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[TOP 10] CARROS para quem GANHA um SALÁRIO de até R$ 3 mil por mês

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 23 de jul.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 28 de ago.

etios

Para te ajudar a se planejar melhor na hora de comprar seu próximo carro, selecionei 10 excelentes opções de carros ideais para quem ganha um salário de até R$ 3 mil por mês, com foco em baixo custo de manutenção, boa confiabilidade mecânica e facilidade na revenda.


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1 - Chevrolet Corsa Maxx 1.0 8v Flex Manual - 2008

FIPE: R$ 21.748,00


chevrolet corsa

Se destaca pela confiabilidade mecânica e baixo custo de manutenção do motor GM Família 1, sem falar no bom consumo de combustível, principalmente na cidade. Além disso, tem uma boa calibragem de suspensão, que entrega conforto e estabilidade na medida certa, bem como um espaço interno traseiro condizente com o seu porte compacto.


Porém, nessa versão com motor 1.0, o desempenho é um tanto limitado na estrada, o acabamento interno deixa a desejar (apesar de ser melhor que no Classic), é um carro baixo em relação ao solo e recomendo evitar os raros modelos equipados com a embreagem automatizada (Auto Clutch), que costuma dar problemas com frequência.



2 - Renault Logan Expression 1.6 8v Flex Manual - 2010

FIPE: R$ 22.528,00


logan

Outro exemplo de veículo com bom motor confiável e boa oferta de peças, com preços acessíveis. O espaço interno traseiro é melhor que no Corsa, assim como a capacidade de porta-malas (510 litros), melhor altura do solo e boa lista de equipamentos nessa versão Expression, o que posiciona o Logan com uma melhor relação custo-benefício na categoria dos sedans compactos.


No entanto, o acabamento interno ainda é ruim e faz muito ruído, o consumo de combustível tende a ser elevado em algumas situações, falta o rebatimento do banco traseiro e, naturalmente, a revenda do Logan pode ser um pouco mais difícil.


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3 - Honda Fit EX 1.5 16v Gasolina Manual - 2006

FIPE: R$ 28.717,00


honda fit

Para quem busca um acabamento interno melhor, o Fit se destaca entre os compactos, sem falar no excelente motor L15A com comando variável V-TEC e sincronismo por corrente, que dispensa troca preventiva (diferente dos modelos citados anteriormente, que usam correia dentada). O desempenho e consumo de combustível são excelentes, e o espaço interno traseiro é bem melhor, potencializado pelo sistema de rebatimento dos bancos Magic Seat, que é usado até hoje, nos modelos novos da marca.


Mas atenção para o ajuste de folga de válvulas periódico do motor, a cada 40 mil km ou 2 anos, para evitar que o consumo fique elevado, assim como para a altura do solo menor, e a falta do ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos. Além disso, o tanque de combustível tem capacidade para apenas 42 litros, o que pode prejudicar um pouco a autonomia.



4 - Toyota Etios XLS 1.5 16v Flex Manual - 2017

FIPE: R$ 51.437,00


etios

Outro hatch compacto de excelente confiabilidade, com motor sincronizado por corrente e, nessa linha 2017, ganhou uma importante atualização, agora equipado com polia variável nos dois comandos de válvulas, o que melhorou consideravelmente os números de desempenho. Ainda de manutenção barata, também de destaca pelo bom espaço interno traseiro, boa lista de equipamentos nessa versão, que também conta com quadro de instrumentos digital, de melhor visualização das informações, o que potencializa ainda mais a sua revenda, sem aumentar tanto o seu custo de aquisição, frente aos concorrentes.


Mas ainda falta o travamento automático das portas em movimento, o acabamento interno ainda deixa a desejar, o porta-malas é pequeno e vem equipado com estepe de uso temporário, que pode ser um incômodo para algumas pessoas.



5 - Chevrolet Cobalt LT 1.4 8v Flex Manual - 2013

FIPE: R$ 35.884,00


cobalt

Considerado como um sedan de porte médio, o Cobalt tem custos de manutenção ainda de um modelo compacto, uma vez que, nessa versão, usa o mesmo motor 1.4 SPE/4 (também da Família 1 GM) da linha Onix, de boa robustez mecânica e consumo de combustível (talvez um pouco mais elevado no Cobalt, por conta do seu peso maior). Dessa forma, você também terá um ótimo espaço interno, capacidade de porta-malas e até uma boa revenda, mesmo nessa versão de desempenho mais limitado.


No entanto, é outro que usa estepe temporário, é bem baixo em relação ao solo (vão livre mínimo de 121 mm), o acabamento interno em plástico rígido não faz jus ao seu porte, e nessa versão LT, faltam equipamentos importantes, como vidros elétricos nas portas, traseiras, retrovisores elétricos, computador de bordo e rodas de liga leve, o que tende a diminuir a relação custo-benefício.



6 - Renault Symbol Privilege 1.6 16v Flex Manual - 2011

FIPE: R$ 23.429,00


symbol

Equipado com o motor K4M amplamente utilizado na linha Renault (e até alguns Nissan), o Symbol também preza pela confiabilidade mecânica, com preços de peças acessíveis (exceto algumas peças de acabamento), sem falar no bom desempenho e consumo de combustível. Vale a pena buscar essas versão Privilege, pela lista de equipamentos (vem até com ar condicionado digital, item raro em carros compactos de época), que também conta com ótimo porta-malas e melhor acabamento interno comparado ao Clio, por exemplo.


