Ford Ecosport Freestyle 2013 | QUANTO CUSTA para manter
- Paulo Silva
- 4 de jul.
- 5 min de leitura

Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Ford Ecosport Freestyle 2013, equipado com o motor 1.6 16v Sigma e câmbio manual de 5 marchas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 003367-7), que é de R$ 50.754,00, cotado em julho de 2025, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 271,02, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 51.325,02.

Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 2.030,16.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 35,18.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 2.537,70, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Ecosport 2013 vai te dar uma despesa média anual de R$ 4.603,04, ou mensal de R$ 383,59.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Ford Ecosport Freestyle 1.6 16v Flex Manual 2013:
ATENÇÃO! Os valores de peças citados são uma média dos encontrados na internet, na data de postagem deste artigo. Algumas peças podem apresentar valores diferentes dos informados! Verifique o código de aplicação correto para o seu veículo, alguns modelos podem sofrer variações dependendo do mês/ano de fabricação.
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-190 Cobreq - R$ 160,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 5212 Fremax - R$ 336,00
Kit de velas de ignição - Cód.: LTR7A-10 NGK - R$ 75,00
4 Pneus - 205/60/R16 Continental PowerContact 2 - R$ 2.036,00
Óleo de motor - 5 litros de Motorcraft 5w30 / WSS-M2C913-B API SN (capacidade de 4,1 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 270,00
Correia de acessórios - 5PK0870SF / 6PK1059SF Gates, sem tensores inclusos - R$ 315,00
Kit de correia dentada com tensor e polia auxiliar: KS403 Gates - R$ 405,00
Filtro de ar do motor - C 17 021 Mann Filter - R$ 57,00
Filtro de óleo - W 7013/1 Mann Filter - R$ 54,00
Filtro de combustível - WK 58/5 Mann Filter - R$ 23,00
Filtro de cabine - FAAFD05 Japanparts - R$ 34,00
4 Amortecedores - SP342 / SP343 / SP344 Monroe OE Spectrum - R$ 1.407,00
Total da cesta de peças - R$ 5.172,00

Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento

Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,23, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Ecosport, que é de 52 litros, você vai gastar R$ 323,96 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 7,0 / 10,2 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 8,2 / 11,8 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 364 / 530 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 426 / 614 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 11,0 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 90,91 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 566,36 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,57, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.

Em resumo, o Ecosport de terceira geração com motor 1.6 se destaca pela confiabilidade mecânica e eficiência (na prática, dá pra obter médias de consumo bem melhores que as oficiais, como mostrado no vídeo ao final desse artigo), com boa oferta de peças mecânicas de reposição, por preços na média para a categoria.
Além disso, entrega posição mais alta ao guiar e bom vão livre do solo de 200 mm, esperados para um SUV, o que proporciona toda uma sensação de imponência e confiança ao volante.
A lista de equipamentos desta versão Freestyle, intermediária, conta de série com:
Direção elétrica com ajuste de altura e profundidade da coluna;
Vidro elétrico nas quatro portas;
Travas elétricas;
Retrovisores elétricos;
Alarme com telecomando na chave;
Rodas de liga leve de 16";
Ar condicionado com porta-luvas climatizado;
Computador de bordo;
Airbags frontais;
Freios ABS;
Desembaçador, lavador limpador traseiro;
Banco traseiro com ISOFIX, cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes;
Controles de tração e estabilidade;
Assistente de partida em rampa;
Sensores de estacionamento traseiros.
CD Player com entradas AUX e USB, conexão Bluetooth e volante multifuncional.
Além dos opcionais:
Bancos em couro;
Airbags laterais e de cortina.
Também se destaca pelo bom nível de segurança à bordo em caso de colisão, potencializado pelos equipamentos de segurança acima citados, e a boa suspensão calibrada para entregar conforto e estabilidade na medida certa.

No entanto, o espaço interno traseiro é um pouco limitado na distância entre-eixos de 2,52 m por uma largura de 1,78 m, um dos menores da categoria. No entanto, a boa altura de 1,69 m favorece para que adultos mais altos não encostem a cabeça no teto.
O desempenho é um tanto limitado nessa versão com motor 1.6, uma vez que este entrega uma potência de 110 a 115 cv (com gasolina ou etano, respectivamente), abaixo do esperado para um SUV compacto de 1243 kg. Com isso, o 0 a 100 km/h é executado em altos 12,4 segundos, conforme dados oficiais de época.
O porta-malas de apenas 362 litros é pouco para bagagens de 4 a 5 pessoas, e a abertura lateral da tampa exige espaço extra na garagem, ou ao estacionar na rua. Também o seu acabamento interno em plástico faz ruídos com facilidade, incomodando bastante ao passar por ruas de calçamento.
Os faróis de foco simples também são um ponto negativo, assim como a ausência do marcador de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos, mas ainda assim, se trata de uma ótima escolha, para quem busca um SUV na faixa dos R$ 50 mil.
Mas e você? Compraria um Ecosport de terceira geração?
COMENTE ABAIXO!!!
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