Este é um levantamento completo de todos os custos para adquirir e manter um Nissan Versa Exclusive 2021, equipado com o motor HR16DE 1.6 16v flex e câmbio CVT de 6 marchas simuladas.
Aqui falaremos dos valores médios a serem gastos na sua compra, documentos, cesta de peças de manutenção preventiva, além dos custos de abastecimento, bem como os principais pontos positivos e negativos em que você deve ficar atento, antes de levar um carro desses para a sua garagem.
Custos da compra
Para isso, precisamos fazer um levantamento do seu preço médio de mercado, conforme a tabela FIPE (código 023174-6), que é de R$ 84.503,00, cotado em dezembro de 2024, assim como todos os outros valores que serão mencionados ao longo deste artigo.
Lembrando que o valor real de mercado, pode variar em torno dessa média, dependendo do estado de conservação, quilometragem, equipamentos opcionais instalados, região do Brasil, dentre outros.
Mas uma vez adquirindo um veículo desse, você vai precisar pagar a taxa de transferência de propriedade obrigatória, que é de R$ 258,71, assim como as placas Mercosul, caso o veículo comprado não as possua, e você o tenha adquirido de outro município, somando mais um valor médio de R$ 300,00.
Dessa forma, o custo total no ato da compra de um carro desse, é de R$ 84.761,71.
Custos de documentação e despesas anuais
Começando pelo IPVA, que varia de um estado para o outro, mas considerando a alíquota mais alta, que é de 4% (referente aos estados de MG, SP e RJ) sobre um valor aproximado da tabela FIPE, fica em R$ 3.380,12.
Lembrando que, dependendo do estado e do ano de fabricação, alguns veículos podem ser isentos de IPVA, o que é já vai reduzir bastante os custos anuais com documentação.
Além disso, todo ano você também vai precisar pagar a taxa de licenciamento, e considerando o estado de MG, esse valor em 2024, está em R$ 39,36.
Considerando uma estimativa de taxa de seguro em torno de 5% sobre o valor da tabela FIPE, o valor anual fica em R$ 4.225,15, mas claro que esta é apenas uma média, que pode variar, dependendo da sua idade, cidade onde mora, tipo de uso do veículo, bem como se você já tem bônus de seguros anteriores, ou até mesmo a empresa em que você fizer uma cotação, pode apresentar um valor diferente das concorrentes.
Somando-se então, IPVA, taxa de licenciamento e um possível seguro, caso queira fazer, o Versa Exclusive 2021 vai te dar uma despesa média anual de R$ 7.644,63, ou mensal de R$ 637,05.
Cesta de peças de manutenção preventiva
Abaixo seguem os valores médios de vários itens de troca periódica de um Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT 2021:
Kit de pastilhas de freio dianteiras - Cód.: N-2036 Cobreq - R$ 259,00
Par de discos de freio dianteiros - Cód.: BD 4758 Fremax - R$ 420,00
Kit de velas de ignição - Cód.: LZKAR6AP-11D NGK Platinum - R$ 225,00
4 Pneus - 205/50/R17 Continental ContiPremiumContact 2 - R$ 3.036,00
Óleo de motor - 5 litros de Nissan 5w30 sintético API SN ILSAC GF-5 (capacidade de 4,4 litros, considerando a troca do filtro) - R$ 233,00
Correia de acessórios - 7PK1125 Gates, sem tensores inclusos - R$ 87,00
Filtro de ar do motor - C 23 021 Mann Filter - R$ 40,00
Filtro de óleo - W 6730 Mann Filter - R$ 33,00
Filtro de combustível - WK 58/3 Mann Filter - R$ 34,00
Filtro de cabine - CU 23 011/2 Mann Filter - R$ 38,00
4 Amortecedores - GP30638 / GP30639 / GB48445 Cofap Turbo Gás - R$ 1.643,00
Óleo de transmissão - 8 litros de Nissan CVT NS-3 (capacidade de 7 litros) - R$ 1.328,00
Filtro de transmissão + o'ring de vedação - FAT144 Japanparts - R$ 144,00
Total da cesta de peças - R$ 7.510,00
Lembrando que, este total não significa que todas as peças serão trocadas de uma só vez, ou uma vez por ano. O somatório acima serve para você ter um comparativo com outros artigos escritos neste site, sobre vários outros modelos de veículos, e tirar suas conclusões sobre qual tem a cesta de peças mais barata, qual se adequa melhor ao seu orçamento.
Custos de abastecimento
Para tal cotação, primeiro temos que saber o preço médio do combustível no Brasil, que segundo o site da Petrobras, é de R$ 6,15, e considerando a capacidade total do tanque de combustível do Versa, que é de 41 litros, você vai gastar R$ 252,15 para enchê-lo.