Mas ainda é um carro de espaço interno traseiro reduzido, o revestimento superior do painel costuma descascar se é um carro que fica muito no sol, além disso o isolamento acústico não é dos melhores, e se trata de um modelo que vendeu pouco, tem poucas unidades rodando por aí, então a sua revenda pode ser mais difícil, o que tende a aumentar a sua taxa de desvalorização no longo prazo.



7 - Volkswagen Quantum 1.8 8v Gasolina Manual - 2002

FIPE: R$ 18.873,00


quantum

Aqui é para quem precisa de uma perua espaçosa e confiável, a Quantum pode ser uma das melhores opções acessíveis, uma vez que usa o motor AP-1800, amplamente conhecido pela sua robustez e preços de peças acessíveis, sem falar no ótimo consumo de combustível, principalmente na estrada. A versatilidade é um dos seus principais atrativos, garantida pelo bom espaço interno traseiro, capacidade de porta-malas, que pode ser ampliada graças ao sistema bipartido do banco traseiro, e ainda mais pela presença do rack de teto em todas as versões. O acabamento interno também agrada, assim como a suspensão mais voltada para entregar conforto ao rodar.


Mas atenção com a estabilidade, que fica um tanto comprometida em curvas de alta velocidade, assim como para o surgimento de trincas estruturais em vários pontos de solda da carroceria, sem falar que é um modelo que já passa por certa escassez peças de acabamento.



8 - Volkswagen Polo Classic Special 1.8 8v Gasolina Manual - 2002

FIPE: R$ 12.838,00


polo classic

Usando o mesmo motor da Quantum, o Polo Classic vinha como uma opção de sedan compacto premium, de bom nível de conforto ao rodar, mas ótima estabilidade em curvas. O porta-malas é bom e possui abertura pantográfica da tampa, assim como o acabamento interno, que melhorou ainda mais depois do facelift, que ganhou novo quadro de instrumentos e mais equipamentos opcionais, o que potencializa sua relação custo-benefício, desde que você encontre uma unidade que tenha sido bem cuidada pelos donos anteriores.


Por não ter vendido tanto, hoje passa por escassez de peças de acabamento, uma vez que também vinha importado da Argentina, teve pouco tempo de mercado (apenas dois anos nessa versão pós-facelift. A ergonomia também não é das melhores (os botões dos vidros elétricos ficam muito recuados no painel) assim como o espaço interno traseiro. Atenção também para os relatos frequentes de ruídos na suspensão, que podem vir dos batentes e coxins dos amortecedores dianteiros, e tenha em mente que vai ser um carro de revenda mais difícil frente aos seus similares.


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9 - Volkswagen Parati Track&Field 1.6 8v Flex Manual - 2003

FIPE: R$ 20.641,00


parati

Uma segunda opção de perua, mais compacta, mas de ótima confiabilidade, usando também um motor AP, mas de menor cilindrada e flex, o que favorece o desempenho, principalmente quando abastecida com etanol. O acabamento interno agrada, assim como a boa versatilidade também garantida pela presença do rack de teto e boa capacidade do porta-malas, sem falar que essa versão possui uma suspensão elevada em 27 mm, o que garante passar por terrenos mais acidentados sem danificar o assoalho. Não à toa, é um modelo de muita procura no segmento.


Mas atenção para as ocorrências de trincas na carroceria, que também são comuns na família Gol, além de ser uma perua que já passa por certa escassez de peças de acabamento exclusivas dessa carroceria e versão, além de que, só vale a pena pegar uma Parati se for mais bem equipada e já vier com o rack de teto, que tende a valorizar e ajudar bastante na hora da revenda.



10 - Volkswagen Spacefox Sportline 1.6 8v Flex Manual - 2012

FIPE: R$ 38.803,00


spacefox

Mais uma opção de perua, mais moderna que a Quantum, mas ainda mantendo um conjunto mecânico confiável se bem cuidado, de motor EA111 VHT com bom torque em baixa, combinado ao câmbio manual de 5 marchas MQ200, conhecido pelos seus engates justos e precisos, bem escalonado para entregar um consumo razoável na estrada. O espaço interno traseiro é bom, e também conta com a versatilidade do banco rebatível (o sistema bipartido era opcional) e rack de teto, sem falar na boa capacidade do porta-malas e lista de equipamentos bem completa para a categoria (vem até com sensor de chuva de série nessa versão). Possui boa altura do solo e uma alta procura para o segmento, o que contribui para o baixo índice de depreciação.


Mas se prepare para trocas frequentes dos coxins dos amortecedores dianteiros, caso não use peças de qualidade, assim como para o filtro anti-chama, e o rolamento de roda traseiro costuma ter um custo mais elevado. O acabamento interno em plástico rígido é bem ruidoso e os pneus de perfil baixo prejudicam o conforto ao rodar, apesar da sua boa estabilidade em curvas.


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Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!



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