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Top 8 Melhores Carros ECONÔMICOS e "INQUEBRÁVEIS" para comprar AGORA!!!

  • Foto do escritor: Paulo Silva
    Paulo Silva
  • 21 de abr.
  • 6 min de leitura

Para você que busca algo que não gaste tanto combustível e tenha um conjunto mecânico confiável, venho trazer esse top 8 melhores carros econômicos e "inquebráveis" para comprar agora, em 2025. Lembrando que, qualquer veículo, seja novo ou usado, depende de estar com as revisões em dia para reduzir as chances de apresentar problemas e, claro, se mecanicamente confiável.



1 - Honda Fit EX 1.5 16v Gasolina Manual - 2008

FIPE: R$ 35.293,00

Consumo médio (urbano, Gasolina) - 11,0 km/l

Consumo médio (rodoviário, Gasolina) - 15,0 km/l


honda fit

Para a primeira sugestão, separei este hatch compacto que se destaca pela robustez mecânica do motor 1.5 L15A Honda, de corrente de comando e tecnologia VTEC para variar a atuação das válvulas de admissão, garantindo uma potência de 105 cv e torque de 14,2 kgfm. O câmbio manual de cinco marchas apresenta engates precisos e relações bem escalonadas para viagens.


O porta-malas de 353 litros é bom e ainda conta com o sistema Magic Seat da Honda, que rebate os bancos traseiros e os deixa alinhados ao assoalho do porta-malas, ou ainda, pode-se prender os assentos nos encostos e liberar aquele espaço todo do assoalho traseiro, sendo um veículo bem versátil.


O acabamento interno é bom, mas atenção para o ajuste periódico de folgas nas válvulas do motor e à altura reduzida do solo, pode incomodar para passar por lombadas mais altas. Também falta o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento no quadro de instrumentos.


2 - Chevrolet Classic Advantage 1.0 8v Flex Manual - 2014

FIPE: R$ 28.445,00

Consumo médio (urbano, Etanol / Gasolina) - 7,4 / 10,4 km/l

Consumo médio (rodoviário, Etanol / Gasolina) - 9,2 / 13,0 km/l


chevrolet classic

Para quem precisa de maior capacidade de porta-malas, o Classic oferece ainda uma manutenção simples e relativamente barata. Equipado com o motor GM Família 1 VHC-E de 77/78 cv (gasolina/etanol), combinado ao câmbio manual de cinco marchas F17 Minus HR de relações mais reduzidas, entrega excelente agilidade na cidade, porém, um giro mais alto na estrada, em velocidades de cruzeiro.


O porta-malas de 390 litros comporta bagagens de 3 a 4 pessoas tranquilamente, mas o espaço interno traseiro é mais limitado que no Fit, assim como a qualidade do acabamento interno, que faz ruído com facilidade, sem falar que é outro modelo baixo em relação ao solo.


Nessa versão Advantage, pelo menos, vem mais bem equipado de série, com direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, ar condicionado e rodas de liga leve de aro 14. Mesmo faltando alguns itens, ainda assim, é um modelo que possui boa procura no mercado de usados.


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3 - Honda Civic LXL 1.7 16v Gasolina Manual - 2005

FIPE: R$ 24.094,00

Consumo médio (urbano, Gasolina) - 10,2 km/l

Consumo médio (rodoviário, Gasolina) - 14,0 km/l


honda civic

Boa opção de sedan médio, que combina desempenho e durabilidade, graças ao motor D17Z3 VTEC de 130 cv e torque de 15,8 kgfm, entregando consumo urbano de 10,2 km/l e rodoviário de 14,0 km/l.


A dirigibilidade é esportiva graças à posição mais baixa ao volante e aos engates precisos do câmbio manual de 5 marchas.


O bom espaço interno traseiro associado ao assoalho plano favorecem a acomodação dos passageiros, e o acabamento do painel em material macio ao toque agrada bastante.


Porém a suspensão rígida prejudica o conforto ao rodar, e a necessidade de alinhamento frequente no eixo traseiro de duplo A exige atenção para possível desgaste irregular dos pneus.


O porta-malas de 402 litros é apenas suficiente e a altura reduzida do solo pode incomodar em vias desniveladas.



4 - Toyota Corolla XEi 1.8 16v Automático - 2009

FIPE: R$ 52.145,00

Consumo médio (urbano, Etanol / Gasolina) - 7,0 / 10,0 km/l

Consumo médio (rodoviário, Etanol / Gasolina) - 9,0 / 13,0 km/l


toyota corolla

Sinônimo de confiabilidade, o Corolla entrega um dos conjuntos mecânicos mais resistentes do mercado, com o motor 1ZZ-FBE VVTi de 132/136 cv e câmbio automático de 4 marchas U340-E, que alia suavidade a um bom consumo de 7,0/10,0 km/l (urbano) e 9,0/13,0 km/l (rodoviário).


O porta-malas de 470 litros é bom pra categoria assim como a qualidade do acabamento interno, que apesar de ser em plástico rígido no painel, não faz muito ruído com o passar do tempo.


Nessa versão intermediária, já conta com itens de série como com farol automático, ar condicionado digital, computador de bordo, além dos opcionais de bancos em couro e controlador de velocidade.


Contudo, modelos com motor 1.8 até 2011 exigem ajuste de folgas nas válvulas, e são comuns os relatos de folga em caixa de direção nessa linha fabricada de 2008 a 2014.


Devido a sua alta confiabilidade, é um dos modelos mais procurados no mercado de usados, com isso, o seu valor também fica acima de todos os seus concorrentes de mesmo ano/modelo.



