura lateral da tampa exige atenção em vagas mais apertadas.
Equipamentos como teto solar, grade ativa e alertas de condução elevam o conforto e segurança à bordo, mas são comuns as falhas crônicas em fechaduras das portas e máquinas de vidros elétricos.
O consumo urbano de 8,8 km/l é alto e as colunas "A" são bem largas, o que compromete a visibilidade, ainda que sua posição de dirigir seja elevada, assim como a altura do solo de 200 mm, o que é se torna uma escolha ideal para cidades congestionadas e até para encarar uma estrada de terra.
6 - Hyundai IX35 GLS 2.0 16v Flex Automático - 2017
FIPE: R$ 76.654,00

Com melhor espaço interno que o Ecosport (largura de 1,82 m por entre-eixos de 2,64 m), esse SUV médio coreano também esbanja bom desempenho e estabilidade, com o motor Nu de 167 cv e suspensão independente nas quatro rodas.
O porta-malas de 465 litros e o acabamento interno são diferenciais positivos para a categoria, assim como a presença de itens como chave presencial, teto solar panorâmico e controle de descida, mas a ausência de ISOFIX e cinto de 3 pontos no meio do banco traseiro são falhas.
O consumo é elevado (8,7 km/l na cidade, com gasolina) e freio de estacionamento por pedal pode incomodar, mas ainda assim, possui boa altura do solo (170 mm) e uma ótima aceitação no mercado, o que contribui para o seu baixo índice de depreciação.
7 - Citroen C4 Lounge Shine 1.6 16v THP Flex Automático - 2020
FIPE: R$ 73.140,00

Pense em um sedan médio de ótimo custo-benefício, com o motor THP turbo de excelentes 173 cv, combinado ao câmbio Aisin de 6 marchas, aliando desempenho a um consumo urbano de até 10,5 km/l, e rodoviário de 13,2 km/l.
O espaço interno generoso (largura de 1,82 m por um entre-eixos de 2,64 m) e o ótimo acabamento interno criam ambiente premium, assim como a lista de equipamentos com itens como faróis em LED, chave presencial e ar condicionado digital de duas zonas com saídas para o porta-luvas e banco traseiro.
Mas o que desagrada é o quadro de instrumentos, que ficou simplório depois do facelift, com design semelhante ao do C4 Cactus, assim como os preços das peças de acabamento, que tendem a elevar o valor de seguro.
Com isso, a revenda fica difícil e a depreciação tende a ser elevada, mas quem não liga muito para isso, pode economizar um bom dinheiro no ato da compra, frente ao seu principal concorrente, próximo exemplo da nossa lista.
8 - Toyota Corolla XEi 2.0 16v Flex Automático - 2015
FIPE: R$ 81.649,00

Para ter o mais cobiçado do mercado na sua garagem, sem pagar mais por isso, você vai ter que abrir mão de 5 anos de fabricação, comparado ao Citroen. Mas o Corolla tem a sua fama pelo seu conjunto mecânico, sinônimo de confiabilidade e baixa manutenção, com o motor 3ZR-FBE 2.0 aspirado de 154 cv e câmbio CVT de marchas simuladas, bem eficiente, diga-se de passagem, entregando um consumo urbano de até 10,6 km/l.
O porta-malas de 470 litros tem 20 a mais que o C4 Lounge, e boa avaliação no LatinNCAP reforçam que a Toyota preza pela segurança de seus ocupantes, mas ainda assim, faltam os airbags de cortina, faróis em LED e bancos elétricos, que só estão disponíveis na versão top de linha Altis.
O conforto ao rodar é bom assim como a qualidade do acabamento interno, mas o preço elevado frente aos concorrentes, fazem muitos pensarem duas vezes antes de fechar negócio. No entanto, a vantagem principal é a excelente facilidade de revenda futura, o que resulta em um dos menores índices de desvalorização da categoria.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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