Falando do consumo e autonomia médios, considerando os dados oficiais de testes obtidos sob condições controladas, temos os seguintes dados:
Consumo médio em cidade: 8,0 / 11,7 km/l (Etanol / Gasolina)
Consumo médio em rodovia: 10,0 / 13,9 km/l (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em cidade: 328 / 480 km (Etanol / Gasolina)
Autonomia média em rodovia: 410 / 570 km (Etanol / Gasolina)
Imaginando que, na prática, você utilize um veículo deste em um trajeto misto de 50% cidade e 50% rodovia, o consumo médio teórico fica em 12,8 km/l, quando abastecido 100% com gasolina.
Considerando também que você rode uma distância média de 1000 km por mês, seu veículo irá consumir 78,12 litros, o que lhe dará uma despesa média mensal de R$ 524,80 com combustível.
Sendo assim, o custo médio do km rodado neste veículo será de R$ 0,52, lembrando que este número pode variar dependendo da sua forma de guiar, do trajeto ou do trânsito que você pegar.
Em resumo, o Nissan Versa, sob a plataforma Nissan V (mesma do Kicks), se destaca pelo seu bom desempenho do motor HR16DE 1.6 16v aspirado de 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque, independente da mistura de combustível, suficiente para mover os seus 1131 kg de peso, em ordem de marcha.
Com isso, o consumo de combustível também é muito bom, como você pôde ver acima, bem como o espaço interno traseiro, contando com uma distância entre-eixos de de 2,62 metros (que diminuiu um pouco, comparado com a sua primeira geração).
O câmbio CVT também promove um comportamento sempre suave e sem sem trancos, com boa progressividade no aumento de velocidade, com a função de simular até 6 marchas, para que o motorista não estranhe em um primeiro contato com a tecnologia. Possui também a função "L", de low, que o mantém em um giro mais elevado para potencializar a ação do freio motor. O botão do modo sport é bem discreto, na parte frontal inferior da alavanca, representado apenas por um pequeno traço "_". Infelizmente, não conta com aletas de mudança atrás do volante.
A qualidade dos encaixes das peças de acabamento interno também agrada, assim como a boa posição ao guiar, típica de um sedan. O porta-malas de 482 litros comporta bagagens da família toda em uma viagem, sem problemas, sendo que ainda é possível rebater parte ou todo o encosto do banco traseiro.
A lista de equipamentos desta versão Exclusive, top de linha, conta de série com:
Direção elétrica com ajuste de altura e profundidade da coluna;
Vidro elétrico nas 4 portas;
Travas elétricas;
Retrovisores elétricos com aquecimento dos espelhos;
Chave presencial com telecomando do alarme;
Rodas de liga leve de 17 polegadas;
Ar condicionado digital automático;
Computador de bordo;
Controlador de velocidade;
Faróis com acionamento automático;
Airbags frontais, laterais e de cortina;
Freios ABS com EBD;
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes;
Controles de tração e estabilidade;
Faróis em led's com luzes de rodagem diurna;
Faróis dianteiros de neblina;
ISOFIX;
Assistentes: Partida em rampa e frenagem autônoma;
Alertas: Colisão frontal, tráfego cruzado e ponto cego;
Sensores de estacionamento traseiro;
Central multimídia com conexões USB, bluetooth, GPS integrado, câmera 360º e espelhamento para smartphone;
Volante multifuncional.
Mesmo com um bom nível de tecnologia embarcada, ainda fica devendo por não oferecer retrovisor fotocrômico, sensor de chuva e partida remota do motor, que vários concorrentes já entregavam neste ano/modelo.
Além disso, vem equipado com estepe temporário (125/70/R16), falta iluminação nos botões das portas, saída do ar condicionado para o banco traseiro, luzes nos pára-sois e porta-luvas. O tanque de combustível de 41 litros é um dos menores do mercado
Os amortecedores dianteiros chegam ao seu fim de curso com facilidade, o que é uma reclamação recorrente de proprietários do modelo, por parte do menor conforto ao rodar, potencializado pelos pneus de perfil baixo.
Sem falar no controlador de velocidade, que pode desativar sem prévio aviso em subidas íngremes, exigindo sua atenção constante para retomar a aceleração.
Por ser um veículo importado, algumas peças de reposição podem demoram pra chegar, caso você faça o pedido na concessionária. Por essas e outras razões, é que o Versa tem um maior potencial de desvalorização frente à concorrentes como Virtus, Onix Plus e HB20S, por exemplo.
Mas ainda assim, eu diria que, pelo seu preço frente à outros da categoria, o Versa pode ser sim, uma ótima escolha pensando em custo-benefício.
Mas e você? Compraria um Nissan Versa de segunda geração?
COMENTE ABAIXO!!!
Comments