5 - Nissan Versa SL 1.6 16v Flex Automático - 2017

FIPE: R$ 55.360,00

Consumo médio (urbano, Etanol / Gasolina) - 7,8 / 11,6 km/l

Consumo médio (rodoviário, Etanol / Gasolina) - 10,1 / 14,1 km/l


nissan versa

Voltando aos compacto, este sedan surpreende pelo confiável motor HR16DE de 111 cv e 15,5 kgfm de torque em qualquer combustível, combinado um câmbio CVT bem eficiente, o consumo é de 7,8/11,6 km/l (urbano) e 10,1/14,1 km/l (rodoviário).


Também se destaca pelo espaço interno traseiro e capacidade de porta-malas (460 litros), dignos de competir em uma categoria acima.


O acabamento interno em plástico emborrachado é bom, sem emitir muitos ruídos, assim como o pára-brisas, que na linha 2017 em diante, apresenta um melhor isolamento acústico.


Porém, o tanque de combustível de apenas 41 litros pode limitar a autonomia em algumas situações, e o computador de bordo possui botões de acionamento direto no quadro de instrumentos, o que prejudica a ergonomia. Também não é homologado para instalação de reboque traseiro.


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6 - Toyota Yaris XLS 1.5 16v Flex Automático - 2019

FIPE: R$ 78.738,00

Consumo médio (urbano, Etanol / Gasolina) - 8,8 / 12,6 km/l

Consumo médio (rodoviário, Etanol / Gasolina) - 10,0 / 13,8 km/l


toyota yaris

Para quem gosta da idéia de um Etios, mas reclama do interior simples e pouca tecnologia embarcada, vai gostar do Yaris, que traz a robustez da marca, com o motor 2NR-FBE de 105/110 cv (mesmo do Etios) e câmbio CVT Aisin de 7 marchas simuladas (bem semelhante do do Corolla de mesmo ano/modelo), garantindo excelente consumo, tanto em cidade quanto na estrada.


Nessa versão top de linha, vem de série com teto solar, bancos em couro, controlador de velocidade, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, chave presencial e assistente de partida em rampa, sem falar na central multimídia com espelhamento para smartphone. Ainda assim, faltam alguns itens como ajuste de profundidade da coluna de direção, sensores de estacionamento traseiros e ponteiro de temperatura do motor no painel.


Entrega um bom acabamento e espaço interno, porta-malas adequado de 310 litros e boa estabilidade em curvas, sem perder em conforto ao rodar, mas tem uma frente baixa que pode raspar facilmente numa entrada de rampa de garagem, e também não é homologado para usar reboque traseiro.


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7 - Nissan Sentra SL 2.0 16v Flex Automático - 2018

FIPE: R$ 80.547,00

Consumo médio (urbano, Etanol / Gasolina) - 6,7 / 9,9 km/l

Consumo médio (rodoviário, Etanol / Gasolina) - 9,1 / 12,7 km/l


nissan sentra

Concorrente direto do Corolla, o Sentra 2018 oferece o motor MR20DE de 140 cv de 20,0 kgfm independente do combustível, acoplado por conversor de torque a um câmbio CVT bem semelhante ao do Versa (sem simulação de marchas).


O consumo de combustível é condizente com um sedan médio 2.0 aspirado automático, mas entrega excelente capacidade de porta-malas de 503 litros e boa lista de equipamentos de série, com bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, faróis em LED's com projetor e luzes de rodagem diurna, ar condicionado digital de duas zonas, controlador de velocidade, além dos alertas de colisão frontal, ponto cego e tráfego cruzado, central multimídia com GPS integrado e sistema de som assinado pela Bose com subwoofer.


Também se destaca pelo bom acabamento e espaço interno traseiro, estabilidade e conforto ao rodar na medida certa e ótima relação custo-benefício. Mas é um veículo de peças de acabamento mais caras, o que eleva o valor do seguro, sem falar na maior dificuldade de revenda frente a um Civic ou Corolla, e também não é permitido instalar um reboque traseiro.


8 - Volkswagen Virtus 1.0 TSI Flex Manual - 2024

FIPE: R$ 95.950,00

Consumo médio (urbano, Etanol / Gasolina) - 9,2 / 13,5 km/l

Consumo médio (rodoviário, Etanol / Gasolina) - 11,3 / 15,9 km/l


volkswagen virtus

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Para quem busca um exemplar seminovo, que alia tecnologia e eficiência, o Virtus pode ser uma das melhores opções, equipado com um dos motores 3 cilindros mais confiáveis com mercado, o EA211 170 TSI, turbo de 109/116 cv, suficientes ainda para os seus 1161 kg de peso em ordem de marcha.


Com isso, as médias de consumo são simplesmente impressionantes, assim como a rigidez torcional da sua plataforma MQB, que garante ótima estabilidade e segurança em caso de colisão.


A lista de equipamentos de uma versão quase de entrada já conta com carregamento de celular por indução, controlador de velocidade com limitador, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, além dos faróis full LED com luzes de rodagem diurna e central multimídia com espelhamento via cabo.


Infelizmente, o acabamento interno é um dos seus pontos negativos, pois faz ruído com facilidade, e faltam alças de teto, alvo de reclamação de vários proprietários. Mas o Virtus compensa com um ótimo espaço interno traseiro e capacidade de porta-malas de 521 litros, no nível de um sedan médio. Com isso, é um dos de melhor revenda e menor índice de desvalorização da categoria, mesmo nessa versão com câmbio manual.



Mas e você? Qual desses levaria para a sua garagem? COMENTE ABAIXO!!!



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