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Foto do escritorPaulo Silva

Nissan Sentra SL 2015 | QUANTO CUSTA para manter

Atualizado: há 5 dias

nissan sentra sl 2.0 2015 frente

Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Nissan Sentra SL 2015, equipado com o motor MR20DE 2.0 16 válvulas e câmbio automático CVT.


Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.


Custos da compra


Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 023064-2), que é de R$ 54.073,00, cotado em novembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.


Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.


Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.


Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 54.631,71.


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nissan sentra sl 2.0 2015 interior

Custos de documentação e despesas anuais


Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 2.162,92.


Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.


Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.

Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 2.703,65, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.


Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Sentra SL 2015 vai te dar uma despesa média anual de R$ 4.905,93, ou mensal de R$ 408,83.


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Cesta de peças de manutenção preventiva


Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Nissan Sentra SL 2.0 CVT 2015:


  • Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-1434 Cobreq - R$ 254,00

  • Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 2064 Fremax - R$ 489,00

  • Kit de velas de ignição - Cód.: PLZKAR6A-11D NGK Laser Platinum - R$ 312,00

  • 4 Pneus - 205/50/R17 Pirelli Cinturato P7 C2 - R$ 2.476,00

  • Óleo de motor - 5 litros de Castrol Magnatec 5w30 sintético API SN (capacidade de 4,4 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 275,00

  • Correia de acessórios - 6PK1203 Gates, sem tensores inclusos - R$ 63,00

  • Filtro de ar do motor - LX957/3 Mahle - R$ 67,00

  • Filtro de óleo - OC195 Mahle - R$ 37,00

  • Filtro de combustível - KL583 Mahle - R$ 30,00

  • Filtro de cabine - LA1102 Mahle - R$ 30,00

  • 4 Amortecedores - GP33294 / GP33295 / GB48307 Cofap Turbo Gás - R$ 1.538,00

  • Óleo de transmissão - 8 litros de Nissan BRPRT20097 NS-3 (capacidade de 8 litros) - R$ 1.216,00

  • Filtro de transmissão + o'ring de vedação - 317263JX0A Nissan - R$ 94,00


Total da cesta de peças - R$ 6.881,00


nissan sentra sl 2.0 2015 motor 2.0 mr20de

Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.


Custos de abastecimento


preço médio do litro de gasolina petrobras

Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,11, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Sentra, que é de 52 litros, você vai gastar R$ 317,72 para enchê-lo.


Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:


  • Consumo médio em cidade: 6,6 / 9,8 km/l (Etanol / Gasolina)

  • Consumo médio em rodovia: 9,0 / 13,1 km/l (Etanol / Gasolina)

  • Autonomia média em cidade: 343 / 510 km (Etanol / Gasolina)

  • Autonomia média em rodovia: 468 / 681 km (Etanol / Gasolina)


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Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,45 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.


Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 87,33 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 533,62 com combustível.


Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,53, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.


nissan sentra sl 2.0 2015 traseira

Em resumo, o Nissan Sentra de sétima geração se destaca pela sua confiabilidade mecânica, sempre equipado com o motor 2.0 MR20DE flex, que entrega 140 cv de potência à 5100 RPM e 20,0 kgfm de torque à 4800 RPM, independente do combustível que estiver utilizando. Para um sedan médio de 1348 kg, a relação de peso potência fica em bons 9,6 kg/cv, o que proporciona rápidas retomadas de velocidade.


Outro fator que contribui positivamente para o bom desempenho, é o câmbio automático CVT, que apesar de não simular marchas, é bem calibrado para todos os níveis de exigência do motorista, sem perder em suavidade e progressividade ao rodar. Ainda assim, este câmbio possui a posição "L" (de Low), para situações que se exijam uma maior atuação de freio motor.


Em equipamentos, a versão topo de linha SL dá um show à parte, com itens como direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos (este último com rebatimento elétrico), chave presencial com alarme, rodas liga leve de 17 polegadas, ar condicionado digital automático de duas zonas, controlador de velocidade, bancos em couro com ISOFIX para o assento traseiro, retrovisor interno fotocrômico, airbags frontais, laterais e de cortina, além da central multimídia com leitor de CD, conexões USB e Bluetooth, GPS integrado e volante multifuncional. O único opcional disponível para esta versão é o teto solar elétrico.


O Nissan também se destaca pelo ótimo espaço interno traseiro e qualidade do acabamento interno, com materiais macios ao toque em painel e forros das portas, além dos bancos que são bem confortáveis. O porta-malas de 503 litros de capacidade com banco traseiro bipartido, também faz jus à categoria dos sedans médios.


Em comportamento dinâmico, se trata de um veículo bem na mão, passando segurança em curvas de alta velocidade, ao mesmo tempo em que entrega ainda bom conforto ao rodar. Só não é mais confortável por causa das rodas de aro 17, que exigem pneus de perfil mais baixo.


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Mas alguns pontos de atenção devem ser mencionados sobre este modelo, começando pelo relatos frequentes de falha no eletroventilador, que pode acarretar um um superaquecimento do motor. A Nissan disponibilizou um Recall para fazer esta correção em garantia, ou seja, se o exemplar que você está comprando ainda não foi atendido, é imprescindível levar na concessionária mais próxima, o mais breve possível.


Além disso, algumas peças de acabamento externas podem ser um pouco mais caras que nos concorrentes, como por exemplos os faróis e lanternas, com elementos em led's, que também podem onerar ainda mais um possível seguro.


Também vale ressaltar que o Sentra não é homologado para a instalação de reboque traseiro, e falta iluminação nos botões das portas, o que pode incomodar no primeiro contato que você tiver com este veículo.


Sem falar que o Nissan tem um maior potencial de desvalorização no médio e longo prazo, quando se comprara com seus principais concorrentes, o que é decorrente de uma menor procura pelo modelo. Mas em compensação, ao comprar um Sentra 2015, você paga muito mais barato que em um Civic ou Corolla de mesmo ano/modelo, o que pode representar uma excelente relação custo-benefício.


Mas e você? Compraria um Nissan Sentra 2015?

COMENTE ABAIXO!!!



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