Bons e Baratos | 8 Melhores Carros até R$ 30 mil
- Paulo Silva
- 11 de abr.
- 6 min de leitura
Neste artigo, venho lista as 8 melhores opções de carros usados até R$ 30 mil, pensando em confiabilidade mecânica, custo-benefício e relativa boa revenda.
1 - Fiat Palio Attractive 1.4 8V Flex Manual 2011
FIPE: R$ 29.408,00

Equipado com o motor Fire de 85/86 cv e torque de 12,4/12,5 kgfm, o Palio Attractive destaca-se pela robustez mecânica e custo baixo de manutenção, compartilhando componentes com outros modelos Fiat.
Seu câmbio C513, manual de cinco marchas é bem escalonado, mas de engates imprecisos de alavanca. O desempenho é limitado pelo seu peso de 981 kg, com uma relação peso/potência de 11,4 kg/cv, resultando em consumo urbano de 7,4 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina).
O porta-malas de 290 litros é adequado para uso urbano, porém o espaço interno traseiro é apertado para passageiros traseiros. Pontos críticos incluem a suspensão excessivamente macia, que compromete a estabilidade em curvas, e a falta de equipamentos como ar-condicionado de série.
Apesar disso, é uma opção viável para quem prioriza bom nível de conforto ao rodar e qualidade do acabamento interno.
2 - Honda Fit EX 1.5 16V Gasolina Manual 2006
R$ 28.668,00

O motor L15A com tecnologia V-TEC entrega 105 cv e torque de 14,2 kgfm, aliado a um câmbio manual de 5 marchas de engates precisos, proporcionando consumo urbano de 11,0 km/l e rodoviário de 15,0 km/l, de acordo com dados oficiais.
Seu peso de 1.050 kg e relação peso/potência de 10,0 kg/cv garantem agilidade, enquanto o porta-malas de 353 litros e assentos rebatíveis "Magic Seat" ampliam a versatilidade.
O acabamento interno é superior à média da categoria, com revestimentos de boa qualidade, mas a suspensão tem calibragem mais rígida, o que reduz o conforto ao rodar por ruas e estradas não tão bem pavimentadas.
O motor equipado com tuchos mecânicos exige ajustes periódicos na folga das válvulas e o tanque de combustível de apenas 42 litros limita um pouco a autonomia, assim como também falta o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento no painel.
Pelo menos, já vem bem equipado de série nessa versão top de linha EX, com direção elétrica, trio elétrico completo (vidros, travas e retrovisores elétricos), rodas de liga leve, ar condicionado, aibags frontais e freios ABS.
3 - Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 8V Flex Manual 2010
R$ 28.743,00

O motor EA111 VHT, com 101/104 cv e torque de 15,4/15,6 kgfm, oferece bom desempenho já em baixas rotações, ideal para um sedã compacto, e vem associado ao câmbio MQ200 manual de 5 marchas de engates justos e precisos, uma referência no mercado.
O consumo urbano de 7,3 km/l (etanol) e 10,7 km/l (gasolina) é moderado, enquanto o porta-malas de 480 litros (com opção de rebatimento do banco traseiro) é um dos maiores da categoria.
Equipado de série apenas com a direção hidráulica, exige sua atenção para buscar um exemplar pelo menos com os opcionais de trio elétrico completo, ar condicionado, computador de bordo, airbags frontais e freios ABS, que vão te dar mais comodidade e facilidade de revenda.
Possui excelente estabilidade em curvas e boa altura do solo, mas o acabamento interno em plástico rígido faz bastante ruído, o que pode desagradar bastante.
Relatos de recall's relacionados a airbags exigem verificação do histórico do veículo, mas ainda assim, está entre os modelos de maior facilidade de revenda do segmento.
4 - Fiat Idea HLX 1.8 8V Flex Manual 2010
R$ 29.638,00

Monovolume de proposta familiar, vem equipado com o motor GM Família 1 de 112/114 cv e torque de 17,8/18,5 kgfm, entregando desempenho satisfatório, aliado ao câmbio C510 de cinco marchas de engates mais imprecisos, assim como no Palio.
O consumo urbano de 6,0 km/l (etanol) e 9,0 km/l (gasolina) é elevado, reflexo do peso de 1.230 kg e aerodinâmica pouco eficiente.
O porta-malas de 380 litros e assentos versáteis são vantagens, assim como a posição elevada de dirigir e bom nível de conforto ao rodar, ideal para um trânsito mais caótico.
Nessa versão top de linha vem bem equipado, mas o ar condicionado ainda era opcional, assim como o teto solar panorâmico, que pode ser caro de manter em caso de reparos.
Apesar disso, compartilha muitos componentes de suspensão com a linha Palio, reduzindo os custos de manutenção, assim como no motor, bem utilizado tanto em modelos da Fiat quanto da própria fornecedora Chevrolet.
Evite os modelos equipados com o câmbio automatizado Dualogic, devido a problemas crônicos recorrentes, muitas vezes caros de resolver.
5 - Volkswagen Golf Generation 1.6 8V Gasolina Manual 2006
R$ 28.772,00

