8 MELHORES CARROS até R$ 37 mil
- Paulo Silva
- 26 de mar.
- 7 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
Conheça as melhores opções de carros usados até R$ 37 mil, pensando em confiabilidade mecânica, oferta de peças e boa facilidade de revenda.
FIPE: R$ 35.392,00

Equipado com o motor Sigma 1.6 aspirado de 125/126 cv de potência e 15,4/16,0 kgfm de torque (abastecido com gasolina ou etanol, respectivamente) o New Fiesta oferece uma resposta bem ágil em médias e altas rotações, beneficiado pela relação peso/potência de 8,6 kg/cv.
O câmbio IB5, de cinco velocidades, possui engates precisos e bom escalonamento das relações de marchas, contribuindo para um bom consumo rodoviário de até 14,0 km/l com gasolina.
Entre os pontos fortes, destacam-se a ampla disponibilidade de peças, a robustez mecânica e a lista de equipamentos contando com ar condicionado digital, freios ABS, airbags frontais, controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa, que agregam segurança à bordo.
No entanto, o acabamento plástico simplificado, o espaço reduzido de porta-malas (281 litros) e para os passageiros traseiros, além da desvalorização mais acentuada dificultam a revenda, além de um veículo de frente baixa, que costuma raspar com facilidade em entradas de rampas.
FIPE: R$ 36.796,00

Uma segunda opção frente ao Fiesta, utilizando o motor HR16DE, também um quatro cilindros com duplo comando de válvulas no cabeçote, porém sincronizados por corrente (no Ford é correia dentada), o que elimina a necessidade de substituição preventiva.
Com 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque em ambos os combustíveis, combinado com seu peso leve de 964 kg, resulta em uma relação peso/potência de 8,7 kg/cv, sendo outro "foguetinho" na estrada. Com isso, o consumo também é bom, ficando em torno de 14,0 km/l com gasolina, no circuito rodoviário.
Equipamentos de série como ar-condicionado, computador de bordo, airbags frontais e freios ABS são atraentes, mas a ausência do ponteiro de temperatura do motor no painel e o tanque de combustível de apenas 41 litros incomodam e limitam sua autonomia em viagens longas.
O isolamento acústico deficiente e as marchas de relações curtas também são críticas, assim como a desvalorização acelerada, comum em modelos Nissan, que impacta o valor e a facilidade de revenda. Ainda assim, sua mecânica durável e porte compacto o tornam ideal para uso urbano.
3. Fiat Palio Adventure 1.8 16v Flex manual 2012
FIPE: R$ 37.590,00

Para quem busca maior versatilidade, esta perua compacta destaca-se pela sua proposta aventureira, com boa altura do solo e porta-malas de 460 litros, expandível graças aos bancos rebatíveis (e bipartidos, como opcional).
Seu motor E-Torq, de 130 cv a gasolina e 132 cv a etanol, entrega torque robusto (18,4 a 18,9 kgfm, respectivamente à proporção de combustível, derivado do petróleo ou da cana-de-açúcar), mas só acima dos 4500 RPM. Por isso, o consumo rodoviário fica elevado (7,9 km/l etanol e 11,3 km/l gasolina), reflexo também do peso de 1.206 kg, pneus largos 205/70R15 e da aerodinâmica comprometida.
Essa versão top de linha inclui faróis de neblina e longo alcance, ar condicionado, computador de bordo, airbags frontais e freios ABS, além dos opcionais de bancos em couro, retrovisor fotocrômico e sensores de estacionamento traseiro.
mas o custo de manutenção é alto: pneus 205/70 R15, específicos para uso misto, têm preço elevado, e o seguro é mais caro que a média do segmento. Apesar do desempenho fraco em baixos giros, sua versatilidade e conforto em estradas de terra solidificam seu apelo.
FIPE: R$ 36.138,00

Boa opção de sedan compacto premium, equipado com o motor EA111 VHT, um propulsor SOHC (comando único no cabeçote) de oito válvulas e sincronismo por correia dentada, conhecido por sua confiabilidade quando usado o óleo lubrificante correto.
Com 101 cv a gasolina e 104 cv a etanol, aliados a um torque linear de 15,4 a 15,6 kgfm respectivamente, entrega desempenho suficiente para o dia a dia. O câmbio MQ200, de cinco marchas, é suave, preciso e bem escalonado, contribuindo para um consumo rodoviário de até 12,1 km/l (gasolina).
O porta-malas de 432 litros com abertura pantográfica da tampa e o espaço interno na média são vantagens, assim como equipamentos computador de bordo, ar-condicionado digital, airbags frontais e freios ABS, além dos opcionais de retrovisor fotocrômico, bancos em couro, além dos faróis e limpadores de acionamento automático.
Contudo, o acabamento gera ruídos internos em pisos irregulares, e relatos de folgas na caixa de direção exigem atenção na inspeção pré-compra. A alta procura no mercado de usados facilita a revenda, mas modelos com histórico de manutenção negligenciada devem ser evitados, bem como os equipados com o opcional de câmbio automatizado i-Motion, que costuma dar problemas que são caros de arrumar.
5. Nissan Grand Livina S 1.8 16v Flex manual 2012
FIPE: R$ 36.115,00

