Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Citroen C4 Lounge 2016, equipado com o motor THP 1.6 16v flex e câmbio automático de 6 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 011156-2), que é de R$ 56.479,00, cotado em dezembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 57.037,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 2.259,16.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 2.823,95, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o C4 Lounge Exclusive 2016 vai te dar uma despesa média anual de R$ 5.122,47, ou mensal de R$ 426,87.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Citroen C4 Lounge Exclusive 1.6 THP automático 2016:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-1186 Cobreq - R$ 397,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5017 Fremax - R$ 535,00
Kit de velas de ignição - Cód.: ILZKBR7A-8G NGK Laser Iridium - R$ 528,00
4 Pneus - 225/45/R17 Continental ExtremeContact DW - R$ 2.316,00
Óleo de motor - 5 litros de Mobil Super 5w30 sintético API SP ILSAC GF-6A (capacidade de 4,25 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 135,00
Correia de acessórios - 6PK0905 Continental, sem tensores inclusos - R$ 117,00
Filtro de ar do motor - LX3699 Mahle - R$ 75,00
Filtro de óleo - OX339/2D Mahle - R$ 43,00
Filtro de combustível - KL583 Mahle - R$ 25,00
Filtro de cabine - LA138 Mahle - R$ 29,00
4 Amortecedores - 749054SP / 749055SP / 379019SP Monroe OE Spectrum - R$ 2.749,00
Óleo de transmissão - 7 litros de FEBI Bilstein 29934, que atende à exigência Dexron III (capacidade de 7 litros) - R$ 791,00
Filtro de transmissão + o'ring de vedação - FAT075 Japanparts - R$ 186,00
Total da cesta de peças - R$ 7.926,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,12, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do C4 Lounge, que é de 60 litros, você vai gastar R$ 367,20 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,1 / 10,5 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 9,0 / 13,2 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 426 / 630 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 540 / 792 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,85 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 84,39 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 516,46 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,52, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o C4 Lounge Exclusive 2016 se destaca pelo ótimo desempenho, que é mérito do ótimo motor THP turbo, já em sua versão flex, entregando de 166 a 173 cv de potência, dependendo da mistura entre gasolina e etanol no tanque, respectivamente.
O torque máximo de 24,5 kgfm já não varia em função do combustível, sendo entregue já aos 1400 RPM, o que garante retomadas de velocidade bem satisfatórias, exigindo menos reduções de marcha por parte da transmissão TF-70SC da Aisin, automática convencional de 6 velocidades.
Com isso, o consumo de combustível é bom, principalmente na estrada, sem falar no bom nível de conforto ao rodar (apesar das rodas de aro 17) e estabilidade, garantidos pelo conjunto de suspensão Mc. Pherson na dianteira e eixo de torção na traseira, sendo este último de menor complexidade mecânica, mas que ainda cumpre bem o seu papel.
A lista de equipamentos desta versão Exclusive, top de linha, conta de série com:
Direção eletrohidráulica com ajuste de altura e profundidade da coluna;
Vidros elétricos nas 4 portas;
Travas elétricas;
Retrovisores elétricos com rebatimento;
Chave presencial com telecomando para o alarme;
Rodas de liga leve de 17 polegadas;
Ar condicionado digital automático de duas zonas com saídas para porta-luvas e banco traseiro;
Computador de bordo;
Controlador de velocidade com limitador;
Bancos em couro;
Faróis e limpadores de pára-brisa com acionamento automático;
Retrovisor fotocrômico;
Teto solar elétrico;
6 Airbags (frontais, laterais e de cortina);
Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem EBD;
Banco traseiro com apoios de cabeça e cinto de 3 pontos para todos os ocupantes;
ISOFIX;
Controles de tração e estabilidade;
Faróis e lanterna traseira de neblina;
Luzes de rodagem diurna em LED`s;
Alerta de ponto cego;
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
Central multimídia com leitor de CD, conexões USB e bluetooth, GPS integrado e câmera de ré;
Volante mutifuncional.
Também se destaca pela ótima qualidade do acabamento e espaço interno, o que torna o C4 Lounge uma opção de melhor custo-benefício frente aos seus principais rivais, como Honda Civic e Toyota Corolla.
Mas deixa a desejar na capacidade do porta-malas, contando com 450 litros, sendo abaixo dos seus principais concorrentes. Sem falar no estepe que é de uso temporário, o que exige usa atenção redobrada quando precisar utilizá-lo.
Naturalmente, o custo para manter este modelo é mais elevado comparado com a versão equipada com motor 2.0, uma vez que este motor THP usa sistemas de injeção direta de combustível, turbocompressor e um maior nível de tecnologia embarcada.
Muitos dos problemas que este motor teve, foram corrigidos quando se tornou flex, em 2015, como por exemplo os relatos frequentes de folga na corrente de sincronismo, bem como as panes na própria turbina.
Além disso, fica devendo por não entregar aletas de mudança de marcha atrás do volante e a central multimídia ainda não era touchscreen, o que prejudica bastante a praticidade do seu uso.
Claro que as peças de acabamento do C4 Lounge também são mais caras, o que pode elevar o valor médio do seguro, contribuindo ainda mais para dificultar uma revenda futura, aumentando o seu potencial de desvalorização. Não é à toa que o Citroen está bem mais barato que outros da categoria.
Mas e você? Compraria um Citroen C4 Lounge THP?
COMENTE ABAIXO!!!
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