Mais um modelo equipado com o motor EA111, só que ainda não era flex, entregando 101 cv e torque de 14,3 kgfm abastecido apenas com gasolina, associado ao câmbio MQ200 manual de 5 marchas (de relações mais encurtadas no Golf para compensar o maior peso) que oferece dirigibilidade precisa, com consumo urbano de 9,5 km/l e rodoviário de 13,0 km/l.
O acabamento interno é bom, assim como o espaço no banco de trás, sem falar na lista de equipamentos com itens de série como direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital, bancos em couro e CD player.
A suspensão é firme na medida certa, o que confere bom conforto e estabilidade, mas são comuns os relatos de danos em coxins dos amortecedores dianteiros, exigindo inspeção criteriosa antes de fechar negócio.
Apesar de visado para roubo e possuir peças de acabamento externas um pouco mais caras, seu status de ícone entre entusiastas preserva seu valor de revenda, desde que bem conservado, claro.
6 - Fiat Palio Weekend Treeking 1.6 16V Flex Manual 2013
R$ 31.585,00

A versão Treeking utiliza o motor E-Torq sincronizado por corrente de 115/117 cv e torque de 16,2/16,8 kgfm, combinado a uma suspensão elevada e pneus 175/70 R14, ideais para estradas de terra.
O consumo urbano de 6,8 km/l (etanol) e 9,9 km/l (gasolina) é alto, mas o porta-malas de 460 litros com banco traseiro rebatível e rack de teto ampliam a versatilidade.
Vem equipada de série com direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, airbags frontais, freios ABS, computador de bordo e o CD player com leitor USB e conexão bluetooth, sendo interessante encontrar uma unidade, pelo menos com os opcionais de ar condicionado e vidros elétricos traseiros.
A desvalorização acelerada e o espaço interno limitado são críticas, mas sua robustez mecânica e custo acessível de peças o tornam uma opção sólida para quem busca uma perua compacta versátil. Da mesma forma que o falado no Idea, evite os modelos equipados com o câmbio Dualogic.
7 - Hyundai Tucson GLS 2.0 16V Gasolina Automático 4x2 2006
R$ 30.686,00

Ótima opção de SUV médio, equipado com o motor Beta de 142 cv e câmbio automático F4A42 de quatro marchas, entregando um alto consumo urbano de 8,0 km/l, também justificável pelo seu peso de 1.549 kg e largos pneus 235/60/R16.
A suspensão independente nas 4 rodas garante conforto e estabilidade em terrenos irregulares, enquanto o porta-malas de 528 litros é ideal para famílias.
Equipado de série com direção hidráulica, trio elétrico completo com retrovisores rebatíveis de forma elétrica, rodas de liga leve, ar condicionado digital, controlador de velocidade, airbags frontais, freios ABS, faróis de acendimento automático e CD player. Sem falar nos opcionais de bancos em couro e sensores de estacionamento traseiros.
A posição elevada de dirigir e o acabamento durável são pontos fortes, mas ainda faltam itens como computador de bordo e marcador de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos, sem falar no desempenho lento em retomadas de velocidade.
Peças mecânicas têm custo médio, porém os pneus largos e a suspensão traseira multibraços aumentam os custos de reposição e reparo. Apesar da idade, sua procura no mercado de usados ainda é alta, o que faz seu preço se manter estável por muito tempo.
8 - Chevrolet Vectra Elegance 2.0 8V Flex Manual 2008
R$ 30.455,00

Sedan médio equipado com o motor GM Família 2 de 121/127 cv e torque de 18,3/19,6 kgfm, entregando desempenho vigoroso já em baixas rotações, associado ao câmbio F17-5 Plus WR, manual de 5 marchas, relações alongadas e engates bem precisos.
O consumo urbano de 6,1 km/l (etanol) e 7,7 km/l (gasolina) é elevado, mas a estabilidade em rodovias e o porta-malas de 526 litros com abertura pantográfica da tampa compensam parcialmente.
Equipado de série com direção hidráulica, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital com saída para o porta-luvas, computador de bordo, retrovisor fotocrômico, faróis e lanterna de neblina, além do CD player. Ainda tinha uns opcionais interessantes como controlador de velocidade, limpador de pára-brisas com acionamento automático, airbags frontais e laterais, além dos freios ABS e volante multifuncional.
O acabamento interno é bom, assim como o espaço para quem vai no banco de trás, mas são comuns os vazamentos de óleo na junta da tampa de válvulas e as falhas no miolo da ignição.
Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!
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