Para quem busca uma minivan que acomoda até sete ocupantes e com porta-malas versátil de 450 litros. Seu motor MR18DE, derivado do Sentra, entregando 125 cv a gasolina e 126 cv a etanol, com torque de 17,5 kgfm, suficiente para deslocamentos urbanos, com um consumo de até 9,0 km/l com gasolina.
Nessa versão "S", vem equipada com direção elétrica com ajuste de altura, ar condicionado, trio elétrico completo (vidros, travas e retrovisores elétricos) e rodas de liga leve. Ficou devendo os freios ABS e computador de bordo, na minha opinião.
A posição elevada de dirigir agrada famílias, mas a ausência de regulagem de altura do banco do motorista e cintos de segurança, podem dificultar algumas pessoas para encontrar uma boa posição.
A não homologação para reboque limita sua utilidade prática, porém sua robustez mecânica e manutenção acessível a tornam uma opção econômica para quem prioriza espaço.
6. Chevrolet Astra SS 2.0 8v Flex manual 2006
FIPE: R$ 37.119,00

Aqui temos uma proposta mais esportiva (ou esportivada, como alguns preferem chamar), equipado com o motor GM Família 2, de comando de válvulas simples no cabeçote com oito válvulas, que rende 121 cv de potência a gasolina e 127 cv a etanol, com torque de 18,3 a 19,6 kgfm, respectivamente.
Sua suspensão, recalibrada, oferece estabilidade em curvas com ainda um bom nível de conforto ao rodar, enquanto o espaço interno generoso (1,70 m de largura por 2,61 m de entre-eixos) garante conforto.
Conta com um bom nível de tecnologia embarcada, com itens de série como direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar condicionado digital, controlador de velocidade, teto solar elétrico, airbags frontais e freios ABS, além dos faróis e lanterna de neblina.
O consumo urbano, porém, é alto (6,6 km/l gasolina e 7,9 com etanol), e a altura do solo de 115 mm limita seu uso em vias esburacadas. Problemas comuns incluem vazamentos de óleo na junta do cabeçote, mas a manutenção é acessível devido à ampla oferta de peças. Por se tratar de uma versão de apelo esportivo, pode ter uma maior dificuldade de revenda.
FIPE: R$ 36.401,00

Boa opção de SUV médio, equipado com o motor Beta de 142 cv de potência e 18,8 kgfm de torque, abastecido apenas à gasolina, alcançando médias de 8,8 km/l na cidade e até 10,0 km/l na estrada. Um consumo alto, devido ao seu peso de 1535 kg e aos largos pneus 235/60 R16.
Seu porta-malas de 528 litros e bom espaço interno traseiro oferecem ótimo conforto para os ocupantes em longas viagens, também favorecido pela suspensão multibraços traseira, que também entrega boa estabilidade.
Nessa versão de entrada, vem equipado com direção hidráulica com ajuste de altura, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, airbags frontais e freios ABS, ficando devendo o computador de bordo e o ponteiro de temperatura no quadro de instrumentos.
A manutenção mecânica tem custo médio, com peças amplamente disponíveis, exceto para a suspensão traseira e os pneus, que geralmente são mais caros de reparar ou substituir.
8. Fiat Linea Essence 1.8 16v Flex manual 2015
FIPE: R$ 34.605,00

Para quem quer custo-benefício, este é um sedã compacto premium com o mesmo motor E-Torq citado anteriormente na Palio Adventure, com desempenho razoável, desde que levado a giros mais altos. Nessa hora, o consumo de combustível rodoviário também acaba ficando mais elevado, variando de 8,2 a 11,9 km/l, abastecido com etanol ou gasolina, respectivamente (como faz falta um variador de fase ou coletor de admissão de geometria variável).
Mas a vantagem desse modelo está na sua lista de equipamentos, com itens de série como direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado, computador de bordo, airbags frontais, freios ABS e sistema de som com leitor de CD, USB e volante multifuncional, além dos opcionais de retrovisor fotocrômico, bancos em couro, ar condicionado digital, airbags laterais e de cortina, faróis e limpadores de acionamento automático, além da central multimídia que acrescenta a conexão bluetooth e GPS.
O acabamento interno é bom, assim como o conforto ao rodar e capacidade de 500 litros do porta-malas com tampa de abertura pantográfica, mas o espaço interno traseiro está mais para um compacto que um veículo de porte médio.
Também, evite os equipados com o câmbio Dualogic, e tenha em mente que, mesmo a versão com câmbio manual, vai ter uma maior dificuldade de revenda com maior potencial de depreciação, frente a vários de seus concorrentes.
FIPE: R$ 35.990,00

Uma relação custo-benefício ainda mais imbatível que o Linea, uma vez que se trata de um sedan médio de fato, com o motor EW10A, 2.0 aspirado de 143 cv de potência a gasolina e 151 cv a etanol, associado a um torque generoso de 20,0 a 22,0 kgfm.
A posição mais baixa de guiar passa um ar esportivo, assim como a suspensão de calibragem mais rígida e os pneus 225/45 R17, que infelizmente, sacrificam bastante o conforto ao rodar. O acabamento interno é primoroso, e agrada bastante pela textura dos materiais empregados em painel, forros de porta e bancos.
Equipamentos de série como direção eletro-hidráulica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico completo, rodas de liga leve, ar condicionado digital de duas zonas, controlador de velocidade com limitador, computador de bordo, teto solar elétrico, airbags frontais, laterais e de cortina, além dos freios ABS, bancos em couro, faróis e limpadores de acionamento automático, controles de tração e estabilidade, além da central multimídia retrátil com leitor de CD, USB, bluetooth, GPS e comandos na coluna de direção, mostram que a montadora não estava brincando quando lançou esse modelo no mercado para impressionar a concorrência, com o melhor nível de tecnologia embarcada.
No entanto, é um dos de maior dificuldade de revenda e índice de desvalorização, o que justifica o seu preço médio de mercado comparado à outros sedans médios. Pelo menos não tem um custo de reparo tão grande quanto às versões equipadas com o motor THP.
Mas e você? Qual desse levaria para a sua garagem?
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